A pessoa que adquiri bens na Store prejudica os demais jogadores in-game?
Clique aqui para ver no Site
Versão Imprimível
A pessoa que adquiri bens na Store prejudica os demais jogadores in-game?
Clique aqui para ver no Site
Sponsored by Cipsoft...
Discodo, o Tibia atualmente é pay-to-win sim.
Comprando xp boost e vendendo coins por gold você rusha muito mais que a pessoa que não compra nada.
Tá mais do que claro que tibia é P2W,não tem nem como argumentar contra. Sinceramente...
Tibia é muitooooooooooo pay-to-win
Ta no nome né \"Pay-to-win\". Quem vai ter um lvl 100 primeiro? O que começar sem pagar nada ou o que pagar para ter coins e trocar por runas, potions, etc. Quem vai ter um lvl 200 primeiro? Quem vai dominar o servidor primeiro? O que comprar as coisas ou o que não gastar nada. Em servers pvp acho que o pay-to-win é válido. Agora em non-pvp acho que não faz diferença
completamente pay to win
Ver a diferença entre Free Account e Premium Account depois repita a pergunta \"É pay to win?\".
Eu acredito que é Pay to win sim. Mas isso já desde premmy x free.... Não tem nem comparação. Agora com a store o preço só ficou maior pela "win", mas não começou agora. Por que não param de jogar então? Simples, porque nem todo mundo jogo almejando ser top. Mas os que quiserem, não tem chance alguma sem colocar dinheiro em nenhum momento.
Lendo comentários fica bem claro que boa parte não sabe o que significa. Pay-to-win= pague para vencer.
Dizer que basta comparar Free com Premium para ver que é Pay-to-win é uma afirmação totalmente equivocada. O autor da coluna já faz essa comparação, e conclui acertadamente que o jogo se trata de Pay-to-Play=Pague para jogar. Uma vez que você como jogador premium recebe acesso a todo o conteúdo do jogo e como free não.
Resumindo, você não ta pagando para vencer sendo premium, você esta pagando para ter acesso COMPLETO a todo o conteúdo do jogo.
Como muitos por aqui jogo faz tempo, desde 2003, e não parei de jogar porque gosto do jogo, e não pelo fato de ser ou não pay-to-win. Mas posso afirmar que é pay-to-win com certeza, a diferença de xp/h de uma pessoa que torra TC pros outros é absurda. Não tem nem base de comparação um com o outro.
É Pay to play, não Pay to Win, e pagar para jogar não pagar para vencer... Muita gente paga e não vence nada, paga para jogar e se divertir...
Se tivesse algum item tipo uma sword skill mais elevado que só pudesse ser comprado com tibiacoins aí seria play to Win igual muitos otServers
- - - Atualizado - - -
Mas acho que deveria restringir o jogo aos free, já que só vem aumentando a desvantagem não vejo sentido em permitir login ao jogo sendo free, em servers novos quem tiver disposto a gastar grana vai ter uma certa vantagem, apesar que ainda quem não gaste tanto consiga o mesmo só que com mais tempo.
E um ponto fortíssimo do tibia é a possibilidade de conseguir recursos premium com a própria moeda do jogo. Mas será que a cipsoft teria de coragem de oferecer o mesmo que LoL ou Dota2 da vida, onde vc tem acesso total ao jogo e só paga por alguns "outfits" extras. Eu não sei detalhes do faturamento, mas creio que a maior receita da cipsoft, vem não da compra de premium acc, mas sim de coisas do market.
PS: Citaram ai ddtank na matéria, esse é o jogo mais mercenário que eu já vi na vida, ai literalmente vc só fica mais forte se enfiar a mão no bolso, e não é pouco que gasta não viu, se quiser disputar o topo nesse jogo seria necessário alguns milhares de reais.
Definição de pay to win, ao meu ver, não se aplica ao tibia. Qualquer um pode conseguir os itens que deseja, não existe equipamento ou hunt vips, o máximo que se consegue é upar mais rapidamente com itens da store.
Pay to win é o star Wars GoH para celular. Pacotes que custam mais de 300 reais para desbloquear personagem OP recém lançado que um jogador que não compra só vai desbloquear um ano depois, isso farmando todos os dias fragmentos. Maluco que compra já monta o melhor esquadrão, pode comprar fragmentos, o jogo é absurdamente cheio de grinding. Basta ter dinheiro que vc fica no top 100 do ranking PvP.
Ao meu ver, o tibia hoje virou um jogo que divide os que têm muito tempo e os que não gozam de tempo.
Concordo que o tibia não é pay-to-win. Mesmo free vc pode comprar tibia cons para algum dia poder comprar p.a. o que demora muito, muito mesmo, para conseguir apenas um mês de p.a. Mas o tibia é quase como se fosse dois jogos diferentes um free e um p.a. a diferença é que os dois são hospedados no mesmo \"mundo\". Assim, os free conseguem comprar itens que os p.a. conseguem e vendem para os free (pensando nos golds mesmo) Se jogar free, é um jogo que \"acaba\" cedo, e se for p.a. demora bem mais. Mesmo sem limite de lvl né, chaga uma hora que não tem muito o que fazer a não ser caçar infinitamente no mesmo local os mesmos bichos. Mas p.a. terá demorará muito mais pra isso acontecer e terá mais locais e bichos para variar essa é a diferença como também exatamente o que é igual para os 2 p.a. e free os 2 chagam neste determinado momento. Por isso é o mesmo jogo de certa forma. Mas p.a. além de ser um pacote de expansão (muito grande) de conteúdo do jogo, e pago mensalmente, têm também acesso a varias funcionalidade do próprio cliente. Os quais os free não tem. E isso é uma coisa que particularmente me irrita muito sobre jogar free vc sempre tem a sensação de estar jogando com um cliente incompleto (isso também ocorre no geral, fica uma sensação de se jogar um jogo incompleto) como e vc estivesse jogando um open beta mas com o jogo já lançado. E que se vc quiser ter o jogo completo vc tem que pagar p.a. mensalmente, seja em reais ou golds. Isso é uma coisa meio estranha do tibia que apesar de ocorrer já a mais de década ainda incomoda. A implementação do click loot foi exatamente isso para free dependendo do que vc caça é melhor usar o método antigo de arrastar o que vc quer para as bps do que ter que pegar tudo e ter que ficar jogando fora depois. Acho que era isso, sei lá pra que escrevi isso, cansei então parar por aqui. abs.
Concordo que o tibia não é pay-to-win. Mesmo free vc pode comprar tibia cons para algum dia poder comprar p.a. o que demora muito, muito mesmo, para conseguir apenas um mês de p.a. Mas o tibia é quase como se fosse dois jogos diferentes um free e um p.a. a diferença é que os dois são hospedados no mesmo \"mundo\". Assim, os free conseguem comprar itens que os p.a. conseguem e vendem para os free (pensando nos golds mesmo) Se jogar free, é um jogo que \"acaba\" cedo, e se for p.a. demora bem mais. Mesmo sem limite de lvl né, chaga uma hora que não tem muito o que fazer a não ser caçar infinitamente no mesmo local os mesmos bichos. Mas p.a. terá demorará muito mais pra isso acontecer e terá mais locais e bichos para variar essa é a diferença como também exatamente o que é igual para os 2 p.a. e free os 2 chagam neste determinado momento. Por isso é o mesmo jogo de certa forma. Mas p.a. além de ser um pacote de expansão (muito grande) de conteúdo do jogo, e pago mensalmente, têm também acesso a varias funcionalidade do próprio cliente. Os quais os free não tem. E isso é uma coisa que particularmente me irrita muito sobre jogar free vc sempre tem a sensação de estar jogando com um cliente incompleto (isso também ocorre no geral, fica uma sensação de se jogar um jogo incompleto) como e vc estivesse jogando um open beta mas com o jogo já lançado. E que se vc quiser ter o jogo completo vc tem que pagar p.a. mensalmente, seja em reais ou golds. Isso é uma coisa meio estranha do tibia que apesar de ocorrer já a mais de década ainda incomoda. A implementação do click loot foi exatamente isso para free dependendo do que vc caça é melhor usar o método antigo de arrastar o que vc quer para as bps do que ter que pegar tudo e ter que ficar jogando fora depois. Acho que era isso, sei lá pra que escrevi isso, cansei então parar por aqui. abs.
E play to win e pronto, como assim jogadores nao pararam de jogar por isso? nao havia 64k de player online e hoje sao 8k (sendo mais da metade botter). Dai o petista vem com o argumento que \"ah mas tudo da store é acessivel sendo free\" (montaria free tbm ne?), mas blz, o autor ainda insiste que é POUCA VANTAGEM, sendo que o cara paga alguns reais pra comprar tibia coins e ter varios KK de grana, muito facil conseguir isso sendo free na raça ne?
