Na tarde desta segunda-feira, o mundo da interatividade homem-máquina mudou para sempre. Durante uma conferência que antecede a Electronic Entertainment Expo 2009, importante feira do mundo dos video games popularmente conhecida como E3 2009, a Microsoft revelou um passo gigantesco no avanço tecnológico.
Como revelou o apresentador durante a conferência, isto vai além da ficção científica, visto que nem mesmo os grandes escritores deste gênero idealizaram algo tão avançado e, mesmo assim, a Microsoft conseguiu criar tal mecanismo.
Imagine que você está triste e então liga seu videogame para jogar. E se o garoto com o qual você interage no jogo perguntasse o motivo de sua tristeza? E mais: o que você diria se ele ficasse triste com você e convidasse você para um pequeno passatempo para deixar de lado a tristeza?
Você já pensou, ainda mais, em desenhar um símbolo e mostrá-lo ao seu personagem para que ele reconheça-o e diga o que acha dele, observando até mesmo a cor da caneta que você utilizou para desenhar em uma simples folha sulfite?
Ou então definir a intensidade e direção do chute daquele jogador de futebol com um chute de sua própria perna. Indo mais longe, lutar contra Ryu entrando quase que literalmente na pele de Ken (personagens da série Street Fighter).
Pois a partir da tarde desta segunda-feira, tudo isso deixa de ser imaginação e passa a ser a mais pura realidade com um nível de interação jamais visto no mundo dos vídeo games que atropela de vez o Nintendo Wii, o vídeo game mais interativo até então.
Para apresentar o projeto, além de grandes nomes da companhia fundada por Bill Gates, como Peter Molineux, criador do RPG Fable II, que fez muito sucesso no console da Microsoft, o Xbox 360, subiu ao palco também um nome muito pesado do cinema mundial: Steven Spielberg.
Pai de ET, Guerra dos Mundos, Tubarão e outros clássicos do cinema que falam por si, Spielberg explica sobre a proposta deu à luz o projeto Natal, como está sendo chamado o novo sistema de controle.
Deixando para trás os botões
Steven Spielberg explicou que uma de suas preocupações, como grande fã de vídeo games, era que os controles se tornassem cada vez mais complexos, impedindo que pessoas pouco adaptadas a eles participassem das partidas de games. Ele citou ainda que 60% das casas norte-americanas não possui consoles de vídeo game.
Pensando nisso, a Microsoft disse para si mesma: é claro que podemos criar um controle com sensor de movimento, como o Nunchuk, da rival Nintendo, mas será que podemos criar um sistema que exclua de uma vez por todas os controles?
Confiantes de que eram capazes de revolucionar para sempre o mundo dos vídeo games, os pesquisadores da companhia começaram a trabalhar num projeto secreto, enquanto informações furadas sobre um projeto chamado Newton vazavam na internet, despistando fãs bisbilhoteiros e espiões industriais.
Hoje, a Microsoft trouxe a bomba ao público apresentando uma série de experiências interativas em tempo real com o uso do sistema desenvolvido por seus pesquisadores, que utiliza uma câmera para captar os movimentos e um microfone para captar a voz dos jogadores.
Project Natal
Intitulado Project Natal, nome que em nada se refere à data comemorativa cristã que em inglês é chamada Christmas, o sistema permite inúmeras possibilidades. Um dos exemplo apresentados na conferência envolve pintura utilizando as mãos.
Juntando ambas as mãos em forma de concha, o jogador pode espalhar tinta por uma tela virtual, bastando dizer o nome de uma cor (em inglês) para que o sistema troque automaticamente de cor.
É possível ainda alterar o modo para apenas uma mão e traçar na tela como se você usasse seus dedos como um pincel, criando assim formas mais detalhadas. Como se não bastasse, um sistema de stencil permite que o Natal capture as posições que você faz com seu corpo, podendo fazer isso com mais de uma pessoa para criar as mais diferentes formas possíveis.
Sem a menor sombra de dúvidas, o Projeto Natal é uma das propostas mais envolventes que o mundo do entretenimento virtual já viu. Até mesmo a Dashboard (menu de seleção do Xbox 360) terá compatibilidade com o sistema.
para navegar entre os menus, nada de setas para a esquerda e para a direita. Pequenos “tapas” com a mão, como se empurrassem os quadros da Dashboard substituem quaisquer botões, e um comando de voz como “Play” inicia o conteúdo selecionado.
