Itens na Store - FIM ou SALVAÇÃO do tibia?
Recentemente a maior reclamação dos jogadores de tibia vem sendo os itens na Store que a cipsoft pretende implantar no jogo e como isso seria o FIM do Tibia.
Tenho um canal no youtube de tibia e estou fazendo uma série de videos sobre essas mudanças que a Cip vem planejando e me peguei pensando em um ponto que com certeza vai se tornar um video.
Tentarei ser o mais breve possível aqui e explicarei um pouco melhor minha opinião quando o video for lançado, mas gostaria de convidar os amigos do fórum a pensar sobre desde já.
Tudo leva a crer que a Cipsoft vai tentar entrar em uma briga com o mercado paralelo, quanto mais opções de se utilizar as tibiacoins, maior a chance de que players deixem de vender seu gold "extra" (aquele que sobra no fim do mês e você não tem NADA pra fazer com ele) e passe a utiliza-lo com o próprio game.
Detalhe: Poderiam ser apenas mudanças gráficas, porém quanto mais impactante for no jogo, maior a chance de algum player aderir ao produto e até mesmo se tornar de certa forma dependente (como muitos são hoje da stamina bonus).
Levando em conta que um jogador não perder nada ao morrer pra criaturas, ou simplesmente ter a opção de upar 2x mais rápido ou seja lá o que for não afeta de forma ALGUMA a MINHA jogabilidade convido vocês a pensarem em OUTRA ótica.
Quanto mais os jogadores gastarem seu dinheiro no próprio jogo (na Store no caso) menor a quantidade de jogadores abastecendo o mercado paralelo.
Muito se é dito sobre a Cipsoft não ter entrado em uma luta "séria" contra os bots pois dependem da premmy dos mesmos (afinal de contas premmium time é a forma de lucro principal da cipsoft, e querendo ou não seria um movimento arriscado, e arriscado ao bolso deles...), mas e se a cipsoft conseguir transferir sua fonte principal de lucro para a Store? E se ela conseguir tornar um mercado tão consumido que eles consigam lucrar tanto quanto ou mais do que as próprias premmium times?
O ponto que realmente quero que reflitam é:
1 - Caso a cipsoft aposte no mercado da store (coins) e perceba que é tão rentável ou mais rentável que as premmium times, elá será obrigada a combater o mercado paralelo, e pra faze-lo com eficiencia é necessário acabar com as "fazendas" de bots que servem simplesmente pra abastecer os revendedores de gold e etc.
2- Se a cipsoft não depender mais das premmium times para se manter/lucrar e passar a apostar nesse mercado, talvez finalmente eles não só POSSAM como DEVAM combater os Bots de forma rígida.
Afinal o que é pior?
Tibia lotado de bots ou Tibia onde seu amiguinho pode ativar uma boost de xp?
Detalhe: O ponto principal aqui não é O QUE está sendo posto a venda, mas defendo a idéia de que quanto maior a variedade/impacto do que estiver sendo oferecido na store, maior a chance de compra e maior a chance da cip tomar esse rumo como sua principal fonte de renda.
Eaí... Fim do tibia? Ou a Salvação? Como já disse vou tentar falar um pouco mais sobre isso no meu canal na próxima semana, mas já lhes convido a discutir sobre essa minha suposição.