Tópico para a discussão do artigo publicado no :tbr:.
Leia na íntegra:
Botters em massa: até quando?
Comentários são bem-vindos.
TibiaBR.com
Versão Imprimível
Tópico para a discussão do artigo publicado no :tbr:.
Leia na íntegra:
Botters em massa: até quando?
Comentários são bem-vindos.
TibiaBR.com
Pelo que pesquisei o dono desse sistema não precisa se preocupar nem com a criação de conta/char, isso também está totalmente automatizado...
Alguém tem alguma dúvida que se a Cipsoft quiser ela poderia fazer uma investigação a fundo e ver para quem eles transferem os items/grana/logs de ip e banir todas as contas das pessoas que fazem isso? Eu não tenho, mas nada ocorre...
Nossaaaaaaa Centobot, agora a P... Ficou seria.:knight-axe:
Pois é, outro retired por causa de bots.. Mas fazer o que, agora é jogar outros jogos até a situação amenizar novamente..
Partindo da ideia que os jogadores fazem isso para ganhar dinheiro real, no caso pouco se importando com a situação do jogo, então a solução vai ser mudar completamente o Tibia para que cada vez os botters tenham menos vantagens. Muitas das atualizações que para alguns "estragou o jogo" foi justamente para evitar abusos, os próprios jogadores que diziam gostar tanto do Tibia foram um dos culpados.
Vamos ver se um dia a empresa toma vergonha e tenta resolver da melhor forma possivel essas questões, é a esperança, pois duvido muito que os "queridos" jogadores parem de fazer merda e de transformar uma diversão em negócios.
ontem a noite fui fazer as tasks diárias em veludera na conta free (foco nas tibia coins) e vi um monte de bot indo na quest das múmias no subsolo da casa da npc Wyda, a quest da 1550 gp e o cara ainda deixou um só pra usar shovel na entrada, outro só pra usar pick na quest e outro só pra matar as múmias que ficavam nascendo. Tenso isso tudo
Mas os bots free acc e lvl baixo não são o problema, tem muito level alto em veludera ainda, usando direto, ja repordei alguns faz tempo, e ainda está como pendentes no site, sendo que se consultado no site guildstats mostra o bot caçando 15, 17, 20h direto sem parar caçando em apenas um dos chars que tem na conta. Infelizmente a CIP as vezes demora para fazer a verificação, só deletam os BOT's mair obvios
Cara, são sim, a cip precisou retirar a recompensa de dinheiro do hellgate e reduzir a do npc goblin mercante. Se a cip não achar uma solução pra atrapalhar ela só vai acabar repetindo a formula e estragar as quests o que é um prejuízo enorme pra um low level honesto e iniciante. Pode ser ingenuidade minha mas ainda acredito que teremos novatos (mimados ou não) após o lançamento na steam.
Editado: talvez a cip pudesse alterar a recompensa pra itens iniciantes que npcs não comprem, acho que o norse shield é 1,5k, exemplo da quest da múmia, ai ganha um escudo que não daria pra vender mas um low level honesto usaria da mesma forma
Eu sempre falei o que eu vejo como solução para esse problema: a Cip contratar alguns funcionários sem vínculo com o jogo para atuarem como se fossem GMs, atendendo aos reports de maneira instantânea.
Por exemplo: ele entra no servidor e assim que recebe um report de algum player utilizando bot, ele já vai lá checar. Mesmo que eles tenham vários mundos e não possam ficar online 24h em todos eles, isso já iria inibir bem os bots, afinal, será que vale a pena arriscar usar bot sabendo que tem funcionários da Cip monitorando ao vivo 24h?
Mas é o tal problema, já ficou mais do que claro que a Cip não está interessada em combater isso. O único objetivo dela é tentar aumentar, ou pelo menos manter, a sua receita. Talvez se ela tivesse outro pensamento desde uns anos atrás, hoje o Tibia teria o número maior de jogadores.
Eu dei um reporte ontem em Veludera sobre essa situação. Estava em Venore e passaram 5 chars com o mesmo outifit e mesma cor fazendo o mesmo caminho...
Eu já pensei nessa solução de além de deletar o char bot deletar também quem recebeu dinheiro/itens do char bot, mas isso cria outro problema, imagine alguém que quer te prejudicar fazer isso e colocar para transferir o dinheiro para o seu char você seria deletado injustamente.
A solução nesse caso seria que sempre que alguém te transfere dinheiro no Tibia você teria que aceitar, dessa forma se você aceitasse varias transferências do mesmo personagem e depois fosse verificado que tal personagem usa bot seu char também seria deletado.
Deixo aqui meus parabéns pra CipSoft, onde a mesma após o Cateroide postar um vídeo do Zebrinha (não pode escrever o nome), ele foi automaticamente excluído do FanSite, agora a CipSoft não tem a mesma eficiência com o mesmo vídeo postado pelo Carteroide. A empresa não tem coerência nem nas suas decições de excluir FanSite e Booters. Pois se apos um vídeo de um jogo concorrente ela tomou a decisão do dia pra noite, ela deveria no mínimo excluir todos os Botters do vídeo automaticamente, sendo que a fonte de informação do delito foi a mesma!!! :n:
Uma coisa eu tenho certeza, a Cipsoft nem pensa em deletar os botters de verdade, deletam um ou outro só pra tentar inibir o uso, mas é como sempre dizem, deletam um level 300, aparece outro 400, mesmo quem é deletado, é tão raro, mas tão raro, que isso não inibi a pessoa de continuar usando e/ou usar em outro char.
É tanta ingenuidade das pessoas acharem que ela realmente está fazendo algo que até dou risada de alguns posts hahaha
Pra resumir, a Cipsoft tenta parar os botters, do mesmo jeito que os bombeiros tentam apagar um incêndio florestal com o balde d'água, e ela nem se importa com isso, pois sabe de onde vem sua verdadeira receita $.
Triste ver o Tibia assim. Premium custando horrores, lags, kicks e agora essa massa de bots prejudicando fortemente quem joga honestamente.
Eu realmente queria chegar no level 100 e fazer as quests que eu sempre achei muito fodas que esse jogo possui, mas do jeito que tá, acho que nunca farei isso. Principalmente porque a Cip não quer mudar, ela quer manter a receita dela, nem que pra isso o jogo seja jogado apenas por robôs. Empresa incompetente.
Infelizmente bot é algo que eu duvido muito que a cip retire do jogo totalmente, mas podemos fazer algo pra ajudar, se conseguíssemos nos juntar em cada mundo pra reportar os bots, entre vários, isso poderia chamar um pouco mais a atenção da CIP.
Em veludera é lotado de bot, ja matei 1 e trapei outros 2, tenho print :D
Bom, sincera e honestamente, creio que a equipe da CipSoft vem trabalhando para conter o excesso de programas ilegais usados por alguns players. A empresa vista por nossos olhos é algo grande, mas se comparada a demais empresas de outros jogos de maior mercado, a CipSoft é um mero Davi, que luta diariamente contra o Golias. fato é que, ao meu ver, existe empenho da empresa, porem para sua atual situação, ela ainda não requer de um software que possa deletar os personagens de maneira mais eficaz e instantânea.
Creio sinceramente que, apesar de muitos ainda usarem o cliente C++, se o mesmo fosse removido, e nós jogadores passássemos a jogar pelo Flash Client o número de programas ilegais iriam cair drasticamente, de maneira que nós iriamos ao menos nos sentir satisfeitos com a diminuição dos Bots.
Creio ainda que, quando o novo cliente for lançado, e o mesmo atuar pela plataforma da Steam, não vamos mais sequer ouvir falar nessa maldição novamente. Pelo mesmo é o que nós jogadores honestos esperamos.
Á esperança por dias melhores! eu acredito no Tibia! e você?
Particularmente, eu n gostei do client em Flash, vamos esperar que o novo client da CIP seja com algo anti-cheat que resolva.
Sim, grande parte dos jogadores não gostaram do Flash Client, apesar de apresentar um visual bastante moderno, porem, creio que tudo é questão de adaptação.
Realmente, um novo cliente está por vim, provavelmente com a integração do Tibia para plataforma da Steam, isso deve amenizar o uso dos programas ilegais.
Segundo o Steve, em entrevista ao Portal Tibia, a integração com a Steam não terá qualquer influência na utilização de softwares ilegais:
Citação:
Portal Tibia: Bots são os maiores motivos de queixas dos jogadores. Por que demora tanto para se tomar medidas contra personagens que toda a comunidade sabe que estão em situação irregular e os denunciam? Todas as denuncias feitas no client são analisadas? Com a Steam podemos esperar melhoria neste aspecto?
Steve: Por favor, entendam que manterei nossa rigorosa política sobre este assunto, que é a de comentar o mínimo possível em relação a este tipo de questão.
Direi apenas uma coisa: Por favor, continuem reportando os botters, suas denuncias realmente nos ajudam. Estamos constantemente analisando as denuncias e melhorando nossas ferramentas.
Em relação a Steam, posso dizer um pouco mais: Planejamos que os jogadores que começarem a jogar Tibia via Steam joguem nos mesmos mundos que os outros jogadores que já jogam, ou que venham a jogar e vice-versa. Não haverá mundo de jogo privativo para a Steam e isso significa que também não haverá diferenças em relação aos botters. Ao menos é isso que por enquanto temos planejado. Ainda não temos nenhuma experiencia com a Steam e seus serviços. Por isso, é quase impossível prever o futuro.
"Não haverá mundo de jogo privativo para a Steam e isso significa que também não haverá diferenças em relação aos botters. Ao menos é isso que por enquanto temos planejado. Ainda não temos nenhuma experiencia com a Steam e seus serviços. Por isso, é quase impossível prever o futuro."
Normalmente a Steam por abito, na grande maioria das vezes, quando uma comunidade de jogadores votam pela unificação de um jogo para plataforma Steam(Greenlight Steam), um de seus termos é que no jogo não seja possível a utilização de bots ou algo do tipo. Então é bem provável que o novo Cliente que está ou será desenvolvido pela CipSoft terá que entrar nós padrões para que seja então unido a plataforma.
A cip tinha que por um captcha na hora de abrir o DP kkkkkk ai iria tratar os bots no DP kkkkkkkk
:lolguy:
Parabéns! Muito bom artigo.
Vem acontecendo com frequência em Veludera(new server). É só ficar um tempo parado no depot de Carlin ou Venore, que você vê
vários chars, todos knights de level 8, sempre fazendo o mesmo trajeto, nas seguintes quest:
Blood Herb Quest / venore
The Ultimate Booze Quest / venore
Silver Brooch Quest / venore
The Exterminator Quest / carlin
Em veludera, o TibiaCoin está por volta de 2k. Se o cara faz essas quests que, citei acima com 100 chars (5 contas com 20 chars cada)
ele consegue uma premmy por dia.
Agora, eu te pergunto, qual o peso de perder uma conta com 20 chars, todos level 8? nenhum. Já que o bot desloga um char e loga outro
automaticamente. O único trabalho do cara é criar uma conta nova e criar 20 char. Isso é claro, se o bot, já não faz isso sozinho.
Não adianta, no outro dia, ele está lá novamente, fazendo tudo de novo.
scarela, deixei uma mensagem no seu privado, se voce tiver interesse
Meu deus, só eu que sou a favor de acabar com os free acounts 100% ?
Em Beneva, servidor europeu novo.
Eles entregavam alguns itens de quests para o Zuczkinnss Beneva ali no cantor inferior esquerdo e logavam. Depois de 30 minutos, eles partiram para fazer as duas quests na Amazon Camp.
http://imgur.com/AuJ0Of2
http://imgur.com/dUZYYez
http://imgur.com/cCxU7wB
http://imgur.com/jFDYkSK
http://imgur.com/yJkVwx9
http://imgur.com/yJkVwx9
Se as imagens não aparecerem, este é o album: http://imgur.com/a/U0bN7
Report Date Type Reported Character State
Jan 09 2016, 21:10:34 CET Bot/Macro Report Zuczkinnss Beneva processed
Character Zuczkinnss Beneva does not exist.
Zuczkinss é bem famoso e acho que ele que foi responsável por este vídeo aí do cateroide.
Olhem esse vídeo que ele postou bem no dia que eu reportei ele.
https://www.youtube.com/watch?v=1BG77BycBys
Olhem o canal dele e vocês poderão ver outros vídeos do mesmo gênero.
Outro video: https://www.youtube.com/watch?v=tsGWdjytIyE
O canal dele:
https://www.youtube.com/channel/UC7R...Jf0xhDiy2jzE8g
Muito boa a matéria, tem que joga isso na cara da Cipsoft. É ridiculo a situação, é uma coisa que agente não vê em jogo nenhum, esse mar de bot de uma mesma pessoa.
Sabe aquela cena no Tropa de Elite 1 que o amigo playboy maconheiro toma uma bolacha na cara porque ele é o filho da p*ta que financia os traficantes e o tráfico?
Quem compra gold nesses sites está financiando esses bots. Com dinheiro real.
Boa jogada, espertão! :brinquedo:
Olha algo interessante que achei no canal dele:
https://www.youtube.com/watch?v=PQkX4_rat1A
O personagem que ele estava atacando é um membro da cip, provavelmente foi disfarçado para verificar
Name: Aweah Yugisab
Sex: male
Vocation: Druid
Level: 56
Achievement Points: 1
World: Chrona
Residence: Dawnport
Last login: Jan 19 2016, 15:01:04 CET
Position: CipSoft Member
Account Status: Premium Account
Também perceber que logou ainda hoje, ou seja, provavelmente os reports são verificados manualmente.
Cacete! Não jogo á 2 anos e nunca tinha visto algo parecido
É normal hoje em dia se deparar com esses milhões de makers passeando que nem nesse vídeo ae?
@topic: **ta que pariu! Á algum tempo atrás eu achava normal a Cip ser impotente perante aos bots, pois vários jogos passavam pelo mesmo problema. Mas isso aí já é demais. Passou do limite.
Não entendo de programação, talvez seja impossível criar um sistema no próprio cliente que combata esses programas, mas será que a Cip não pode dar um jeito de nerfar a facilidade com que é obtido moedas no jogo, ao ponto em que um robô não consiga fazer esses rios de dinheiro?
Alterando loot de alguns monstros, aumentando level de algumas tasks
Dar um jeito de desvalorizar o gold coin, ou diminuir a facilidade com que este entre no jogo.
Faz que nem um cara aí disse. Tira de vez o free acc e limita a criação de 4 chars por conta. Altera loots, tira todas essas taskzinhas de nivel baixo, crie outras pra nivel mais alto e já era.
Enfim, fico imaginando a quantidade de nego que tem uma estabilidade financeira só vendendo KK's
pow um verdadeiro exercito impressionante:surpreso:
Vai em Zanera pra você ver, impossivel ficar em qualquer cave porque os bot tão demais, CIPSOFT deveria estar usando um sistema melhor poís tibia é jogo de nome jpa
Sim, infelizmente está se tornando cada vez normal presenciar tal acontecimento.
Ao meu ver, já existe um cliente capaz de amenizar esse tipo de coisa, o Flash Client, porem a maioria dos players ainda preferem o client C++, e por isso a CipSoft ainda deixa esse client em atividade.
Creio que a criação de um programa ilegal para o Flash Client seria mais complexa para o desenvolvedor, uma vez que ele não tem as fontes necessárias para supri seu ato malicioso. Porem, a CipSoft precisa de maneira urgente e de imediato combater esse tipo de coisa. um jogo que acompanho a mais de 14 anos não pode se perder por tal ato de irresponsabilidade.
Isso destrói a imagem do jogo pra quem acaba de começar. Já havia reparado que essa guerra tomou contornos finais, até porque há proliferação de botters em qualquer ponto do jogo, inclusive pra coisas banais como essas quests que dão recompensas muito pequenas.
Acontece que a Cipsoft escolheu, por vezes, o caminho (talvez) mais fácil. Retira os 5k da quest, que passa a dar recompensa de 1k. Mas, e agora? Vai continuar mudando o jogo na tentativa de diminuir o impacto dos botters? Situação complicada.
Acho que a preocupação deles hoje é na maneira como essa galera atrapalha a jogabilidade de outros players. Agora, pensem só, um cara que chega num lugar e vê uma situação dessas?
Enfim, lamento por essa situação, até porque, de 2013 pra cá, eles vinham fazendo um trabalho mais intenso no combate ao bot.
Resta saber qual lado vai vencer essa guerra.
Gente, o grande problema do jogo não são os botters level 8 que ficam fazendo dinheiro nas quests low level. Acredito que esse tipo de problema só veio a tona agora pois o jogo irá para steam e novos jogadores começarão a jogar, e as caves free e de low level empesteada de bots já tirarão qualquer vontade deles prosseguirem no game.
A grande questão é que por inocência ou por falta de conhecimento do funcionamento de uma empresa, vocês acham que de alguma forma a Cipsoft gostaria de remover os bots do game. A Cipsoft quer dinheiro, ponto. Sendo bots ou não contas premium account são o que bancam a vida de todos os funcionários da Cipsoft. Apenas 1 jogador ter, 2, 3 em alguns casos mais de 10 contas premium account, é extremamente vantajoso para a empresa. Acredito que a Cip ainda não tenha feito nenhum tipo de estudo (se não, é necessário fazer) de que removendo os bots, quantos jogadores permaneceriam e quantos jogadores voltariam, e de quantas contas seriam acrescentadas ou perdidas nessa ação.
Na minha humilde opinião... os jogadores que voltariam, seriam em uma parte fogo de palha, jogariam 1 ou 2 meses e logo parariam. Os jogadores que usam bot e têm diversas contas, continuariam jogando, só que com apenas 1, ou seja o número de premium accounts cairia.
Acredito que a Cipsoft tem 2 opções e já deveria ter feito isso a muito tempo de forma contundente. A primeira opção seria acabar totalmente com o bot, dando 1 semana para que todos os players deixassem de usar o software, após essa semana quem usasse seria sumariamente banido na hora que abrisse o jogo com o bot ligado. A segunda opção seria a cipsoft criar seu próprio bot, e habilitar para que todos os jogadores fossem autorizados a usarem o bot oficial do jogo e banissem os jogadores com os bots de outras fontes. Pois assim todos teriam acessibilidade do bot e deixaria o jogo em pé de igualdade novamente.
Para mim que sou um jogador mais oldschool e não curto bot acho a primeira opção mais interessante, mas vendo a situação do jogo e a minha própria pessoalmente que não tenho tempo para ficar 5, 6, 10 horas caçando para ficar competitivo no servidor a segunda opção é a mais plausível para que o jogo não continue em decadência do número de jogadores, pois acredito que em receita o jogo ainda consegue se sustentar.
Para finalizar, Tibia é um jogo muito bom e que eu gosto muito, porém parei de jogar por falta de tempo... a grande questão é que o jogo consome muito tempo, tempo esse que boa parte dos players não têm, mas como gostam do jogo e querem estar competitivos, acabam buscando o recurso do uso de softwares ilegais para continuarem evoluindo seus personagens. A Cipsoft sabe o produto que tem em mãos e sabe do potencial e das limitações do jogo. Mas povo, saibam que a Cipsoft é uma empresa de merda (veja o Fiction Fighters, anos desenvolvendo esse jogo de merda para o jogo morrer em dias) eles deram sorte na criação do Tibia e administram do jeito que dá, da forma que pague as contas.
O flash cliente já era, tem está com quase a data definida para a morte, a própria Adobe recomenda para os desenvolvedores não utilizarem mais.
O próprio Craban, em uma entrevista enquanto ainda era membro da Cip, disse que não seria muito difícil para os desenvolvedores de bots construírem um para rodar no FC, se não fizeram um ainda é por falta de necessidade.
Antes fosse tão fácil assim acabar com os bots
A volta dos GMs seria a melhor coisa nessa luta contra os Bots.
Pega 8 funcionários da empresa e coloca pra fazer uma caça as bruxas, em 1 mês já faria um estrondo maior do que o sistema anti-bot faz em seis meses. Colocava esses 8 apenas em cave para lvl 80+, que é a faixa que mais atrapalha os players, visto que seria impossível cobrir tudo, deixava os low lvl com o sistema mesmo.
Minha solução seria limitar o numero de personagens com certas semelhanças em contas free account, por exemplo, se o cara tem knight na conta, só poderá criar outro knight no mesmo mundo se tiver lvl 30 pelo menos, assim resolveria grande parte desse problema ;)
Abraços Xenac