Digamos que você esteja assistindo a um filme que, por sinal, poderá ser transmitido diretamente da Xbox Live, sem downloads ou pausas para carregar como acontece no YouTube (tudo em 1080p HD, a melhor resolução de imagem existente no momento).
Então, ao final do vídeo, você quer que o console desligue, mas o controle não está perto de você, afinal nem sequer existem mais controles. O que fazer? É muito simples: você diz “Good Night” (Boa Noite, em inglês), e o sistema desliga automaticamente.
Mais uma vez, é importante ressaltar que apesar de ser lançado para vídeo games, o Projeto Natal vai muito além da interação em jogos: tudo, absolutamente tudo que você conhece de interação virtual poderá mudar daqui para a frente, basta uma simples adaptação do sistema, pois a parte difícil já foi feita.
Para provar que o sistema funciona a Microsoft irá oferecer, durante a E3 2009 (que vai de 2 a 4 de junho), uma série de sessões exclusivas com jornalistas “escolhidos a dedo” que poderão experimentar o sistema por si só e comprovar a qualidade e sensibilidade do Natal.
Não foi anunciada uma data de lançamento ou mesmo um preço pré-estabelecido para o sistema. Maiores informações devem ser reveladas no decorrer desta semana, durante a E3 2009. fonte
Eu vi na uol achei bem legal, mas só vou comprar qnd for um que eu possa entrar dentro do jogo e qnd eu morrer no jogo morra na vida real o.O auhuahua
brinks
Jaja o wii lança algo pra superar isso.
02-06-2009, 13:57
GuGa™
Realmente muito foda e incrível, acho que agora só precisaram melhorar a qualidade gráfica pra aproximar ainda mais do real, fora isso ta perfeito já;
02-06-2009, 14:22
[JT]
Citação:
Postado originalmente por Lord dx
Jaja o wii lança algo pra superar isso.
quebro a kra amigo, a conferencia da nintendo acabou e não teve nada de especial, so mostro uns 4 jogos do mario, um novo Metroid, o Dead Space, The conduit, Resident evil, Wii fit e o motion plus...
02-06-2009, 15:01
El Bozonildo Palhaçón
Idéia boa, para dar certo precisam aderir a alguns pontos:
- Os jogos realmente importantes aderirem a ela
- Não ter um custo excessivo
- Pessoal ter espaço para aquilo
- Realmente funcionar do jeito mostrado, sem grande falhas
02-06-2009, 15:27
Sealiah
Muito foda, concerteza eu irei ter algum dia.
02-06-2009, 16:24
Shiro-kun
Parece inovador... mas há um erro... e para se mover? No primeiro video, o garotinho vai pra frente. E se ele chegar na estante ou na TV, não conseguindo mais se mover? Se ele andar para trás, o personagem acompanha, então não há como prosseguir. Isso pela lógica.
Alguma explicação sobre como se mover "além da sala"?
02-06-2009, 16:44
Eragonlordex
A conferência da Microsoft no E3 foi a melhor na minha opinião. Genial esse Projeto Natal, simplesmente.
Tenho a mesma pergunta que o Shiro, como vai ser a movimentação além-sala ._.?
De qualquer geito, muito bom. Será que FPS vai se jogar quenem o FPS Doug?[+BOOM! HEADSHOT!]huAHUAHUAHUA XD
Muito bom, o Wii vai pro chinelo depois disso.
02-06-2009, 16:56
Golden Spirit
muuuuito foda o_O
e eu que achava o wii tecnologia demais pra mim?
uahuahuahu
02-06-2009, 16:59
Zombie Ninja Laser Pirate Dragon of Doom
NO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREONO CREO
NO CREO
NO CREO
Caraca, é tudo tão OMAIGOD que nem acredito bixo, carals
02-06-2009, 17:20
Lord dx
Citação:
Postado originalmente por [JT]
quebro a kra amigo, a conferencia da nintendo acabou e não teve nada de especial, so mostro uns 4 jogos do mario, um novo Metroid, o Dead Space, The conduit, Resident evil, Wii fit e o motion plus...
Na verdade me refiro ao futuro ja que ela nao poderia lançar algo melhor se isso nem tinha sido apresentado...
É claro que vão lançar.
Consoles da microsoft não me agradam mto... não sei pq. Não gosto.
