Uma coisa terrível está acontecendo em todo o mundo e parece que chegou ao Brasil.
Um jogo que pode ser mortal está fazendo jovens se matarem. O que leva as pessoas a caírem em jogos assim?
A respeito do jogo, reportagem aqui.
Opiniões?
Versão Imprimível
Uma coisa terrível está acontecendo em todo o mundo e parece que chegou ao Brasil.
Um jogo que pode ser mortal está fazendo jovens se matarem. O que leva as pessoas a caírem em jogos assim?
A respeito do jogo, reportagem aqui.
Opiniões?
É isso aqui? http://g1.globo.com/educacao/blog/an...nvolvidos.html
Spoiler: IMG
Nossa, parece que a cada ano inventam mais uma moda de desafios pra adolescentes fazerem merda... Só que nesse ai o suicídio é bem explicito pelo o que parece.
Quais são as tarefas do jogo? Só assim para imaginar como alguém fica refém de um treco desses. Imagino que sejam tarefas vexatórias escalonadas cujo participante é forçado a cumprir sendo subornado com ridicularização pública.
Isso me parece muito deepweb + Black Mirror e me pergunto se realmente não é um hoax.
Gosto de pensar que se alguém realmente se mata Por conta de um jogo idiota desses, não é uma grande perda pra sociedade mesmo
Eu li sobre isso aí, depois li os 50 desafios. Minha conclusão é: Se alguém sem um problema mental sério ou que não seja um adolescente de fases emo que adora dar a bundinha pra ser diferente seguiu qualquer um dos desafios da lista, só adiou o inevitável.
Os desafios não tem nem nada de místico que incita ao suicídio, é escancarado do começo ao fim autoflagelo.
Isso é culpa dessa sociedade bosta que quer que tudo seja o mundo encantado da disney, que ninguem pode falar nada que já é processado, crianças crescendo achando que tudo vai ser do jeito que elas quiserem. O que ta faltando é uma guerra mundial mesmo, medo, fome, pra galera ter motivos de verdade pra se preocupar e dar valor pra vida.
- - - Atualizado - - -
quase todos são sobre se cortar, assistir filme de terror de madrugada e ficar subindo em lugares altos de noite e olhar pra baixo
coisa de emo adolescente mesmo, clássico
eu acho muito bom se ja viu a quantidade de gente nascendo? aluguel ta ficando muito caro
Cabeça vazia é oficina do diabo.
Existe tanta coisa para ser feita e essa rapaziada escolhe o que há de mais contraprodutivo e destrutivo. Ler um bom livro, estudar assuntos que não domina, assistir a uma boa série de TV, jogar videogame, visitar um museu/exposição, sair com os amigos para ver um bom filme no cinema ou simplesmente jogar conversa fora depois de uma boa janta, fazer academia ou algum esporte/arte marcial, acompanhar uma HQ, trabalhar, participar de movimentos estudantis/partidos políticos... eu poderia citar aqui centenas de coisas que podem ocupar sua mente e te entreter, mas geralmente as pessoas preferem o caminho da estupidez.
Aliás, a primeira vez que soube desse jogo, me lembrou de um filme na qual uma adolescente recebe desafios cada vez mais ousados e deve cumprir-los, não lembro o nome, mas tenho quase certeza que a inspiração para jogos imbecis como esses são fruto de mentes que não traçaram nelas o limite entre realidade e fantasia.
Essa aí é uma daqueles scams que viram realidade pelo copycat.
É óbvio que uma pessoa em sã consciência, que não esteja extremamente doente em termos psicológicos, psiquiátricos e neurológicos, não irá fazer esse tipo de "desafio" de suicídio.
Engraçado o contraste desse tópico com o outro do @Lampeao. Seja qual for a idealização suicida, o indivíduo precisa de ajuda. E o que se vê é simplesmente o contrário, existe inclusive o incentivo ao suicídio e a total desvalorização da vida.
A tecnologia tá criando uma sociedade de imbecis.
Talvez faça sucesso pq é o maior contato com a realidade ou desafio que essa mulecada viciada em séries e jogos tenha vivido.
Infelizmente a futilidade do mundo atual está chegando ao ponto de menosprezar a própria vida. Eu acho que a culpa é dessa mídia maluca que temos hoje, exige muito das pessoas, e quem não consegue atingir esses padrões superficiais impostos por ela e é adolescente, acaba se sentindo atraído a fazer bizarrices como esse desafio.
É um pessoal focando hard no Darwin Awards
Seleção natural, ou uma grande zoeira esse "jogo" :doge:
Sensacionalismo.
Seleção natural na sua melhor forma.
Na sua opinião?
Você acha legítimo interferir nesse tipo de decisão? Não acha que pode violar as liberdades individuais em vários casos?
As pessoas não devem ter o direito de acabar com a própria vida? A vida é dela, bolas.
Desculpe se alguem já tiver feito este questionamento.
