"Americanização" da Cultura
Estive olhando um tópico aqui no Off e certo assunto me deu a idéia para expo-lo para debate. E esse tema é a "americanização" da cultura. Aliás, o termo mais apropriado para designar esse fenômeno seria "estados unificação da cultura" pois todos somos americanos; brasileiros, argentinos, uruguaios, estados unidenses, chilenos, colombianos, etc. Não só americanos como todos somos latinos pois vivemos na chamada América Latina que compreende América do Norte, América do Sul e América Central. O problema é que já fomos de certa forma alienados a designar o termo "americano" para os habitantes dos estados unidos. Isso se deve ao fato de eles terem se tornado a maior potência mundial após a queda da antiga URSS e a ascenção do capitalismo contemporâneo. Um dos países mais desenvolvido do mundo, com o maior PIB e com um bom IDH. Dominou a arte cinematográfica, se tornou uma grande importadora, foi palco de várias mudanças históricas, uma gigante da tecnologia, lançou a bomba atômica, enfim, temos um rol de fatos que fizeram dos Estados Unidos uma grande potência mundial e talvez por esse motivos resolvemos chamar os "estados unidenses" de "americanos" por reprensentarem uma ostentação tão grande quanto toda a América (uma teoria minha, não sei se está certo). Além disso, vemos que a cultura brasileira tornou-se amerizanizada. Não só a brasileira como de vários países. Alguns exemplos da americanização: outdoor, Big Mac, Windows, happy hour, hardware. Alguns modelos práticos da vida real... no mundo virtual a coisa é pior. A "americanização" virou moda. Alguns exemplos que vemos a toda hora: newbie, noob, rox, sux, lol, ty, etc... Se temos um idioma próprio, o idioma "brasileiro" (português para mim é o falado em Portugal) por que não usa-lo? Porque os EUA já lançaram seus tentáculos e conseguiram abarcar um grande rebanho para doutrina-lo de acordo com seus preceitos, como os jesuítas fizeram com os índios. Se eu sou a favor ou contra? Sou contra, acho que deviamos utilizar nossa própria língua mas hoje em dia inglês é algo indispensável... sem inglês você não saberia jogar Tibia e a maioria dos jogos, não compreenderia famosos sites que em sua maioria são em inglês, precisaria ficar mais com os olhos na legenda do filme do que nas cenas, não teria o mesmo status social de alguém que sabe falar inglês... A língua inglesa está globalizada, se você realmente quer conhecer um novo mundo, é hora de aprender a língua mestra, o inglês. Mas por que inglês? Como foi explanado acima, foi porque os EUA se tornou "O" país. Se a guerra fria ocorresse como uma guerra de verdade e a URSS ganhasse, uma hora dessas podiamos estar falando, escrevendo e compreendendo russo. É uma possibilidade mas se formos analisar, a URSS não era tão medíocre como muitos acham. Ela lançou o primeiro homem no espaço, e a tecnologia dos EUA e da URSS estavam em pé de guerra. Uma competição armamentista sem agressão (guerra fria). E assim estamos, em meio a essa cultura e na minha opinião, não tem volta. Essas mudanças tomaram seu rumo natural, nos tornamos países subservientes ao sistema capitalismo americano. Levante a mão quem nunca tomou uma coca cola, calçou um nike, assistiu um filme "americano", usou o internet explorer (só aqui todo mundo já é consumista dos EUA), usou o skype, disse um lol ou um rox, sux, etc. Não tenho vergonha de dizer que sou um consumista dos EUA pois se eu não fosse, estaria em uma cituação bem desconfortável e seria mal visto pela sociedade tida como da elite. O consumismo de produtos EUAnenses virou moda e figura de julgamento pois tais produtos só são adquiridos por pessoas com grande poder aquisitivo. Eu sou a favor de permanecer os nomes de produtos americanos em inglês, eles fizeram e eles decidem se pode ou não ser traduzido. Windows é Windows, se quiseram mante-lo assim que o deixe. Mas embutir gradativamente o idioma em si é um modismo. Um modismo que tem seu valor no âmbito social e que por isso é essencial para viver socialmente bem visto.
-=|_»FøK@^.^IV@NøV«_|=- le isso
Citação:
Postado originalmente por -=|_»FøK@^.^IV@NøV«_|=-
+/- na metade do século XX um presidente americano (q eu sqci o nome), começou a fazer projetos pra acabar c/ o colonialismo na América... os EUA ajudaram na independência do México, Cuba, construíram o canal do Panamá e fizeram mtas otras benfeitorias pra América... o lema desse cara era "A América para os americanos"... a idéia era realmente a d dar a América para os AMERICANOS, ou seja, os povos da América... mas no final os EUA começaram a manipular os outros povos... e aos poucos ELES se tornaram os "americanos"... e esse lema começo a vira imperialismo...
os EUA quase invadiram o Brasil pra derruba Getúlio Vargas qndo ele resolveu criar a Petrobrás... eles até colaboraram c/ o Golpe de 64...
