∅
∅
sim existia uma matéria na super sobre o descobrimento do brasil não tive a oprtunidade de lê-lo inteiro mas acredito que o mundo inteiro foi descoberto antes dos tempos de espanha e portugal.
=o
só o tempo dirá... descobertas deveriam ser mais estudadas antes que suas teorias fossem reveladas para o mundo...
A matéria da Super, se é a que eu estou achando que é, falava que os Chineses descobriram o Brasil. E é uma hipótese...
Agora, romanos? Essa história aí tá muito mal contada...
Aha, a matéria é boa, afinal, romanos ou portugueses, tanto faz quem descobriu o Brasil, acho que não mudaria em nada mesmo x.x
A Marinha de Roma nao era tao boa para atravessar um oceano agitado como o Atlântico. Eu já li em alguns lugares que os vikings teriam criados pequenas colonias na América do Norte, a maioria vindos da Groênlandia até o Canadá e os EUA, e, para quem nao sabe, a melhor "marinha" da época eram deles.
Sempre tem e terá um pesquisador querendo mostrar que acha tudo, mas no final suas hipoteses nao tem a minima lógica. De fato nao importa quem descobriu, mas quem veio e ficou.
Chegar primeiro, qualquer um pode ter chegado; desde os romanos aos asiáticos, passando até mesmo pelos vikings.
O fato é que essas culturas não influenciaram na colonização do nosso povo. Não por que eles não eram filhos da puta o suficiente para fazer as misérias que os portugueses fizeram, mas por outros motivos, os quais eu não sei.
Essa história de "descoberta" não é o ponto principal.
··Hail the prince of Saiyans··
E a possibilidade de os próprios romanos terem cruzado (Aquela linha lá sei la o nome 0.o que disseram que fico gelo o mar, ou se não por embarcação mesmo)
levando consigo a cultura romana, que foi se perdendo a tempos...
pode ter sido sim, mas só uma passagem, sem colonização
o vaso tambem poderia ter sido apenas de um colecionador portugês...
tambem alguns historiadores acreditam q os Vikings passaram pela America do Norte(fonte: Age of Empires II :P)
É tão dificil aceitar que foram os índios pelo estreito de Bering?
Foram os Chineses, eles estão entre as civilizações mais antigas e mais avançadas.
Se veio alguém antes dos portugueses, a lógica para eles não terem fundado uma colônia:
- Eram tecnologicamente semelhantes, ou seja, espadas e flechas. Diferentemente dos portugueses, que chagaram aqui com pólvora.
- Chegavam aqui por acidente, e não tinham como voltar nem como se comunicar, então morriam por aqui mesmo canibalizados pelos índios.
- Chegaram abafando, considerados deuses por serem brancos de olhos azuis, e resolveram ficar mesmo, tipo aquele desenho da Disney, "não-sei-o-quê do El'Dourado".
∅
Duvido que os romanos tenham descoberto o Brasil, uma vez que a unica "prova" seria a anfora, que, convenientemente, desapareceu..
Isso não quer dizer que os romanos estiveram aqui primeiro, aliás nem quer dizer que estiveram aqui...
Pra mim, acho que não faz tanta diferença. Quem investiu aqui foram os Europeus e quem nomeou o continente foi Américo Vespúcio.
Saber quem esteve aqui depois dos índios é só uma curiosidade histórica.
Pelo que eu já li sobre a historia romana eu não creio que eles teriam chance de cruzar o Atlantico duas vezes(ida e volta), pode até ser que um barco romano tenha vindo até aqui, mas dificilmente ele conseguiria voltar e anunciar a descoberta a Roma, o que na minha opinião torna a descoberta nula.
Fico com a versao da Marinha mesmo.
As ânforas podem ter sido alvos de saques por navios portugueses ou sei lá o que, aí o navio afunda aqui perto da nossa costa e já era :D!
Não acho que os romanos foram os primeiros a colocarem o pé no Brasil.
Em uma Super Interessante tinha uma matéria muito boa sobre isso. Dizia que os nórdicos e os chineses descobriram a América, mas falava que os celtas e fenícios podem ter descoberto também. E agora os romanos? Pelo jeito ninguém quis o Brasil e sobrou para os portugueses que chegaram por último.
Nao é questao de nao querer, é questao de fundar toda uma civilização num dos maiores continentes do mundo, acha que é facil começar tudo do 0?
Outro cara que nao sabe nada de historia do Brasil e bota a culpa de nossa desgraça aos portugueses? pff