O jogo virou pay-to-win sim, no momento onde você compra xp buster, itens já se torna.
O Tibia sempre foi pay-to-play, a diferença entre um jogador free e um que paga premium é enorme, seja em questão de mapa, quantidade de magias, bônus de xp, etc.
Entretanto, hoje em dia, é possível considerar o jogo sim como pay-to-win, devido o fator chamado: Tibia Coins. Onde, a moeda legal do jogo pode ser vendida por grana (do jogo), trocada por produtos da store (do jogo) como "XP Booster", "Gold Converter", "Gold Pouch", "Blessings", "Runes & Potions", em que, esses produtos beneficiam servers iniciais e até mesmo, servers antigos.
Quem tem dinheiro a mais para investir, sempre vai estar na frente.
PS: todo mundo sabe que a compra de kks no jogo por moeda real é ilegal, o Tibia como forma de combater esse mercado negro e ao mesmo tempo ganhar com isso, criou a sua própria moeda, tornando essa "compra de kks" um meio legal.
Atualmente, boa parte dos MMORPGs oferecem métodos para conseguir uma vantagem mediante pagamento, até mesmo os pay-to-play, porém existe níveis distintos de pay-to-win, indo desde pagar para ter acesso a um local do jogo até mesmo algo mais extremo, por exemplo, pagar para atingir instantaneamente um determinado level. Afinal, como afirmar que um jogo é pay-to-win ou não? Quanta desvantagem um player que não gasta dinheiro com o jogo tem comparado com quem investe?
Na minha visão o Tibia está em um nível médio de "interferência" do dinheiro real com o avanço virtual do jogador, sendo possível expender dinheiro para progredir mais rápido do que os demais jogadores. Acho equivocada a declaração que esse jogo não é pay-to-win, considerando que os que escolhem despender dinheiro conseguem milhares KKs instantaneamente, boost de experiencia para subir de nível mais rápido, itens melhores sem a necessidade de esperar séculos até ajuntar a grana, além de outras vantagens menores. Quem joga pagando no máximo o premium mensalmente tem condições de acessar essas vantagens? Sim, é completamente possível, entretanto será necessário um esforço muito grande, o que pode desmotivar esse jogador.
Pegando eu mesmo como exemplo, há anos não gasto dinheiro com o Tibia, mesmo assim consigo ter acesso a quase todo conteúdo do jogo, porém para isso tenho que me esforçar e ter um pouco de sorte, não é simplesmente pagar um boleto ou passar um cartão e depois logar no jogo, abrir market e vender 10.000 coins para conseguir dinheiro suficiente para comprar algum item forte que eu esteja precisando, deste modo, até mesmo quem paga premium estará em vantagens contra mim.
TLDR,
Considero o Tibia pay-to-win sim, porém não em um nível extremo igual outros MMOs — aqueles onde é possível comprar up lvl instantâneo e habilidades mais poderosas —, mesmo sendo possível adquirir tudo sem utilizar dinheiro real, quem gastar terá sim muita vantagem.
Papel aceita tudo, tibia é p2w
Willianpm, você definitivamente não sabe o que significa pay to win, continue se convencendo dessas baboseiras que você escreveu.
Nossa cala a boca kkkkkkkkkk eu jogava tibia desde 2003 e parei por ser absurdamente um pay to win, você não sabe o que fala mesmo...
pouca vantagem é sacanagem ... nego vai pra server novo que não tem transfer com 50k coins e faz o terror lá ... concordo que dá pra conseguir td no jogo sem gastar as coins, mas dizer que é pouca vantagem pra quem tá começando do zero sem coins e um que tá começando do zero com 50k coins é sacanagem hehe
kkkkkkkkkkkkkkkk
Quando eles tirar o sistema de premium account ai sim a gente começa a conversar, o jogo como é hoje só trouxa ou doente mental pra joga ele free account... e para q os lance da loja da pouca vantagem...