Guarani era soh uma das tribos q viviam aki... existiam mtas... se eu n me engano bm + q 100
CARA... FUNK E PAGODE N DEVERIA NEM SE CHAMADO DE MÚSICA... EU N SEI D OND VEIO E NEM QRO SABE... SE N FOI CRIADO NO BRASIL EH ATEH MELHOR... N IRIA GOSTA D VIVE C/ UM PESO DESSES NA CONSCIENCIA...
na época q apareceu o sertanejo os EUA inda eram da Inglaterra... n existia cowbói no Brasil... isso soh existe em novelinha toska da Globo (anda assistindo mta TV, hein...). O sertanejo veio dos boiadeiros do cerrado... eles criavam gado, passavam o dia inteiro no pasto... dps q acabavam o serviço eles iam pra roça e fikavam em volta d uma fogueira c/ uma viola cantando suas composições... geralmente músicas falando da sua própria vida simples... ISSO EH O SERTANEJO!!! LEONARDO, DANIEL, BRUNO E MARRONE E OUTROS CORNOS Q VAUM CANTA NO FAUSTÃO JA SQCERAM COMPLETAMENTE UQ EH SERTANEJO...
CARA... tu ando bebendo??? D ond vc tiro essa idéia??? O folclore brasileiro vm dos índios... o Carnaval eh uma festa pagã q ja existia antes d Cristo... o Carnaval brasileiro eh derivado dessa festa... mas n eh soh aki no Brasil q existe Carnaval... soh q o Carnaval do Brasil eh conhecido por sua ORIGINALIDADE!!! O Brasil invento o próprio Carnaval ao invés d fika copiando a festa milenar européia crio seu próprio Carnaval... c/ os msmos princípios do caranaval pagão: alegria!!!
falei... spero q esteja satisfeito... o seu discurso foi bonito... mas n certo...
EDIT
eu li esse topic melhor e percebi q essa cambada ja ta tão possuída pelos americanos q ja ateh sqce o português... POW GNT... SITUAÇÃO EH C/ "S"
cara vamo la vo exlicar oq vc disse ser um erro...
1)certo isso foi 1 dos motivos o meu argumento tb foi outro...vc esta certo so q eu tb...nos fomos +facilmente manipulados por eles terem no nome america. Ou vai dizer q nao??
2) Guarini e uma das tribos indias q abitavam o brasil sim ....mas nao sei se estou certo + era uma das poucas q so habitavam o Brasil o resto tb habitava parte da argentina, Paraguai e paisses proxinos
3)Concordo nao gosto de pagode e nem Funk so q esse pessoas dizem ser da nossa cultura...oq nao é...
4) e na epoca q OS EUA AINDA ERA DA INGLATERRA JA EXISTIA O CAWBOI. Lol nao e pq ele ainda era colinia q ele nao tinha seus trassos.
Como disse nos pegamos o cawboi e botamos como peao, boiadeiro e derivados...a musica serteneja é um derivado do cautry...existe uma grande variedade do cautry por ai e um deles se assemelha ao sertanejo(bem o nome q eles dao no EUA nao e contry e um ai q nao lembro o nome)
5) Nao. VC q esta bebendo.... Pq folclore nao e so indigena e varias culturas q juntas formao o folclore.( vo ve se acho a divisao das lendas de q cultura pertence e posto aqui). E vc so afirmo oq eu disse. carnaval nao é brasileiro ja existia a muito tempo e os europeus, caso vc nao saiba ja tinha convivencia com a africa (no inico da escravidao + ou -) e pegaram algumas coisas delas e fizeram uma festa.(carnaval), e falaram q era deles, como fizeram com footboll. Ele era dos MAIAS(acho q era esse o povo) e um cara viu, botou regras...e pronto.
De certa forma vc nao esta errado. eu tb nao estou errado.
tudo q falei tem fonte...ou em livros dos autores:
Gilberto Cotrim
Nelson piletti
Claudino piletti
esse sao oq eu lembro dp eu pego na bliblioteca aqui de casa eu ponho toda a lista.
e de sites de informaçao.
Ps: meu pai viveu na roça eu mesmo ja convivi com as pessoas da roça nao pressiza me ensinar como eles mostrao suas composiçoes... q caso vc nao saiba nao era so da propia vida q eles cantam.
ou seja nao estou errado
edit: A È outra coisa sobre o sertanejo...NAO ESTOU FALANDO DE Q GEITO ELES INVENTAO AS LETRAS E SIM DO ESTILO DO SOM