<isso não quer dizer que eu não achei o natal supimpa e se alguém quiser me dar um natal de presente de natal eu aceito =) >
02-06-2009, 17:31
[JT]
Citação:
Postado originalmente por Lord dx
Na verdade me refiro ao futuro ja que ela nao poderia lançar algo melhor se isso nem tinha sido apresentado...
É claro que vão lançar.
Consoles da microsoft não me agradam mto... não sei pq. Não gosto.
<isso não quer dizer que eu não achei o natal supimpa e se alguém quiser me dar um natal de presente de natal eu aceito =) >
a bom...
soh sei q esse natal eh promissor, mas eu não largo tão facil o controle/mouse e teclado...
02-06-2009, 17:36
zigauns
deixa ver se eu entendi, vai ser um eyetoy com reconhecimento de fala?
nah, prefiro controle/kb&m
02-06-2009, 17:38
Kot
Eu acho que um controle ainda vai ser necessário, vamos supor que venha algo parecido como counter strike, como você vai fazer para correr para frente, atirar, entre outras possíveis ações?
Vai ser parecido com o Metroid pro Wii, do meu ponto de vista pelo menos.
02-06-2009, 18:26
jiraya el xico
Legal essa interatividade, porém dependendo do jogo, acho melhor ter um controle, se isso tiver a opção de ter ou não o controle, ai sim fica perfeito, do contrário vai ser igual aqueles dance revolution/blablablabla, na teoria parece otimo, mas na pratica o povo vai ficar com preguiça de ficar fazendo mimica/danca/etc.
02-06-2009, 18:41
Hanzo
Alguem aqui viu a conferencia da sony?
Falaram o que?
cya :)
02-06-2009, 18:47
Kot
Citação:
Postado originalmente por Hanzo
Alguem aqui viu a conferencia da sony?
Falaram o que?
cya :)
Que estão desesperados. :riso:
02-06-2009, 19:31
Dragon of Nightmares
Citação:
Postado originalmente por jiraya el xico
Legal essa interatividade, porém dependendo do jogo, acho melhor ter um controle, se isso tiver a opção de ter ou não o controle, ai sim fica perfeito, do contrário vai ser igual aqueles dance revolution/blablablabla, na teoria parece otimo, mas na pratica o povo vai ficar com preguiça de ficar fazendo mimica/danca/etc.
não acho lá que o povo vai enjoar, mas acho que realmente, dependendo do jogo, seria mais fácil ter um controle, e tenho a mesma dúvida que o cara lá que disse como se movimenta "além da sala"... mas a Microsoft deve ter desenvolvido alguma coisa pra resolver esse problema, caso contrário, não teriam lançado
02-06-2009, 20:32
jiraya el xico
Citação:
Postado originalmente por Dragon of Nightmares
não acho lá que o povo vai enjoar, mas acho que realmente, dependendo do jogo, seria mais fácil ter um controle, e tenho a mesma dúvida que o cara lá que disse como se movimenta "além da sala"... mas a Microsoft deve ter desenvolvido alguma coisa pra resolver esse problema, caso contrário, não teriam lançado
Não sei, os jogadores habituais preferem comodidade, ficar jogando sentado no sofa é bem mais comodo que ficar andando pra lá e pra ca no meio da sala. Mas vai saber... Pelo visto o objetivo da microsoft é pegar a parcela da população que não joga, então pode até ser uma idéia que funcione.
Mas imagino se não tiver opção de controle e lançarem um street fighter ou coisa do tipo pro console, vai ser meio tosco já que fazer os movimentos deles vai ser no minimo complicado.
02-06-2009, 20:44
Eragonlordex
Citação:
Postado originalmente por jiraya el xico
Não sei, os jogadores habituais preferem comodidade, ficar jogando sentado no sofa é bem mais comodo que ficar andando pra lá e pra ca no meio da sala. Mas vai saber... Pelo visto o objetivo da microsoft é pegar a parcela da população que não joga, então pode até ser uma idéia que funcione.
Mas imagino se não tiver opção de controle e lançarem um street fighter ou coisa do tipo pro console, vai ser meio tosco já que fazer os movimentos deles vai ser no minimo complicado.
Sim, com certeza. Mas eu andei vendo umas fotos da "coisa", e acho que nos jogos vai sim ter opção de usar controle ou não, pois o sensor é conectado em um Xbox 360, daí acho que o mesmo jogo vai poder tirar o sensor e jogar com controle quem quiser :P http://www.gizmodo.com.br/sites/all/.../e3xbox302.jpg
Reparem no sensorzinho grudado na Tv ;)
Pelo que entendi é isso.
Isso é o que acho, que alguns jogos vai ter opção de jogar com ou sem controle ;)
02-06-2009, 20:49
El Bozonildo Palhaçón
Citação:
Postado originalmente por Eragonlordex
Reparem no sensorzinho grudado na Tv ;)
Pelo que entendi é isso.
Isso é o que acho, que alguns jogos vai ter opção de jogar com ou sem controle ;)
O problema é quais jogos permitirão isso. Não adianta nada criarem 10 jogos bestas que ninguém compra, teriam que usar isso em grandes franquias :)
02-06-2009, 20:58
Flea
Sell Wii.
Humilhou pqp
02-06-2009, 21:15
Eragonlordex
Citação:
Postado originalmente por Bozonildo
O problema é quais jogos permitirão isso. Não adianta nada criarem 10 jogos bestas que ninguém compra, teriam que usar isso em grandes franquias :)
Fato, já vi muito comentário nos vídeos de gente dizendo "I WANNA PLAY AS MASTER CHIEF!" e coisas do tipo... Acho que vão lançar grandes franquias com esse suporte no Xbox 360, não acho que demore muito pra Bungie começar a produzir algum Halo com suporte pra isso XD(se é que já não começou...)
Mas ainda tem Gears of War, e vários outros jogos bons...
Acho que as empresas desenvolvedoras vão ter que começar a investir nisso também :P, isso se a Microsoft não pagar algumas no início para produzir alguns jogos de grandes franquias com esse suporte, para dar mais popularidade, e com mais popularidade, mais jogos :o
02-06-2009, 21:20
Fox~
MEO IMAGINA VOCÊ ESTAR NA FASE FINAL DE UM JOGO OU GANHANDO DE SEU AMIGO NO WINNING ELEVEN DE 5 X 0 E VEM ALGUM FILHO DA PUTA E DIZ GOOD NIGHT PRO VIDEO GAME?!
CARACA.. EU MATAVA! AUHAHUUHAUHAOHIA
02-06-2009, 21:35
jiraya el xico
Citação:
Postado originalmente por Fox~
MEO IMAGINA VOCÊ ESTAR NA FASE FINAL DE UM JOGO OU GANHANDO DE SEU AMIGO NO WINNING ELEVEN DE 5 X 0 E VEM ALGUM FILHO DA PUTA E DIZ GOOD NIGHT PRO VIDEO GAME?!
Ou então ele te empurra e o personagem faz tudo errado =D
02-06-2009, 22:42
caikeke
aposto que o cara vai la, compra o sensor, coloca la no xbox dele e fica uma semana intera pulando de um lado pro otro da sala.
na outra semana ele ja ta sentado jogando com o controle porque é mais facil de fazer os movimentos.
convenhamos que ninguem aqui conseguiria fazer um meia lua+soco baixo na vida real né.
e tambem tem o espaço, vc vai andando e chega na estante, e ai?
e se vc ta jogando counter?
vc soh pode olhar pra frente pq se vc virar n vai conseguir ver a tv.
acho que ao ver vc acha tudo incrivel, mas é só vc olhar direito que verá que não tudo aquilo.
03-06-2009, 01:07
Rinnag
Legal só que vai ser impossivel jogar Winning Eleven ou algum Resident Evil da vida, acho que só vai ser usado em jogos quer precisam de pouco espaço, tipo corrida (que voce fica sentado) ou algum jogo de luta em que a fase seja pequena. Bye bye PS3.
03-06-2009, 12:38
arqueiro de inferna
duvido que de certo...
vai ter só jogo meia boca nisso e eu não vejo graça em ficar pulando igual um doido pra jogar um video game, com controle voce presta mais atenção no jogo.
esse ano os exclusivos do ps3 foram bem melhores que o do x-box
Killzone,infamous e god of war em breve o x-box não lançou nada que preste
03-06-2009, 14:09
Lord dx
Citação:
Postado originalmente por Fox~
Bah, ele reconheceria a voz e não desligaria...
O natal é só uma um aplicativo a mais, o pessoal já ta achando que ele vai extinguir de vez da face da Terra os outros jogos e controles.
Se vc é preguiçoso e não gosta de se mexer e nem jogar jogos desse tipo vc tem a opção de não usa-lo. Simples.
Na minha opinião jogos desse tipo são mto legais pra se jogar com os amigos na RL, agora se vc ta sozinho em casa eu mesmo fico com preguiça e prefiro usar um controle.
04-06-2009, 10:07
Vitz
Era de se esperar, o impacto do Wii na jogabilidade mudou a maneira de jogar console, os sonysta vão ter que engolir o orgulho e assumir que a nintendo abriu as portas para um novo mundo de possibilidades, tanto para o project natal quanto para aquela varinha brilhante do ps3.
04-06-2009, 11:28
Gaena Doul
Nem vai pro chinelo.Microsoft faz projetos e lança jogos toscos.
Nao me impressionaria se com esse project natal saisse apenas um tetris.
Se com o wii vc ja parecia um babaca mexendo o controle com esse troço ai vc vai parece um retardado mental comendo bananas jogando.
04-06-2009, 15:54
Titus
Citação:
Postado originalmente por caikeke
aposto que o cara vai la, compra o sensor, coloca la no xbox dele e fica uma semana intera pulando de um lado pro otro da sala.
na outra semana ele ja ta sentado jogando com o controle porque é mais facil de fazer os movimentos.
convenhamos que ninguem aqui conseguiria fazer um meia lua+soco baixo na vida real né.
e tambem tem o espaço, vc vai andando e chega na estante, e ai?
e se vc ta jogando counter?
vc soh pode olhar pra frente pq se vc virar n vai conseguir ver a tv.
acho que ao ver vc acha tudo incrivel, mas é só vc olhar direito que verá que não tudo aquilo.
óbviamente eles pensam nesse tipo de coisa
04-06-2009, 21:42
Gaena Doul
Citação:
Postado originalmente por Titus
óbviamente eles pensam nesse tipo de coisa
Ou não.
04-06-2009, 22:43
Titus
Citação:
Postado originalmente por Gaena Doul
Ou não.
Se nós, meros usuários com mínimo conhecimento do assunto, pensamos nesse tipo de coisa o mínimo que se pode esperar de uma empresa do porte da Microsoft, e dos experientes desenvolvedores deles, é que pensem e contornem essas coisas.
04-06-2009, 23:13
Vitz
Citação:
Postado originalmente por Gaena Doul
Ou não.
2 palavras pra ti:
Beta Testers ;D
05-06-2009, 04:51
oftouro
pqp...o wii eu ja axava q ia rebra tudo em kaza se eu tivesse um...imagina isso
é joga 2x algum jogo de luta deu...la se vai minha sala/tv/sofa e tudo q tem por perto...
se realmente funciona como aparece nos videos vai se foda d+...como foi dito no post...algo q realemnte vai revolucionar tudo q conhecemos sobre games
06-06-2009, 14:50
Ninja Dragon
PWNED
Sem mais comentários.
Citação:
Postado originalmente por [JT]
²
A conferência da Nintendo foi foda, mas não tinham como prever ISSO. Os japoneses devem tá arrancando os cabelo agora.
Resta vê o que eles vão mostra ano que vem. Proncipalmente a Sony, porque depois dessa o play 3 é totalmente obsoleto.
06-06-2009, 15:18
zigauns
Citação:
Postado originalmente por Ninja Dragon
PWNED
Sem mais comentários.
²
A conferência da Nintendo foi foda, mas não tinham como prever ISSO. Os japoneses devem tá arrancando os cabelo agora.
Resta vê o que eles vão mostra ano que vem. Proncipalmente a Sony, porque depois dessa o play 3 é totalmente obsoleto.
depois da micro$oft ter copiado o ps3eye o ps3 vai ficar totalmente obsoleto?
a única coisa que eu espero é que não vão todas as empresas no caminho dos wiimotes na próxima geração, puta coisa tosca.
06-06-2009, 17:01
Lord dx
Conheço gente que ainda tem um megadrive/super nes/ps1/ enfim.
Pq tão achando que esse aí vai acabar de vez com os outros?dã.
06-06-2009, 18:21
Jacker Muerte
A ideia de ligar meu console e aparecer um boneco querendo me consolar me deixa um pouco assustado :eek: