De acordo com a Constituição, os analfabetos são inelegíveis e, portanto, não podem se candidatar e receber votos. Por lei, os candidatos são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral um comprovante de escolaridade. Na ausência de comprovante, devem demonstrar capacidade de ler e escrever. Para registrar sua candidatura a deputado federal, Tiririca apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo uma declaração em que ele afirma que sabe ler e escrever. Essa declaração, segundo as normas legais, deve ser escrita de próprio punho. Mas Tiririca, de fato, sabe ler e escrever? A suspeita é que não. Vários indícios permitem levantar essa desconfiança.
O humorista Ciro Botelho, redator do programa Pânico da rádio Jovem Pan, diz que escreveu sozinho o livro As piadas fantárdigas do Tiririca em 2006. A publicação é assinada só por Tiririca. Botelho diz que escreveu com base em histórias contadas por ele. “O Tiririca não sabe ler nem escrever”, afirma.
Saiba mais
* »O Congresso Tiririca (trecho)
* »Mercadante manda tirar sua imagem de vídeos de Tiririca
Dois funcionários da TV Record também disseram a ÉPOCA que nos bastidores do programa humorístico Show do Tom, do qual Tiririca participa, é sabido que ele não lê nem escreve. De acordo com Ciro Botelho, o palhaço conta com a ajuda da mulher para decorar suas falas: “A mulher fica no camarim com ele e vai falando o texto. Ele vai decorando e conta do jeito dele”.
A reportagem de ÉPOCA acompanhou Tiririca por dois dias na semana passada. Viu o candidato dar autógrafos com uma grafia bem diferente da que aparece na declaração apresentada ao TRE, com letras redondas. Aos fãs, ele assina um rabisco circular ininteligível e desenha o que seriam as letras do nome de seu personagem. Em duas ocasiões, a reportagem deparou também com situações que demonstram que Tiririca tem, no mínimo, enorme dificuldade de leitura. No dia 21, a reportagem pediu para Tiririca ler uma mensagem de celular. Ele ficou visivelmente assustado diante do aparelho. O constrangimento do candidato só foi desfeito quando uma assessora leu o torpedo em voz alta. Minutos antes, referindo-se às críticas feitas a sua candidatura nos jornais, Tiririca dissera: “Eu não leio nada, mas minha mulher lê para mim”.
No dia 22, ÉPOCA fez um teste com Tiririca. Durante um almoço, pediu a ele para responder a perguntas da pesquisa Ibope sobre o Congresso. As duas primeiras questões foram lidas pela reportagem e respondidas normalmente por Tiririca. Em seguida, foi apresentado ao candidato um cartão para ele ler a terceira pergunta e as alternativas de resposta. Nesse momento, seus assessores o cercaram imediatamente. O filho de Tiririca, Éverson Silva, começou a ler a pergunta para o pai, mas a pesquisa foi interrompida pelos assessores com a alegação de que ele precisava almoçar e que a aplicação da pesquisa não fora combinada previamente. A cena pode ser vista em um vídeo no site de ÉPOCA.
Depois desse novo mal-estar, ÉPOCA tentou questioná-lo sobre sua alfabetização. Sua assessoria de imprensa não permitiu mais contatos. Ela diz que Tiririca sabe ler e escrever, mas os pedidos de um encontro com o candidato para que ele lesse um texto e encerrasse as dúvidas foram recusados. A assessoria disse que Tiririca está na reta final da campanha e ficaria “chateado por ter de provar que sabe ler”.
O que acontece com um candidato sobre o qual há dúvidas sobre sua alfabetização? “Se houver dúvidas, o juiz pode submetê-lo a um teste”, diz o advogado Fernando Neves, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo Neves, essa prova é simples e visa apenas certificar a capacidade de ler e escrever do candidato. Se o candidato não conseguir provar que é alfabetizado, a jurisprudência da Justiça Eleitoral diz que a candidatura deve ser cassada.
Só tenho uma coisa a dizer.
Se ele for eleito, RUN TO THE HILLS.
Não saber ler e escrever deve ser terrível...
25-09-2010, 23:55
Dragon Bur
Lula sabe ler e escrever?