Penso que na opinião de qualquer profissional da área de psiquiatria, neurologia, psicologia e afins, ou, de forma mais geral, no cânone científico do que se é estudado acerca de doenças da mente. E acredito que da maioria das pessoas (embora isso não signifique muita coisa).
Não existe liberdade para uma pessoa que está doente e a doença é a causa (ou uma das causas) da idealização de suicídio. Principalmente em falando de menores de idade.
A gente não está falando aqui de eutanásia ou de uma pessoa que, em posse de todas as faculdades mentais e devido acompanhamento, decide ir por esse caminho.
Os japoneses são uns fdp de caçarem esses animais majestosos de modo a ameaçar de extinção, bando de pinto pequeno
Quem é você pra julgar isso?
Se a solução pro problema que ele achou foi essa, que faça. Nao é problema de ninguem e ninguem tem poder pra julgar se o que ele fez foi certo ou nao.
A vida e os problemas sao dele, ele que se acerte.
Mas, entretanto, todavia, nao acho que se deva cometer suicídio.
Já respondi ao @carlosssj3 ...
O problema é que a sua resposta não responde totalmente à minha pergunta.
Você meio que apelou à autoridade ou à população para justificar, apesar de dizer no final que isso não conta.
Me permito discordar de você. A liberdade de fazer o que se quer com o próprio corpo me parece muito mais importante do que evitar suicídios.
Essa lógica e esses apelos que você usou podem ser utilizados para defender restrição de outras liberdades individuais, não acha?
Edit: Como definir OBJETIVAMENTE que alguém está em plena capacidade de suas faculdades mentais para cometer suicídio?
Bom, no caso do tópico, se o adolescente fez parte de um jogo conduzido por outros e que tem "missões" progressivas, até, digamos, viciantes e que o desafio final é suicidar-se, então o mesmo (menor de idade) foi coagido e incentivado a cometer tal ato.
Agora, se a pessoa, deliberadamente, por um motivo ou associação de motivos comete suicídio é outra coisa bem diferente. Ela não fez parte de um jogo nem foi coagida, nesse caso.
O suicídio e a depressão são fatos que, quanto mais negligenciados e ignorados, mais crescem.
Quando colocar um argumento científico é apelo à autoridade? À autoridade do conhecimento formal? Eu não disse que essa é a opinião do médico fodão "Dr. Áuzio Varela", disse que é a opinião cânone de uma área da ciência e do estudo da mente.
Acho que você está trocando as casinhas e confundindo liberdade com livre-arbítrio. Liberdade exige princípios e o primeiro deles é a capacidade plena de exercê-la. Enquanto mais plena a capacidade, mais liberdade há. Não estamos falando aqui de uma lógica binária, é óbvio que o conceito é sujeito a subjetivismos, todos os conceitos envolvidos são (eu até acredito que alguns não são, mas isso é apenas crença). Só que a parte médica, biológica, neurológica a etc, é a menos subjetiva aqui.
Esqueça das leis, pensa apenas no questão que você colocou: você acha que impedir um adulto de se relacionar sexualmente com uma criança de 10 anos, mesmo a criança "querendo" e "escolhendo", agride a liberdade dela? Se sua resposta for não (espero que seja), me diz aí qual o critério que você utilizou para chegar a essa resposta.
Além disso, não estamos falando aqui de um espectro de Estado vs. Indivíduo. Apesar de eu entender na individualidade um caminho para um desenvolvimento social pleno, isso não quer dizer que eu entenda o ser-humano como uma ilha, isolado em egoísmos. Se algum indivíduo tem problemas no espectro da privacidade/individualidade dele, faz parte da minha filosofia de vida tentar compreender e ajudar. Ninguém PROÍBE alguém de se matar, no sentido de livre-arbítrio. Quem quer se matar, vai fazer de qualquer forma, existem diversos métodos. O que está em pauta aqui é simplesmente ajudar uma pessoa, um ser humano, a compreender que a idealização do suicídio pode ser apenas um sintoma de uma doença, totalmente tratável e curável.
E aí eu faço uma pergunta: alguém aqui acha que depressão não é uma doença?
P.S.: não faço a mínima ideia de como definir objetivamente que alguém está em capacidade de se matar, essa não é minha área. Acredito que pacientes terminais que expressem esse desejo talvez façam parte desse grupo de forma mais objetiva, longe dos tons de cinza. Agora, tenho certeza que existem bons critérios para definir alguém que NÃO está na capacidade de decidir isso. E mesmo que não seja uma ciência exata, sempre que uma vida está em jogo, a aposta fica na vida.
Serio que voce colocou culpa na doença de novo? e dps veio com hur dur ciencia? ah pelamor...
Ser humano nenhum tem o direito de julgar o que alguem PODE OU NAO PODE fazer com a propria vida.
mas pode aconselhar.
nao acho, depressão é muito mimimimimi.
Nossa @Goldigo, que argumentação, me convenceu totalmente.
Brother, eu to fazendo um esforço pra discutir a parada de forma séria. Se você já não quer concordar comigo, não quer debater e ainda quer debochar, não tenho muito o que falar com você. Fica na paz.
