No mundo atual, saber falar mais de uma língua é algo necessário. Pensando nisso, quais línguas vocês falam? Quais as vantagens de saber mais de uma língua? Quais recomendam aprender?
No meu caso, sei falar apenas português, pois sou nascido aqui, e inglês, que aprendi basicamente sozinho e até cheguei a fazer um intercâmbio.
Saber inglês me ajuda muito, principalmente porque assisto séries e as vezes as assisto ao vivo por meio de streaming e, quando não as vejo ao vivo, não preciso esperar que uma legenda seja lançada.
Atualmente quero aprender o Francês, pois gosto muito da língua e pretendo morar no Québec. Ainda não conheço muito da língua mas a considero muito mais complicada que o inglês e o português, pois há muitas variações. Enquanto isso, estou estudando com um programa chamado Tell Me More e vou comprar um livro chamado Francês Passo a Passo, de Charles Berlitz.
08-08-2010, 17:23
rikelokaoo
Falo só português e sei o básico de inglês que aprendi por curiosidade e atraves de cursos, de toda forma, tenho vontade de ter domino em inglês e japones.
Quanto ao video, é complicado para uma garota dessa idade(15?) saber inglês, porque na escola considero o ensino de inglês como o pior dentre todas as matérias, com isso para pessoas de baixa renda é dificil aprender. Claro se ela tem uma cam e um pc ela pode muito bem estudar...
08-08-2010, 17:33
knight of libra
Português e Espanhol.
Apesar do inglês ser importante, eu não sinto a menor atração para aprender, não suporto aprender ela, acho muito chato. Por isso fiz Espanhol num curso e me formei.
08-08-2010, 17:44
Nyvlek
Adorei o vídeo, quero aprender inglês com ela. :wscared:
Quanto à línguas que falo:
Português
Espanhol
E estou fazendo aulas de inglês. [Não, não é com a menina do vídeo ¬¬']
Na verdade nunca gostei de inglês, mas muito provavelmente vou morar nos EUA ano que vem com meu tio, então meio que fui obrigado a fazer as aulas.
Nyv~:cool:
08-08-2010, 19:36
luissjn
nossa a menina do video manda facil , quem dera eu falar assim
brincadeiras a parte , o ingles é fundamental hj em dia , afinal bancos e outras merdas todas ja tao com muita ciosa em inglês , meu amigo uma vez foi num lkugar que nao sei o que é , tava escrito push na porta , o cabaço ''puchou'' a orta ao invés de empurra-la , espanhol tambem é requisitado , mas inglês é quase fundamental
ps: eu aprendi tudo que sei de inglês jogando tibia , entao me xupi
08-08-2010, 19:53
De Brinde Uma Flexada
saber ingles é o minimo do minimo. Hoje em dia ja nao faz diferença, o diferencial agora é saber portugues + 2 linguas
08-08-2010, 20:08
Martiny
Eu falo inglês muito bem, já fiz trabalhos de tradução voluntários para igrejas e afins. Inglês é básico hoje em dia, um diferencial no currículo que com certeza vai ajudar pra conseguir um trabalho. Mesmo assim, estudo mais por prazer do que trabalho.
Depois de terminar as minhas aulas de inglês por completo (especializante) , vou fazer espanhol e depois alemão. Depois, bem mais pra frente, espero aprender japonês, francês e italiano. Missão de vida = falar mais de 6 idiomas.
08-08-2010, 20:43
Locke Cole
O keplers deve ser um dos, sei lá, cento e poucos brasileiros que sabem falar búlgaro.
Brevemente será nosso cônsul no Leste Europeu.
Diga aí, fera, o búlgaro é parecido com algum outro idioma mainstream, tipo alemão? Aí fica mais fácil para aprender.
08-08-2010, 20:44
DeadFrog
Português falo muito bem, inglês escrevo muito bem, ouço bem, mas não falo tão bem. Minha dicção mesmo na nossa língua nativa é ruim, em línguas estrangeiras me enrolo no meio de uma frase... Mas nada que impeça a comunicação, já que com as intercambiárias e com duas amigas holandesas da minha mãe eu converso de boa.
O futuro aprendizado ou não de uma terceira língua dependerá muito de qual carreira seguirei... Mas a primeira opção seria mandarim.