Nunca comento nessas noticias mas, se tibia n eh p2w? Vc compra bastante tibia coins vende por dinheiro no jogo, tem dinheiro pra wastes e mais wastes, sem contar se eu quiser comprar uns exp boost na store, ai vai a outra pessoa que só tem dinheiro pra comprar uma p.a, garanto que o que comprou tibia coins só vai ter uma \"leve\" vantagem, não sei, ja é a segunda materia mal escrita, talvez o tema mal escolhido, se o tibiabr ainda fosse um supported fansite, mas não é, eu que jogo tibia desde 2001 e muitos outros que entram aqui diariamente que tambem sao antigos poderiam escrever muitas materias melhores, falem sobre os reais problemas do tibia, do medo da cip tentar inovar ou demorar muito pra tal, o fato de ficar abrindo servidores sem ter tanta gente pra preencher, somente pra ganhar dinheiro e depois agrupando os mundos. Bom de qualquer maneira é só um desabafo, sou fã do site, mas nao façam essas materias, igual a da venda de personagens que é um pouco antiga já. Beijos p/ vcs tibianos
Entaum, concordo que tibia virou uma empresa de fazer dinheiro, por isso vem caindo o rendimento, lembro que quando jogava em neptera rolava varios pelegos mundo muito cheio, n existia mudar de servidor, guild perdia war e revertia com mackeres mas log, hj n existe nada disso .. servidor PVP com NPVP ficou a mesma coisa quase n rola war, a unica diferenca é que no PVP rola um Power abuse das guilds dominantes que ngm mais o tiras, cada servidor tem sua guild dominante e n existe mais war.
EU e maioria dos meus amigos ja pararam de jogar. Pq deixaram realmente o tibia sem graça.
Não somente as lojas como o pvp ficou um lixo.
sim tem uma vantagem, mas não é algo que deixe o jogo sem possibilidades de jogar, Tibia não é só level, Tibia não é só upar. Tibia não é só war.
Você consegue sim se divertir sendo Free, tem algumas quest, muitos lugares para explorar. (a area free é grande, gostaria que a CIP adicionassem algumas magias a mais para jogadores free, como o Exura Sio para druid)
Hoje o Tibia é muito mais fácil, mais jogável. A grande maioria da comunidade é antiga, raramente vemos jovens (8~12 anos) jogando. RPG\'s como tibia não tem um \"prazer/satisfação\" instantânea como outros tipos de jogos. E pessoas que trabalham e tem uma vida adulta, com outras responsabilidades podem investir um pouco e ter mais facilidade.
Eu to mais na linha de pensamento do @Skiann Torphyx
Existem níveis de pay-to-win. Eu diria que o Tibia, em uma escala de 0 a 10,está bem ruim, estaria numa nota 5.
É importante dizer que se o cara quiser jogar diariamente 2h com XP Boost, ele vai ter que gastar 75 coins diariamente. Isso dá em um mês 2250 coins. Considerando que ele tem que pagar premium também, seriam 2500 coins por mês. Atualmente, 2500 coins = 300 reais. Daí eu te pergunto: Quem é que tem condições pra gastar 300 reais com o Tibia mensalmente? Acredito que poucas pessoas. Então o nível de pay-to-win não está absurdo. Isso porque eu to considerando apenas as 2h diárias, porque se for as 6h de XP Boost, aí que fica mais absurda a comparação.
Considero apenas que o XP Boost seja o "pay-to-win" do jogo, uma vez que venda de potions e runas, ainda que num mundo novo, você consegue farmando gps e comprando coins.
Falaram ali num post acima, Tibia hoje é uma questão de tempo. Se você não tem muito tempo, não terá como acompanhar quem gastar uma fortuna no jogo. Agora, se você tem tempo, meu amigo, você tem acesso a várias formas de fazer grana no jogo, comprar coins e estar no páreo com quem gastar dinheiro RL.
Matéria muito tendenciosa...
Como não incluir o Tibia nesses jogos que oferecem vantagens ridículas para os players que pagam?
Não vejo nenhum problema na CIP querer aumentar o seu faturamento, entretanto, não tente esconder ou minimizar o fato de que para atingir esse objetivo, o Tibia virou sim um jogo Pay-to-Win e que isso afeta diretamente a jogabilidade de toda a comunidade.
Problema é que tudo mundo fica se prendendo no tibia das antigas.
-Ahhh que tibia era assim,
-ahhh mas eu fazia isso no tibia e era um máximo, agora não da mais.
Jogo desde 2005 já parei e voltei algumas vezes, a ultima parada fiquei 2 anos fora, estes dias jogando vi como o Tibia está legal e gostoso de jogar. Na minha opinião apesar de ser o mesmo mapa e a mesma base, é um jogo completamente diferente. O pessoal tem que parar de ficar lamentando e querendo tibia antigo, tudo na vida evolui e muda, e como joguinho 2d não será diferente.
A essência continua a mesma mas o físico todo muda.
Da até para observar nos mundos retro, muito pouco player, e os que estão ali raros jogam \"serio\", maioria e timezinho pk, e sem importar com nada.
Na minha época morrer era MORRER, kkkk.
Se a galera parar com mimim de jogo antigo, e ver o jogo atual que o tibia é, vai se divertir muito mais.
Eu acho que em um dado momento do tempo a cip escolheu entre continuar com o jogo que agradava a comunidade mas estava com o lucro estagnado e facilitar o jogo pra aumentar o lucro. Não está errado do ponto de vista da empresa...
Eu sou fã do Tibia antigo... já fazem anos que não entro...
E o Tibia antigo tem que continuar apenas na memória, sendo o ótimo jogo que foi
Na minha opinião, virou pay-to-win completo quando começou a vender XP. Aí foi o cúmulo da desgraça!
Bem, \"Ser ou não ser? eis a questão!\" O tíbia pra mim, é sim pay to win. Pois já joguei vários games por ai e todos que tem store dão benefícios para quem compra. Benefícios esses que são difíceis de conseguir pelo jogo. fazendo assim com que adiante muito o objetivo do jogado. Mas ai que tá, muitos falam do \"PAY\" e esquecem do \"WIN\". O que é vencer no tíbia? Cada jogador tem seus próprios objetivos. Quando ele compra para atingir seu objetivo. O jogo vira sim, PAY TO WIN em relação aqueles players que tem o mesmo objetivo. Não tem a ver com a vantagem que dar ao mesmo por efetuar a compra, tem a ver com o fato de ele está sendo beneficiado com o ato de sua compra. No fim ele vai ter vantagem sim. Enfim. Basta observar quais guilds dominam os servidores e observar quem são seus líderes. Geralmente, são formadas por lideranças de pessoas ricas. O objetivo deles é dominar e eles gastam muito dinheiro pra isso. Quer seja com transfers para soldados ou simplesmente xp bost para seus makers e etcs.
Considero que Tibia é um P2W bem de leve.
A Premium Acc deve ser considerada como o jogo completo e a Free como versão de testes. Pegando o exemplo do WOW, a conta gratuita só pode testar até o nível 20 (demora 1 ou 2 dias), enquanto no Tibia se pode testar por alguns meses antes de decidir ter o jogo completo, e quem nunca teria dinheiro (ou vontade) de pagar, ainda pode continuar jogando em alguns mapas com seus amigos P.A. nos primeiros níveis.
Nos últimos anos, apareceram possibilidades de se comprar benefícios além da experiência completa do jogo, e como estes benefícios podem ser comprados de maneira quase ilimitada e sempre darão beneficio, então o jogo virou Pay to Win. Espero que a Cip comece a vender mais ostentação (visuais e enfeites) e pare de acrescentar vantagens reais.
Tibia é muito P2W!
De forma alguma um player free consegue se equiparar um P.A. isso se mostra na restrição as magias, alguém free tem muito mais dificuldade em caçar.
tibia é pay to win numa escala pequena se for comparar com outros jogos
o diferencial do tibia é pra quem tem tempo disponível
pra ser top em alguma coisa basta ter tempo, e muito , pra ficar jogando isso
e meia dúzia de amigos viciados, é claro
estes elementos ficam online o dia todo caçando e fragam os bosses
vão ficar muito mais ricos, com mais level e skill que os caras que compram voucher de 2 horas por 300 reais por mes
É uma simples lógica. Voce e seu colega começam no mesmo level, tem o mesmo tempo livre. Seu colega tem pelo menos 300 reais pra gastar por mês no jogo. Qual você acha que vai ir mais longe? Como que o cara sem dinheiro vai disputar? O cara com dinheiro até mesmo conseguiria com muita facilidade dominar o servidor. E quando que o cara que nao coloca nada alem da p.a conseguiria isso?
Antes de toda essa paytowiniesse o mesmo cara teria sim vantagem. Mas não legalmente. Não haveria uma proporção tão grande. Afinal era mais caro, era também arriscado. E não era algo convencial comprar dinheiro do jogo com dinheiro na vida real.
Então, desculpe mas virou pay to win sim. A problema palavra ja diz. Se o cara com dinheiro nao vencer um cara sem dinheiro no Tibia, de maneira legal, o cara tem problema.