25-09-2010, 23:59
Sigma Hydrae
Pior que Lula sabe :(
Quem sabe ele não sai das eleições e salvamos o brasil \o/
26-09-2010, 00:03
Cadhos
Vai ser eleito com certeza. O povo chega a ser mais palhaço que ele.
26-09-2010, 00:09
El Arizón
A cara do Brasil na atualidade, um candidato ignorante....era só oq me faltava, esse ano eu não participarei disso...não esse ano.
26-09-2010, 00:10
cacheraum
Nossa senhora, não acrdito!!! O.o''
Se ele ganhar vai ser uma coisa de loco.(e até que é possível, ele é bastante popular)
26-09-2010, 00:25
esmigou
nao tinham falado que iam retirar a candidatura dele, pq ia manchar o partido e tals?
26-09-2010, 00:41
Locke Cole
Hahaha, que piada suporem que Lula não lê e escreve. Fora as dezenas de artigos e prefácios de livros que ele já escreveu (ah, vocês vão dizer que é um ghost writer que o faz), tem também os discursos, mais do que óbvio que são lidos por ele. É demais postular que um sujeito que formou-se torneiro mecânico, tendo que estudar o básico de física e química, não sabe ler.
E btw, se eu morasse em SP, votar no Tiririca seria uma opção viável.
26-09-2010, 00:42
Tyrsu
Olha o Brasil ai, caminhando para melhora!
Pior do que está fica sim senhor Tiririca.
Att
26-09-2010, 01:11
GrYllO
Citação:
Postado originalmente por Bernardo Lisboa
Isso é uma jogada que os idiotas caíram direitinho,quem votar nele , também votará no partido. O incrível é que as pessoas não sabem disso. Vergonha alheia das pessoas que dizem que votaram nele por protesto. Deputado Federal é um cargo extremamente importante ! Sem legislativo não dá para governar, e como querem colocar um palhaço desses?
Exatamente. Ninguém se tocou que pelo número de votos que ele deve receber (estimativa de 1,2 milhão de votos), ele leva ao menos 4 parlamentares da coligação junto com ele.
Segundo meu cunhado (que é bastante engajado politicamente), um dos nomes deve ser o de Valdemar Costa Neto (um dos que entregaram o mandato pra não ser cassado, na época do mensalão do Marcos Valério), que se não for eleito, corre o risco até de ser preso (pois não vai ter imunidade parlamentar).
O Tiririca tá mais prum bode expiatório, um laranja, por assim dizer. Pode incluir o Netinho de Paula nessa também e todos os candidatos que tem expressão na mídia, mas não são engajados politicamente.
De "trouxa" eles (os partidos) não tem nada.
26-09-2010, 01:18
Bryantt
É, para quem não sabe ele é o deputado que pelas pesquisas vai receber mais votos e vai levar mais quatro com ele. Eu tenho pena de quem vota nele, não sabe o que está fazendo.
26-09-2010, 01:22
cacheraum
Citação:
Postado originalmente por Locke Cole
E btw, se eu morasse em SP, votar no Tiririca seria uma opção viável.
Como assim "seria uma opção viável"? não entendi. u_u
Citação:
Postado originalmente por GrYllO
Exatamente. Ninguém se tocou que pelo número de votos que ele deve receber (estimativa de 1,2 milhão de votos), ele leva ao menos 4 parlamentares da coligação junto com ele.
Segundo meu cunhado (que é bastante engajado politicamente), um dos nomes deve ser o de Valdemar Costa Neto (um dos que entregaram o mandato pra não ser cassado, na época do mensalão do Marcos Valério), que se não for eleito, corre o risco até de ser preso (pois não vai ter imunidade parlamentar).
O Tiririca tá mais prum bode expiatório, um laranja, por assim dizer. Pode incluir o Netinho de Paula nessa também e todos os candidatos que tem expressão na mídia, mas não são engajados politicamente.
De "trouxa" eles (os partidos) não tem nada.
Tem isso tambem? não sabia... Se o Tiririca for eleito ainda vem um bando de corruptos de brinde. -.-
26-09-2010, 01:35
Locke Cole
A coligação do Tiririca é forte, provavelmente elegerá um bocado de gente de qualquer forma.