08-08-2010, 20:49
Luk~
Eu falo PT-BR. E olhe lá.
08-08-2010, 20:52
Poncheis
Eu não sei falar inglês, mas falo polonês: akangmasehg angjeüakg amsgaöakg añaofsanfm. E claro, seu falar português fluentemente e ler inglês um pouco.
08-08-2010, 23:05
Freegells
Fluentemente falo Portugues e Ingles. Sem ser fluente, arrisco um espanhol.
Quero aprender espanhol direito e japonês, pois poucas pessoas que moram no Brasil se dedicam a essa lingua e acho que seria um "fora de série" em mim quando for procurar emprego.
Pra quem não sabe nenhum idioma além do portugues, recomendo começar com o ingles e depois passar pro espanhol, são as mais basicas atualmente.
08-08-2010, 23:57
Odd Eagle
falo ingles bem suave, espanhol,italiano e frances, conssigo entender umas coisas, mas sempre quis apender russo=/
Citação:
Postado originalmente por Poncheis
Eu não sei falar inglês, mas falo polonês: akangmasehg angjeüakg amsgaöakg añaofsanfm. E claro, seu falar português fluentemente e ler inglês um pouco.
polones, se for no computador é de boa,
passos:
1- pense no que voce quer falar
2- comece a bater a cabeça conssecutivamente no teclado pelo tempo determinado de acordo com o tamnho da frase que voce quer
3- aperte enviar
PRONTO!!!
09-08-2010, 00:13
Letsgirl
Eu falo atualmente portugues, ingles, frances...sei um pouco de russo...e vou aprender japonês quando tiver paciencia...
09-08-2010, 00:40
Dragon Bur
Citação:
Postado originalmente por Letsgirl
Eu falo atualmente portugues, ingles, frances...sei um pouco de russo...e vou aprender japonês quando tiver paciencia...
Não vejo utilidade em aprender mais de 3 línguas a não ser que for por "hobbie".
Tem gente que insiste em tentar falar inglês com pronúncia latina.
09-08-2010, 00:43
Poncheis
Citação:
Postado originalmente por Dragon Bur
Tem gente que insiste em tentar falar inglês com pronúncia latina.
Isso geralmente acontece porque ela tem um sotaque meio forte e já se adaptou a ele, ai fica dificil de falar outra lingua fluentemente. Um exemplo é o interior do Nordeste ou Sudeste, onde tem um sotaque mais "puxado", que eles se complicam até para falar um "door".
09-08-2010, 01:14
HardMode
Hoje em dia já é basico saber ingles, pelo menos o mais basico pra poder se comunicar.
E tambem é legal aprender a falar mandarim, pelo jeito que a china ta crescendo, nunca se sabe o dia de amanhã.
09-08-2010, 01:28
Locke Cole
Penso que o chinês deverá ganhar importância por conta do advento de multinacionais chinesas, da vinda de turistas chineses etc.
Mas duvido que o mandarim tome o lugar do inglês como "língua franca". Os chineses não têm nem 10% do apelo cultural (músicas, séries, livros) dos anglófonos, e aquele idioma é complicadíssimo para qualquer usuário do alfabeto romano. Imagino que é bem mais fácil para um chinês aprender inglês do que para um americano aprender chinês. Acho que só coreanos e japoneses teriam mais facilidade para aprender o chinês do que o inglês.
09-08-2010, 01:42
HardMode
Sim, mas mesmo assim. Quando tem essas feiras de tudo quanto é coisa e o pessoal vai pra la pra procurar pechinchas pra importar, a maioria dos representantes chineses não falam o inglês e até alguns tem interpretes na exposição pra poder negociar os produtos e tals. E eu ainda sou a favor de ingles se tornar a lingua principal, ou que pelo menos todos falem o suficiente pra poder se comunicar.
09-08-2010, 08:38
JV Chequer
Não sei nem PT ainda, quanto menos sei "EN" como deveria saber.
09-08-2010, 10:21
Poncheis
Citação:
Postado originalmente por JV Chequer
Não sei nem PT ainda, quanto menos sei "EN" como deveria saber.
Você sabe falar e compreender o português, acho que você confundiu pronúncia com aquelas regras chatas de aprender e extensas da lingua portuguesa.
