Postado originalmente por
Bela~
Kappa Orionis
Admito que, desde o dia em que recebi este trabalho, tive medo do gigantesco wall of text. O evento não delimitava estritamente a quantidade de caracteres, mas creio que este aqui tenha ultrapassado o limite do bom senso. Afinal, precisa ser uma história realmente muito boa para compensar o tamanho grandioso. Peço que o escritor não me rotule como Dona Chata, mas a extensão de seu texto pede um tamanho proporcional de comentários e observações, rs.
Um detalhe que fez o trabalho perder pontos comigo foi a previsibilidade temática. Ressalto, temática, não de enredo. Afinal, ele fala literalmente de uma busca pelo pássaro e não ultrapassa o plano medieval-fantástico. Gosto muito desse tipo de ambientação, só que, claro, não inovou como os outros. Também não considero tão válido dizer que "deu trabalho e custou tempo", já que deve haver um posicionamento de leitor, e não de escritor. Saca?
Narrativa com pouquíssimos erros, parabéns por isso!
Não gostei de algumas partes, como:
Frase muito contraditória, visto o restante da trama. Quem disse que é
absolutamente necessário matar só para conseguir uma informação? Logo, eles matavam e pilhavam por alguma coisa, sim, oras.
Na verdade, o grupo de Achernar - excetuando-se Saiph - se assemelhava com o tal "ser desprezível". Talvez em um grau mais brando, mas ok. Não sei se estou analisando equivocadamente, mas vejo aí um erro de coerência. Embora possa ser "justificado" pela grandeza da história, ainda é um erro.
Não vejo problema em associar o som emitido pelo corvo como seu grito, mas esse trecho todo me soou desagradável. O uso de "crocitar" teria ficado bem melhor em algumas partes, evitando repetições.
Gostei pra caramba do sonho do Saiph. Criei uma simpatia especial por ele, o que creio que tenha sido sua intenção ao descrever a ele e a seus atos. Além disso, essa parte da história serviu para prender mais minha atenção, que, confesso, já esmaecia ao longo das linhas anteriores.
Clímax, para mim, um pouco forçado, mas o desfecho compensou. A ideia de Saiph terminar desse jeito me agradou bastante.
E ao final eu deixo escapar um grande "ufa!". Sim, confesso que achei cansativo ler a narrativa. No entanto, ela me agradou em linhas gerais (: