Será mesmo?
http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphot...31139702_n.jpg
Versão Imprimível
Esse cara é muito sem noção.
Primeiro quero deixar bem claro que em momento algum ele está pensando no bem do consumidor, ele só quer dificultar a venda de jogos digitais pois ele tem relação com uma grande associação de lojas físicas de jogos.
Em segundo lugar, a argumentação dele é absurdamente ridícula. Segundo ele a valve (que ele chama erroneamente de steam) tem que gerar emprego e impostos no Brasil. Então quer dizer que a valve tem que criar um escritório em cada um dos 200 países do planeta? Isso é muito, muito ridículo. A valve é uma empresa que vende bens digitais, não tem nenhum sentido ela ser obrigada a ter uma filial em cada pais do mundo. O pensamento desse cara é totalmente retrógrado.
Por último: steam ilegal? Que piada, que piada... não é porque algo não é regulamentado que é ilegal. Todos mês tem IOF na conta do meu cartão. Citando o que vi num comment num vídeo sobre isso:
"plantar bananeira não é regulamentado, então é ilegal?".
Eu li sobre isso uns dias atrás..
So digo uma coisa, se esse imposto for mesmo aprovado vai dar merda..
Tinha visto isso faz uma semana, ridiculo, o que ele é quer é acabar com venda digital pros lojistas continuarem a meter a faca nos jogos, porque enquanto os gamers continuarem a comprar jogo por 150+ reais, esse preço nunca vai diminuir..
Porra, esse Daniel Fraga não manja nada de economia, em. Cara leu Adam Smith e tá se achando o liberal, tá alguns séculos atrasado.
E esse Moacyr babacão é esperto, só isso, cara quer ganhar o dele e fuder o resto.
Já não basta pagar muito por jogos digitais, agora pagar com imposto?
Impalamento público, esse puto necessita.
Entrou na política, acabou a brincadeira.
Melhor parte é ele falando que lojas de jogos são novidade, puta que paril.
Mas depois dessa polêmica toda ae ele não se desculpou dizendo que era um equívoco e que não pretendia taxar o steam de maneira alguma?
Tipo, hoje se eu comprar um lançamento em mídia física eu pago 100 reais. Se eu comprar pelo steam eu pago 59 dólares. Mais ou menos o mesmo preço dependendo da cotação.
Eu acredito que a idéia dele, é que o steam passaria a vender jogos aqui no Brasil e uma parte desse dinheiro ia ser imposto.
Não sei se na Nuuvem e na Origin tem a parcela do imposto, mas eles cobram em reais e, se for o caso, é um exemplo pra sustentar o argumento. E tanto na Nuuvem como na Origin se paga o preço de lançamento igual ao Steam ou a mídia física.
Aí imagina a visibilidade que ia se criar, se todo mundo que compra games no steam estivesse gerando dinheiro em imposto pro governo. Com certeza ia chamar atenção.
A única coisa que realmente não pode ser feita é aumentar os preços pra cobrir esses impostos, aí é sacanagem. Mas acredito que não é isso que ele defende. Se hoje a gente paga 100 reais em um lançamento em mídia física, sendo que nesses 100 reais já tem a cobrança do imposto, o que impede de existir um steam brasileiro vendendo a mídia digital pelos mesmos 100 reais? Que é mais ou menos o que se gasta comprando na steam americana?
Para o consumidor não ia mudar nada.
Ele não disse que ela tem que existir em 200 países, mas o Brasil, como mercado emergente, é um bom local pra se investir nisso. Da mesma maneira que existe a steam americana, a steam russa, poderia existir uma steam brasileira.Citação:
Em segundo lugar, a argumentação dele é absurdamente ridícula. Segundo ele a valve (que ele chama erroneamente de steam) tem que gerar emprego e impostos no Brasil. Então quer dizer que a valve tem que criar um escritório em cada um dos 200 países do planeta? Isso é muito, muito ridículo. A valve é uma empresa que vende bens digitais, não tem nenhum sentido ela ser obrigada a ter uma filial em cada pais do mundo. O pensamento desse cara é totalmente retrógrado.
E, além disso, geraria emprego e todas as coisas ae que ele comentou.
A Nuuvem tem as parcerias lá fora e talz, e muitas vezes os jogos comprados nela são ativados pela Steam ou pela Origin. O preço da Origin é igual ao da mídia física por um motivo muito simples: ela é taxada, já que vende em reais, no Brasil.
Prefiro que a Steam continue lá na dela, vendendo os jogos em dólar, sem se preocupar em colocar impostos. Só pra lembrar: se taxarem a steam VÃO taxar a Origin e a Nuuvem no mesmo nível. E ai vai ser foda.
Mas é justamente isso que eu comentei e que eu defendo.
Se a steam passasse a vender aqui no Brasil, em reais, o preço seria igual ao da mídia física que vende aqui. Da mesma forma que hoje a gente compra na steam americana e paga mais ou menos o mesmo preço da mídia física aqui. No final das contas dá elas por elas para o consumidor e dá um plus na questão dos impostos para o governo.
E aí criando visibilidade dos governantes para o mercado de jogos e unindo isso com a mobilização do pessoal poderíamos ter uma diminuição nessas taxas, fazendo o jogo ficar mais barato.
O que eu acho que tá acontecendo é que o pessoal ta imaginando que ele quer somar taxas ao que a gente já paga atualmente quando compramos na steam americana. Não sei qual a real intenção dele, mas acho que teríamos de tentar entender antes de ficar fazendo vídeo e mandando o cara pra puta que pariu por simples rage.
E sem falar que a culpa dessa polêmica é desses apresentadores idiotas ae né. Se eles fossem menos retardados teriam questionado o Moacyr com relação a isso e ele teria esclarecido durante o show mesmo. Mas não, é um pior que o outro, ao ponto de um apresentador repetir a pergunta que o outro apresentador tinha feito pro jogardor ali.
Mas é exatamente isso que ele quer fazer.
A Origin não tem escritório no Brasil. É basicamente a taxa de conversão que você paga. Se tivesse, acredite: você IA pagar mais do que comprando na loja.
Ele quer SIM taxar acima do que se taxam as lojas, para manter um preço parecido (só lançamentos têm preços parecidos, quando têm realmente: a Steam tem muitas vantagens além de pura e simplesmente o jogo) e fortalecer os lojistas (o que é errado, no fim das contas).
Mas bem, a Steam não vai vir e o Governo não vai poder fazer muita coisa além de chupar o dedo (aumentar o IOF ou colocar barreiras fiscais ia ser uma dor de cabeça só).
@Mig
Se taxarem Steam e o Origin, ai cabou-se pra mim, e pra muita gente, mas eu não sei ao certo se o projeto do cara vai dar certo, espero q ele se ferre e de errado.