09-08-2010, 10:28
Mathss
Por que falou que era ingles, se essa guria fala grego?
Ela tem quantos anos?
09-08-2010, 10:55
JV Chequer
Citação:
Postado originalmente por Poncheis
Você sabe falar e compreender o português, acho que você confundiu pronúncia com aquelas regras chatas de aprender e extensas da lingua portuguesa.
Para mim, saber é ter domínio pleno da sua língua.
E estou longe de tal feito. :)
09-08-2010, 11:07
Poncheis
Citação:
Postado originalmente por JV Chequer
Para mim, saber é ter domínio pleno da sua língua.
E estou longe de tal feito. :)
Acho que nem professores de português sabem tudo sobre a língua portuguesa, mas enfim, você que sabe.
09-08-2010, 11:35
Letsgirl
[QUOTE=Dragon Bur;5472098]Não vejo utilidade em aprender mais de 3 línguas a não ser que for por "hobbie".
Eu sou meio maniada com idiomas...tenho até um caderno de russo e 2 de japonês com Kanjis..katakana...hiragana...
Eu meio que concordo com você...eu não aprendi inglês nem francês pelo lado profissional, sim pelo prazer de entender os filmes...conversar com nativos e pá..
:P
09-08-2010, 12:33
elazul fion
ai ispiqui inglich jãstin a lirou... (i speak english xD)
@topic: eu sei: português bem, meu inglês tmb é mto bom, to aprendendo italiano via assassin´s creed 2 (pior que eu to aprendendo mesmo heuaheuahue) e odeio espanhol...
na prova da ufrgs, de 25 questões eu fiz 20 no português e 25 no inglês RIARIARIARIA
alemão eu só sei dizer eu te amo, queria aprender além de italiano que to aprendendo igual aprendi inglês alemão, francês e japonês :p acho que italiano vem primeiro, já o japonês é o próximo ^^
meu inglês é foda, consigo me passar por americano e tem vezes que chego a falar melhor que os próprios gringos xD
09-08-2010, 12:54
dopha
Citação:
Postado originalmente por Martiny
Eu falo inglês muito bem, já fiz trabalhos de tradução voluntários para igrejas e afins. Inglês é básico hoje em dia, um diferencial no currículo que com certeza vai ajudar pra conseguir um trabalho. Mesmo assim, estudo mais por prazer do que trabalho.
Depois de terminar as minhas aulas de inglês por completo (especializante) , vou fazer espanhol e depois alemão. Depois, bem mais pra frente, espero aprender japonês, francês e italiano. Missão de vida = falar mais de 6 idiomas.
Eu tenho, por incrivel que pareça, os mesmos planos oO... sem tirar nem por... a diferença é que eu ja fiz um intercambio para o canada de 10 meses e ja sei um basico de alemão.(sem contar o basico de espanhol que todo brasileiro sabe enrolar =P)
09-08-2010, 13:22
Snake Plissken
Falo português, inglês, um pouco de espanhol e de italiano. Pretendo aprender alemão e italiano (pra ficar fluente).
09-08-2010, 14:21
Luk~
Locke, que eu saiba, o povo que mais tem facilidade de aprender outras linguas é o brasileiro, que tem a lingua mais dificil de ser falada (claro, alfabeto é normal)... eu ouvi dizer isso. O que voce tem a dizer sobre ?
09-08-2010, 14:34
Stamp
Citação:
Postado originalmente por luissjn
ps: eu aprendi tudo que sei de inglês jogando tibia , entao me xupi
Eu tb haauhehusae
Eu tinha aula de ingles no colégio(ainda tenho)
Mas era(é) mto fudida e eu nem presto atenção direito
Não me ajudou em nda
Sei falar português(lógico) e o básico em inglês
Ainda não procurei um curso bom pois ainda não precisei
09-08-2010, 14:52
Locke Cole
Citação:
Postado originalmente por Luk~
Locke, que eu saiba, o povo que mais tem facilidade de aprender outras linguas é o brasileiro, que tem a lingua mais dificil de ser falada (claro, alfabeto é normal)... eu ouvi dizer isso. O que voce tem a dizer sobre ?
Balela essa história de que o português é o idioma mais difícil do mundo ou o que valha.
Português, espanhol, italiano, francês, romeno e catalão são todas línguas irmãs, oriundas do latim e que compartilham gramática e vocabulário semelhantes. Para quem já fala uma língua derivada do latim, é muito mais fácil aprender uma dessas.
Inglês e alemão são línguas primas às nossas, vindas do antigo indo-europeu. O inglês, em especial, sofreu fortíssima influência do francês graças às invasões francesas à Grã-Bretanha. Mais de 25% das palavras da língua inglesa têm origem francesa. Hoje quem mais influencia o inglês são os hispânicos, principal povo que o tem como segundo idioma. Com tantas contribuições externas e povos falantes, sabe-se que o inglês é o idioma com alfabeto romano com o maior número de vocábulos registrados. O inglês é a mais latina das línguas não-latinas.
A impressão que eu tenho é que, para um falante de uma língua latina ou do inglês, tentar aprender um outro idioma desse grupo tem mais ou menos a mesma dificuldade. Depois vêm o alemão. Em seguida, o resto da galere cuja lingua vem do indo-europeu e usam o alfabeto romano, como sueco, polonês, islandês, grego e essas porras aí. Tem também a turma do alfabeto cirílico que só o keplers consegue aprender e os poucos idiomas europeus sem origem indo-europeia (basco, húngaro e finlandês, vulgo mongol europeu). Por último vem os idiomas ameríndios e do Pacífico que sequer tinham alfabeto, mais árabe, chinês, japonês e coreano com seus 84623863 ideogramas e 65876438 maneiras diferentes de escrever.
Nonsense imaginar que um falante de espanhol ou inglês (ou seja, uns 50% da humanidade) terá mais dificuldade em aprender português, seja escrito ou falado, do que, sei lá, maori ou zulu.
MAS uma coisa específica que procede é que um falante de espanhol tem mais dificuldade para aprender português do que o contrário. Gramaticalmente o português é um pouco mais complexo, e tem mais fonemas vocálicos (sete: a, e, i, o, u, é, ó), ao passo que o espanhol tem cinco.
09-08-2010, 18:08
Parangaricodeinimigoraro2
Invasões ou conquistas intraeuropéias e suas consequências linguísticas não estão representadas na imagem.
sei falar português o suficiente pra nao passar vergonha
ingles sei bem basico
e pretendo aprender alemão e japones =[
09-08-2010, 18:48
Vidotti
Portugues(nativo)
Espanhol ( falo bem)
Inglês ( marromenos , mediano)
Italiano ( estava começando um curso num site ae , já que sou descendente de italiano queria no futuro morar lá , básiquinho )
09-08-2010, 19:16
El kaskarión
Falo português e o básico do inglês.
10-08-2010, 00:33
Rocketa-Kun
gosto tanto de ingles q converso sozinho em ingles..
pra mim ingles é muito mais facil que portugues sem duvidas.. :P
10-08-2010, 10:10
Estase
Além do Portuga,sei falar e escrever em Inglês fluentemente,e sei falar em Espanhol,porém não sei escrever muuuito bem es Espanhol.
11-08-2010, 00:38
HandRox
Eu tenho muita facilidade para aprender línguas, atualmente quero aprender inglês, ando assistindo muitas séries e acompanhando músicas e digo, ajuda muito.
Mas o meu sonho mesmo é falar alemão e francês. São línguas lindas (:
11-08-2010, 21:03
Carus
Inglês fluentemente ( 7 anos em curso e um mini-intercambio)
Português não tão bem heauhea
alemão futuramente
PS:se 5% ai que disse q é fluente em ingles for é muito
11-08-2010, 21:37
Kamino
Citação:
Postado originalmente por Rocketa-Kun
gosto tanto de ingles q converso sozinho em ingles..
pra mim ingles é muito mais facil que portugues sem duvidas.. :P
Haha, achei que eu era o único maluco que fazia isso UHAHUAHUA
Eu sei falar inglês bem(auto-didata), escrever super bem(games school), mas pra se comunicar é um probleminha, já que não entendo muito bem, por causa que aprendi quase tudo nos jogos mesmo.
Se fosse assistir um filme normal em inglês sem legenda, entenderia acho que uns 40~60% no máximo.