Acho que deve ser super legal dar liberdade total para os filhos quando vivemos em tempos em que eles participam de jogos suicidas como esse daí. Tá certinho, não tem como dar errado :lol:
Único contraponto que não tô vendo ser comentado, a internet as vezes é a própria doença, o jogo blue whale teve seus ultimos casos em torno de 2014/2015, mas por própria divulgação da internet, noticias fakes, mensagens em whatsapp o jogo voltou ser popularizado. Basicamente as pessoas alertaram as outras a não jogar que comentaram com outras até que os casos foram chegando em pessoas com problemas mentais que consideraram o jogo interessante.
Mas as crianças hoje em dia nascem no mundo fantasioso do BERRO LACRO MONAMOUR eu também jogaria baleia azul se todas pessoas do meu meio fossem assim
Você com certeza faz parte do grupo dos membros mais imbecis que já passaram por esse fórum.
@Topico
Acho que esse jogo apenas está adiando o inevitável. Digo, ele existe há um bom tempo, já fez mais vítimas do que parece e só agora foi descoberto no Brasil. Ele não era muito falado e seguia praticamente em sigilo, gerando causas até então desconhecidas de morte.
Mas acho que o que está incentivando alguns jovens a cometerem o ato é a ameaça. Já vi falarem que quem não cumpre as tarefas pode ser encontrado e sua família ameaçada, e em casos extremos, morta. Também podem ser constrangidos em público de alguma forma. Entretanto, não sei se é verdade, mas não duvido que isso aconteça. Ao menos onde o jogo surgiu(Rússia). Porém, a depressão geralmente é a causa mais comum pra incentivarem os jovens a participarem, apesar de eu não fazer ideia do porque eles preferem tirar a própria vida num jogo assim do que na via "normal".
Tem certeza? E sobre os pais que criaram esse adolescente? E sobre o bombeiro que vai ter que limpar a sujeira que o traste deixar quando se jogar do prédio? E sobre as pessoas que possivelmente entrarão em choque ao ver a cena?
Pensar assim é como achar que podemos sair pelados com ereção na rua de boas, afinal o corpo é meu, a vida é minha...
@topic:
Primeira vez que ouvi falar desse "jogo" (se é que podemos chamar disso) eu não acreditei, achei que era só aqueles sensacionalismos baratos.
Mas agora que tá realmente todo mundo falando, estou perplexo. É um jogo estúpido, começando pelo nome "baleia azul". Sinceramente não consigo entender.
Eu não entendo. O Goldigo fala isso, mas volta e meia faz uns tópicos depressivos aí, chorando que "não tem saco pra nada" e fala que não vai se tratar.
Depressão é uma doença como outra qualquer, porém grave e subestimada. Ela sempre existiu, antigamente, assim como o câncer não era tratada, ou era considerado loucura, tristeza etc.
Eu já tive, minha namorada já teve, minha mãe, meu pai. Somos humanos e, infelizmente, nesse mundo imbecil temos que viver como se fossemos de ferro.
A reação que a ação causar não é problema dele. Os pais vao ter que lidar com isso, os bombeiros sao pagos pra isso, e as pessoas que sao fracas com isso simplesmente nao olhem para a cena.
E sim, voce pode sair pelado na rua com ereção "de boas", se voce deve fazer isso ja sao outros quinhentos.
Nunca fiz topico depressivo, aquilo foi uma ocasião que aconteceu e resolvi criar o topico pra debater o tema, em nenhum momento eu falei que estava com depressão, porem a massa do forum começou a dizer que eu estava e do nada virou uma verdade absoluta.
Aquilo ja passou, as vezes me da esse sentimento de desanimo mas é devido ao fato de querer consertar coisas que nao tem conserto e isso da uma tristeza, coisas que todo mundo tem uma vez ou outra, acontece. Ces't la vie!
"depressão" é uma situação, é simples, mude a situação e você sai da depressão. Olhe o Lampião por exemplo.
O problema é que a nossa geração foi enchida com a era da tecnologia, era do que você pode ser tudo que quiser, era do sonhar alto, era do não ha barreiras para nada, mas esqueceram de dizer que toda época ha suas dificuldades.
Citação:
Postado originalmente por Ram Dass
amor.
O pessoal desse fórum é mimado demais, séloko... queria ver passar 1 dia no lixão comendo bosta pra ver se n mudava esse lixo de orgulho
topic
eu odeio esse jogo e prefiro o baleia rosa.
No meu caso, já catei latinha, morei 5 anos no meio do mato, não tive vídeo-game e minha mesada era de 2-5 reais qdo criança.
Mesmo assim nunca precisei de cotas, bolsa-esmola ou fiquei reclamando que a sociedade é injusta/opressora.
Como diria o Bolsonaro: nunca vi um japonês pedindo esmola.
E vc já passou algum dia comendo bosta no lixão? Pq soltando bosta aqui vc já passou vários... :biggrin: