Girar a caneta, popularmente conhecido pelo nome em inglês Pen spinning, é um tipo de malabarismo ou passatempo muito popular em países asiáticos, mas que vem se difundindo nos últimos anos para outras regiões do planeta graças a expansão da internet. Consiste basicamente em rodar uma caneta em uma ou ambas das mãos, de forma sincronizada e rápida.
Não existe relatos de quem iniciou esse fenômeno, mas Hideaki Kondoh foi o primeiro spinner a criar um site público de pen spinning. Muitos falam que o pen spinning veio das manipulações com isqueiros e moedas, algumas manobras tinham semelhança no movimento. Desde então se espalhou rapidamente pelo mundo, e está crescendo cada vez mais.
Onde aprender
Não existem escolas de Pen spin, por isso, deve-se ser aprendido através de amigos praticantes ou através da internet, que é o mais comum. Hoje, existem poucos sites sobre o assunto, além disso, a maioria está fora de manutenção (abandonado). O melhor site para se aprender é o Youtube, que conta com o maior acervo de vídeos (tutoriais ou performances). Existe também uma pagina do brasil que é a brpsb (Brasil Pen Spinning Board), que se encontra no endereço www.brpsb.com.
Curiosidades
É muito praticado em escolas, faculdades e escritórios, lugares com alta concentração de canetas. Mesmo quem não conhece as técnicas mais a fundo, pratica ou já praticou sem querer alguma vez em um desses ambientes.
Muita gente ainda confunde a modalidade com o termo Pentrix. Isso não deve ocorrer já que Pentrix é o nome de um site muito famoso criado por Fernando "Kam" Kuo, um dos pioneiros no assunto. Kam é brasileiro, mas vive nos EUA.
No Japão, existe uma associação de Pen Spin chamada PenDolSa que vende mods* prontos e acessórios para pen spinning, é a única do gênero que se tem notícia no mundo.
Dentre os praticantes há diversos ídolos. O mais conhecido e admirado pela destreza na pratica da modalidade é, sem dúvida, Bonkura (já falecido).
* Mod: abreviação de "modification", no português modificação. São canetas modificadas para um melhor desempenho na prática.
Acham ridículo? Pegaram uma bic e já estão praticando? Dissertem sobre esse quase-esporte assaz interessante.
14-03-2009, 20:16
Locke Cole
Rumo à Taverna.
~ VUAAAAAAAAAAAASH ~
Abrassos e felissidades.
14-03-2009, 20:20
Rihuwe
Ouvi falar sobre Pen Spinning pela primeira vez a mais ou menos 6 meses, ate confesso que peguei minha caneta e tentei fazer alguma coisa (+ empolgacao).
Nao curti muito, legal de ver e tal mas eu nao teria paciencia de tentar denovo. :P
14-03-2009, 20:59
Hillort
o baterista da minha banda faz com as baquetas, agora eu não consigo fazer nem a pal, cordenação motora pra isso é zero :X
14-03-2009, 21:06
De Brinde Uma Flexada
eu faço pen spinning desde o ano passado, tenho inclusive uma MOD (caneta geneticamente modificada para facilitar as manobras, ela eh maior que uma caneta comum), sei fazer tumb around e tumb around inverse, o classico charge, o finger pass e um otro la que nao sei o nome, alem de um que EU inventei u.ú, mas comparado a esses cara do vidio eu so ruizinho =(
14-03-2009, 21:25
Flapjack
Faço umas coisas toscas durante a aula, nada mais. quero ver o tutorial agora =D
14-03-2009, 21:27
GrYllO
Bem doido isso dae, mas eu não tenho coordenação suficiente (aliás, nunca parei pra tentar, uhaeuaehuHAE)!
14-03-2009, 21:29
IllNino
Citação:
Postado originalmente por De Brinde Uma Flexada
eu faço pen spinning desde o ano passado, tenho inclusive uma MOD (caneta geneticamente modificada para facilitar as manobras, ela eh maior que uma caneta comum), sei fazer tumb around e tumb around inverse, o classico charge, o finger pass e um otro la que nao sei o nome, alem de um que EU inventei u.ú, mas comparado a esses cara do vidio eu so ruizinho =(
achei legal pra passa o tempo esse pen spinning, como que vc feis essa MOD? tipo parece que é mais facil com elas modificadas queria sabe se é complicado modifica elas tipo se tem que corta cola essas coisa ou é soh passa um durex e ja era.
14-03-2009, 21:49
De Brinde Uma Flexada
meu amigo que fez x.X''
eu axo bem complicadinho fazer... mas tem um jeito facil de fazer uma mod:
1. pegue um lapis bic verde *evolution*
2. compre duas dakelas borrachas brancas de por na ponta do lapis.
3. coloque uma borracha em cada ponta e pronto !
tenho inclusive uma MOD (caneta geneticamente modificada para facilitar as manobras
Já perdeu quantos quilos fazendo altas manobras no maior agito?
Tópico: Vou tentar aqui, em uma semana postarei um vídeo do meu progresso.
14-03-2009, 22:01
Lord Destruction
Deve ser lgl e tals vc saber isso.. Mas achei mtt inútil. okpsaposkaokpsa
14-03-2009, 22:11
Criatura
Meu amigo ja treinou por 1 mes,ele disse que é bem dificil D:
15-03-2009, 08:18
invu
Achei muito enteresante e vai me ajudar muito ja que sou iperativo.
vou treinar isso dai depois comento ou se ficar rasuavel posto um video.
15-03-2009, 15:45
De Brinde Uma Flexada
Citação:
Postado originalmente por invu
Achei muito enteresante e vai me ajudar muito ja que sou iperativo.
Exatamente, eu também sou; nao consigo parar quieto com as maos entao encontrei no pen spin um jeito mais divertido e impressionante de ocupar minhas maozinhas [+atrai olhares curiosos de cocotas]
15-03-2009, 16:29
Golden Spirit
eu faço o bem basico
ficar meia hora girando pro mesmo lado
e mesmo assim ainda sou um cado devagar xDD
15-03-2009, 16:37
Danger_Crazy
Eu pratico a 4 meses e meio +- Tem campeonatos e talz, bem legal ^^
Procurem no Youtube por s777, Dongza, Bonkura, SpinnerPeem, etc.. ^^
ai cara, ganha dinheiro postando esses videos na internet? pq c ganhar eu vou fazer um video ensinando a girar bola d basquete no dedo(sou bom nisso sei fazer varias manobras girando a bola:))