É certo que a votação massiva do Tiririca vai ajudar a trazer uma meia dúzia de carona com ele, mas provavelmente serão candidatos com uma carga considerável de votos. Não vai rolar algo absurdo como aconteceu com o Enéas, quando caras com 200 votos foram eleitos pro Congresso. Tiririca deve ajudar a eleger gente com pelo menos 80 mil votos próprios, já que existem MUITOS nomes fortes (ainda que localmente) na coligação dele.
Na verdade, o número de parlamentares que conseguem se eleger apenas pelos próprios votos é muito pequeno. Em SP são necessários 600 mil votos. Nas últimas eleições, só o MALUF (740 mil votos) conseguiu. Celso Russomano, segundo colocado, conseguiu 575 mil votos.
Apenas deixo aqui a polêmica opinião de que votar ou não no Tiririca fará pouca diferença na representação qualitativa e quantitativa (número de votos dos menos votados) no Congresso. Quem for eleito na coligação dele provavelmente seria eleito de qualquer forma. As três ou quatro exceções talvez sejam menos piores e tenham até mais votos do que os três ou quatro das coligações adversárias que seriam eleitos caso o Tiririca não existisse.
Depois da eleição, ctz que a imprensa vai produzir umas reportagens citando quem foi eleito de carona com o Tiririca. Vou lembrar de fazer o contrário: ver quem DEIXOU de ser eleito por conta do Tiririca. Aí comparamos para ver se foi bom negócio. :o
26-09-2010, 02:58
bingoball
Triste, muito triste, apenas isso...
Se ele for eleito eu abandono esse país, ele não tem mais cura,
não no tempo que eu posso viver...
[]'s
26-09-2010, 03:53
Rocky
Citação:
A coligação do Tiririca é forte, provavelmente elegerá um bocado de gente de qualquer forma.
É certo que a votação massiva do Tiririca vai ajudar a trazer uma meia dúzia de carona com ele, mas provavelmente serão candidatos com uma carga considerável de votos. Não vai rolar algo absurdo como aconteceu com o Enéas, quando caras com 200 votos foram eleitos pro Congresso. Tiririca deve ajudar a eleger gente com pelo menos 80 mil votos próprios, já que existem MUITOS nomes fortes (ainda que localmente) na coligação dele.
Na verdade, o número de parlamentares que conseguem se eleger apenas pelos próprios votos é muito pequeno. Em SP são necessários 600 mil votos. Nas últimas eleições, só o MALUF (740 mil votos) conseguiu. Celso Russomano, segundo colocado, conseguiu 575 mil votos.
Apenas deixo aqui a polêmica opinião de que votar ou não no Tiririca fará pouca diferença na representação qualitativa e quantitativa (número de votos dos menos votados) no Congresso. Quem for eleito na coligação dele provavelmente seria eleito de qualquer forma. As três ou quatro exceções talvez sejam menos piores e tenham até mais votos do que os três ou quatro das coligações adversárias que seriam eleitos caso o Tiririca não existisse.
Depois da eleição, ctz que a imprensa vai produzir umas reportagens citando quem foi eleito de carona com o Tiririca. Vou lembrar de fazer o contrário: ver quem DEIXOU de ser eleito por conta do Tiririca. Aí comparamos para ver se foi bom negócio. :o
Concordo. As pessoas deviam raciocinar as diversas possibilidades antes de dar certas opiniões. Criticar o Tiririca é muito fácil, o cara é palhaço de profissão. Porém, olhar para o lado e ver que a coisa é mais feia ainda são poucos que fazem.
26-09-2010, 06:09
Snoozleberg
Citação:
Vou lembrar de fazer o contrário: ver quem DEIXOU de ser eleito por conta do Tiririca. Aí comparamos para ver se foi bom negócio. :o
Aguardarei ansiosamente.
--
Ele vai ser cassado certo.
26-09-2010, 10:22
Dragon Bur
Citação:
Postado originalmente por Snoozleberg
Aguardarei ansiosamente.
--
Ele vai ser cassado certo.
Ele vai ter a candidatura barrada na verdade.
Uma parte considerável dos parlamentares não tem a mínima noção de como funciona o processo legislativo ou a organização do Congresso, a verdade é que muitos são "papagaios" dos assessores e dos líderes do partido. Com o Tirica isso só vai ficar mais evidente.
26-09-2010, 10:28
Jose Cuervo
Sabe que se um cara desse se elege deputado é capaz de nem fazer cagadas, por ele ser famoso seus pedidos podem até ser atendidos, e provavelmente ele não pediria um aumento de salário para todos, por exemplo. E se ele quiser fazer alguma lei ridícula, é óbvio que ele é barrado, pois precisa da aceitação de ministros.
26-09-2010, 11:36
Ninja Dragon
Citação:
Postado originalmente por Uylkulul Node Precaver
Sabe que se um cara desse se elege deputado é capaz de nem fazer cagadas, por ele ser famoso seus pedidos podem até ser atendidos, e provavelmente ele não pediria um aumento de salário para todos, por exemplo. E se ele quiser fazer alguma lei ridícula, é óbvio que ele é barrado, pois precisa da aceitação de ministros.
Você está partindo da suposição de que o Tiririca seria um deputado honesto e trabalhador, e que ele teria algo de útil a contribuir pro congresso que ninguém mais tenha pensando antes.
Tenho pena de você, e torço para que ele seja provado analfabeto na frente de milhão de pessoas, incluindo juizes.
26-09-2010, 12:22
Cana Brava
E dai?, o Lula não sabe também [5]
O povo tá fazendo protesto contra o senado,
e acha que votando em analfabetos como o
lula e o tiririca vai mudar alguma coisa ;/
26-09-2010, 13:04
Bob Dylan
Citação:
Postado originalmente por Dragon Bur
Sabe sim.
---
Se for eleito, provavelmente sera barrado. não é impossivel alguem analfabeto assumir.
26-09-2010, 13:21
Pap's
Acho isso um absurdo. Eu sempre fui da opinião que para qualquer cargo na política, seja necessário Ensino Superior.
Mas, como no Brasil tudo é piada, estou me preparando para ver deputados como Tiririca, Mulher Pera, Marcelinho Carioca, fora os corruptos que virão junto sem a gente nem saber, como já citaram.
26-09-2010, 13:44
Spairom
Citação:
Postado originalmente por Cana Brava
E dai?, o Lula não sabe também [5]
Em teoria o Lula "sabe", ele só é burro pra caralho como mostra no livro do marcelo taz !nunca antes na história desse país" mostra como nosso presidente é ignorante...
Tomara que a candidatura dele seja barrada, não saber ler? Isso não deveria nem ser regra para candidatura, deveria ser óbvio...
26-09-2010, 15:34
The Canalha
infelizmente isso é um fato é por essa e por outras que o brasil ta assim
26-09-2010, 17:46
Birger Brosa
Citação:
Postado originalmente por Spairom
Em teoria o Lula "sabe", ele só é burro pra caralho como mostra no livro do marcelo taz !nunca antes na história desse país" mostra como nosso presidente é ignorante...
Tomara que a candidatura dele seja barrada, não saber ler? Isso não deveria nem ser regra para candidatura, deveria ser óbvio...
Sim, o Lula é um asno. Foi sendo burro desse jeito que ele chegou a presidência do Brasil, arquitetou a próxima presidente (Dilma) e é, por sinal, doutor.
Aqui na minha cidade ja teve um prefeito supostamente analfabeto, mas até que ele levou bem...
26-09-2010, 18:42
Farok
Citação:
Postado originalmente por Spairom
Vc vê de longe quem procura se informar, e quem são os alienados que recebem aqueles emails correntes de "Lula presidente analfabeto, ja foi preso". "Dilma ja foi presa, não pode pisar nos EUA".
Que nem o cara ai falou, difícil vc ser burro, conseguir a presidência e ainda por cima uma sucessora ganhando. Nunca lí esse livro que vc citou, e poucos dos que falam mal dele devem ter lido também, só criticam por verem o português do Lula a lá povão, mas com certeza nunca viram o Lula em um debate, as inúmeras vezes que ele foi aplaudido, as inúmeras respostas bem colocadas, metáforas geniais e tudo isso debatendo com candidatos formados em USP, universidades federais de diversos estados.
Lula pode não ser culto, ou melhor podia, mas é extremamente inteligente, e como falei em outro tópico, de nada adianta vc ser formado na USP, dar aula de mestrado/doutarado em uma faculdade em Paris como o FHC fazia, e um burro, ignorante como alguns infelizes falam ter um governo melhor que o dele, talvez até melhor que o de Vargas, sendo o melhor que o Brasil ja teve.
topico
Se vc for por no papel, sendo Tiririca ou não eleito, no fim vai ser quase a mesma coisa, o que pesa mesmo é que a maioria das pessoas não tem ciência de que o Tiririca é só uma 'jogada', como o Locke disse, pros seus partidários entrarem, e ainda sim, ele tem a maioria dos votos. Isso é o que realmente me incomoda.
26-09-2010, 18:52
Marksman
E daí, dizem por aí que o Lula é presidente, subiu na presidência com ajuda de muitos, o clássico ''não sei de nada'' e agora empurrando aquela comunista pra presidencia, a velha piada da tartaruga encima do poste, mas nao vem ao caso.
Os analfabetos podem sim se candidatar, mas não podem tomar posse depois de provado que eles não sabem escrever, mas basicamente dá no mesmo.
Mesmo que o Tiririca tenha bom coração para a política, ele é só um fantoche, então não é interessante votar nele pra fazer pirracinha, porque por trás um monte de gente comanda.
E aposto minhas cartas que ele vai ser eleito, se não for, vai passar bem perto.
26-09-2010, 19:02
Birger Brosa
Citação:
Postado originalmente por Marksman
E daí, dizem por aí que o Lula é presidente, subiu na presidência com ajuda de muitos, o clássico ''não sei de nada'' e agora empurrando aquela comunista pra presidencia, a velha piada da tartaruga encima do poste, mas nao vem ao caso.
Os analfabetos podem sim se candidatar, mas não podem tomar posse depois de provado que eles não sabem escrever, mas basicamente dá no mesmo.
Mesmo que o Tiririca tenha bom coração para a política, ele é só um fantoche, então não é interessante votar nele pra fazer pirracinha, porque por trás um monte de gente comanda.
E aposto minhas cartas que ele vai ser eleito, se não for, vai passar bem perto.
Então o Lula foi colocado no poder pelos outros? E tudo que ele fez no poder foram os outros também?
Entendo :)
26-09-2010, 19:11
Marksman
Citação:
Postado originalmente por Birger Brosa
Então o Lula foi colocado no poder pelos outros? E tudo que ele fez no poder foram os outros também?
Entendo :)
Você não vai me convencer que um metalúrgico do povo subiu para um cargo de presidente completamente sozinho, fez uma campanha fudida sem se sujar com nada, se nem o getúlio vargas era 100% transparente o Lula que não é.
26-09-2010, 19:15
Birger Brosa
Citação:
Você não vai me convencer que um metalúrgico do povo subiu para um cargo de presidente completamente sozinho, fez uma campanha fudida sem se sujar com nada, se nem o getúlio vargas era 100% transparente o Lula que não é.
Claro que não, mas falar que ele subiu lá pelos outros é balela. Desde sua época de metalúrgico o Lula brilhava em debates. Que o sujeito é bom de papo é inegável lol
26-09-2010, 19:29
Kwek
O pior de tudo isso,é por na cabeça de aprox. 1,2 milhões de favelados/analfabetos/palhaços/etc,o tão insignificantes eles vão ser (ainda mais) se não mudarem seus votos.
26-09-2010, 19:37
Digo Foca
Citação:
sabe sim
26-09-2010, 19:49
Ninja Dragon
Citação:
Sim, cara, ele subiu. Ele se alfabetizou, virou líder de sindicato, fundou um partido e se elegeu presidente duas vezes. Eu sei que você odeia admitir isso, mas é possível no Brasil que pessoas pobres subam na vida e se tornem importantes.
Acho que é melhor você se mudar logo pra África ou pra algum país que não dá chances pros pobres, antes que o Brasil se torne um país desenvolvido e filhos de pedreiros comecem a fazer faculdade e abrir empresas (o que já tá começando a acontecer). Porque pelo jeito você se incomoda muito com essa história de "ascensão social".
26-09-2010, 20:07
Marksman
Citação:
Postado originalmente por Ninja Dragon
Sim, cara, ele subiu. Ele se alfabetizou, virou líder de sindicato, fundou um partido e se elegeu presidente duas vezes. Eu sei que você odeia admitir isso, mas é possível no Brasil que pessoas pobres subam na vida e se tornem importantes.
- mimimi viva la revolución -
Você que quer enfiar na cabeça que ele é o salvador, enfim, ainda tenho minhas dúvidas, e olhe que sujeira é o que não falta, mas não desviemos o assunto do tópico :)
26-09-2010, 20:23
Ninja Dragon
Citação:
Você que quer enfiar na cabeça que ele é o salvador, enfim, ainda tenho minhas dúvidas, e olhe que sujeira é o que não falta, mas não desviemos o assunto do tópico :)
Não existe salvador, e o Lula se associou a pessoas corruptas assim como todos os governantes da história. Mas isso não muda o fato de que ele foi um dos melhores presidentes que o país já teve, senão o melhor. E não se tem notícia que o Lula tenha um dia roubado um centavo, ou quebrado uma lei.
O que eu quis dizer é que esse ódio contra o Lula é, na maioria das vezes, movido por simples preconceito. Você e a maioria dos caras que são contra o Lula fazem isso pelo simples fato de que ele era metalúrgico. Não admitem que um metalúrgico, pobre, ignorante, e ainda por cima do Nordeste (que horror!) pode se dar melhor na vida do que vocês. Porque isso significa que você não vai necessariamente ser a classe dominante pra sempre, e vai ter que esforçar pra brigar com gente que tinha menos grana que você quando nasceu (que absurdo!).
26-09-2010, 20:29
Marksman
Citação:
Não existe salvador, e o Lula se associou a pessoas corruptas assim como todos os governantes da história. Mas isso não muda o fato de que ele foi um dos melhores presidentes que o país já teve, senão o melhor. E não se tem notícia que o Lula tenha um dia roubado um centavo, ou quebrado uma lei.
Pronto, era isso o que eu queria ler.
Se você observar, o tiririca não passa longe, talvez até tente ajudar um aqui ou ali e consiga, mas não passa dos interesses dos superiores dele, e bater contra o interesse da maioria é que ele não vai.
A propósito, não acho que ele seja 100% analfabeto, talvez esteja de frescura, mas o tempo dirá.
Citação:
O que eu quis dizer é que esse ódio contra o Lula é, na maioria das vezes, movido por simples preconceito. Você e a maioria dos caras que são contra o Lula fazem isso pelo simples fato de que ele era metalúrgico. Não admitem que um metalúrgico, pobre, ignorante, e ainda por cima do Nordeste (que horror!) pode se dar melhor na vida do que vocês. Porque isso significa que você não vai necessariamente ser a classe dominante pra sempre, e vai ter que esforçar pra brigar com gente que tinha menos grana que você quando nasceu (que absurdo!).
Estou looonge de brigar com gente de menos posse do que eu, a nao ser que admitam mendigos na OAB.
26-09-2010, 21:04
Mogo Mogo
Citação:
se mata...
26-09-2010, 21:07
Rocky
Citação:
Pronto, era isso o que eu queria ler.
Se você observar, o tiririca não passa longe, talvez até tente ajudar um aqui ou ali e consiga, mas não passa dos interesses dos superiores dele, e bater contra o interesse da maioria é que ele não vai.
A propósito, não acho que ele seja 100% analfabeto, talvez esteja de frescura, mas o tempo dirá.
Estou looonge de brigar com gente de menos posse do que eu, a nao ser que admitam mendigos na OAB.
Velho, você não entende nada da história política do Brasil, de boa, dá uma estudada a respeito e cria uma base forte de argumentos para discutir. Falo isso pelo bem da sua cultura, de fé, é importante saber dessas coisas.