<editado>
Sauron.
Versão Imprimível
<editado>
Sauron.
Está bom...
É só um prólogo, então não tenho como falar muita coisa.
Mas gostaria de apontar uma coisa:
Você em um dos parágrafos narrou a morte do cara de um jeito tão trágico. E no parágrafo seguinte falou que "a novidade fora espalhada" de um jeito que chegou a ser "simpático".
Fique atento à isso... nesses casos a palavra "notícia" se encaixaria melhor.
Esperando o Capítulo Um.
Abraços~
Desde já, boa sorte.
O ILUMINADO.
Eu não entendo. Erros de português tudo bem, mas o que tem de clichê nessa história? Eu comecei a muito pouco e espero muitos erros... mas falar que é clichê, simplesmente não entendo.
Sobre o que eu revisei, era só a frase no final. Sobre a troca de novidade para notícia.
Eu olhei o prólogo da sua história, e não enxergo nada diferente. Mostra uma mulher dando a luz, relata o ambiente, ela morre, é comida, e a entrada do feiticeiro.
O meu relata o ambiente, mostra um pai e guerreiro morrendo por traição, ele morre, e a notícia chega a seu filho.
Boa noite, Sauron
O ILUMINADO
Não existe clichê nenhum na minha história. Você esta tentando prever ela com a teoria do pai~, sendo que eu nem comentei nada ainda. É aí que eu engano o leitor. Obrigado de qualquer jeito,
Sauron :)
Sauron...
Você me pediu e eu estou aqui.
Enfim, seu jeito de narrar me surpreende para um novato. Eu ainda me lembro do Wicht, nossa que pesadelo:eek:
Você tem potencial, como antes já lhe falei.
Não se encontra graves erros, o jeito que você escreve é bom.
Porém, eu venho a lhe dizer, que sua história...
Bem, ela não tem muita coisa de clichê, não. O único, talvez, clichê que se tenha de fato, é a personagem trair o vilarejo e depois morrer por traí-lo.
O wicht só está batendo na mesma tecla, porque simplesmente, você ainda não comentou na dele:yelrotflm
Mas bem, se formos analisar, ela tem clichê. Não confie totalmente na sua cabeça, às vezes, ela é traiçoeira, e te dá uma história que tem um pingo de clichê.
Portanto, o que posso lhe falar, é que você ainda não se encontrou com um enredo. Quando você encontrar, creio que você terá uma boa história em mãos.
Mas não vou falar muita coisa, é um prólogo...
Álias, já lhe dei várias dicas que serão importantes por MP.
Enfim, siga-as e pense em um enredo.
Perca tempo para escrever seu RP, vá dormir, esqueça sua RP, e depois volte e revise.
Próximo capítulo?
Hovelst, o insano
vem cá, como ele ficou sabendo que era de pedra 0.0, podia ser numa casa não?? num tem muita importancia, mas é só pra chamar atenção ^^
dez metro de "altura", não seria distancia??Citação:
Sabia que minha traição me levaria a alguma lugar assim; e temia, porém achava que sob a guarda do meu mestre, nada me aconteceria. O lugar era com certeza uma caverna no meio vertical de uma montanha, toda de pedra como previ. Lá fora caía uma chuva extremamente forte, e o riacho no qual mencionei ficava a pouco mais, pouco menos que a dez metros de altura de onde estava.
creio que o certo seria "matem-no" sem contar que se era pra ter matado que fizessem logo xPCitação:
- Não vou perdoá-lo, já decidi. Matem-o.
que amigo da onça 0.0 belo jeito de dizer, seu pai morreu 0.0 nossa essa vai ficar na história xPCitação:
- Infelizmente sou eu tenho que lhe falar, Leeko. Seu pai foi capturado pelas tropas de Ravenbor e... bom... se vê a cabeça a uma distância incomum de seu corpo. Eu lamento muito – disse com uma voz quase que sumindo, um fiel amigo de seu pai.
acho que foi aqui que witch viu o clichê, a velha história da vingança ;)Citação:
Foi aí que Leeko, filho de um homem morto, com seus dezenove anos, chorou. E tomou uma decisão importantíssima.
agora tive mais paciencia de dar quote xP tirando isso a história ta boa e com um bom futuro, creio que vc deve continuar com esse caminho(tirando a parte da vingança xP) vc escreve muito bem e se continuar vc pode melhorar ainda mais, por isso continue, estarei sempre acompanhando ;)
Clichê talvez em relação a decisão importantissima. Como a história não tem uma continuação não é possivel dizer com certeza, mas veja bem, podemos prever que o filho irá vingar a morte do pai, que ele irá se revoltar com o mundo, caçar os assassinos até o Inferno, etc.
Isso seria clichê.
Quanto a história, legal, bacaninha, um Prologo curto, sem muitas emoções... Alias, quanto as emoções, acho que quando alguém lê um história, a pessoa deve se sentir atraida pelos personagens a ponto de sentir o que eles sentem. Pelo menos imaginar, ter uma idéia. A morte do cara acontece muito de repente, sem mais nem menos, e ele ainda diz que foi o pior dia da vida dele. Qual a intenção, que a gente fique com dó? o.ó Ou não teve intenção? Só não entendi essa parte.
De resto, vá continuando pra gente ler mais. =D
Coisas que eu li em comentários e discordo (Ao primeiro usuário citado, saiba que eu não estou te repreendendo nem nada, apenas quero discordar amigavelmente mostrando meu ponto de vista. Ao segundo, porém, sinta-se à vontade para ler o que eu escrevi imaginando que uma voz calma, mas nada amigável, lhe fala.):
@Thulio:
"dez metro de "altura", não seria distancia??" - Se você reler atentamente o parágrafo, vai ver que ele falou sobre um riacho que realmente estava em uma diferença de altura da posição de quem relata. A caverna da onde o personagem principal fala está há muitos metros do chão, dentro de uma cachoeira. (Pelo menos foi o que eu entendi).
@witcht' druid: Não julgue o autor sem provas, dizer que ele mente e que escreve o texto em dez minutos é uma atitude leviana e totalmente reprovável. Onde está a crítica construtiva nesses comentários, que beiram a ofensa? Ah, e se decidir falar sobre os erros decentemente, faça questão de enumerar os mesmos. Para mim não significa nada um crítico falar e falar do clichê sem deixar bem claro onde que o mesmo apareceu no texto (veja que o Thulio acabou fazendo uma suposição sobre o lugar onde você achou o clichê, o que prova que você não foi claro). Você foi o banal, achando que falar a palavra "clichê" é um ato auto-explicativo, e que as coisas são tão simples assim. E eu digo que não é tão simples por um único motivo: Esse é apenas o prólogo, não o enredo completo. A paciência é essencial, espere a história de verdade aparecer para manifestar as suas agressividades.
Ah, "o clichê está na alma" do fulano? Isso não existe, clichê é questão de hábito (e portanto pode ser mudado), não de essência (aliás, todos os aspectos na escrita de um autor são questão de hábito.). E por favor, pare de ser tão dramático. Isso aqui não é um tópico profissional, você não está sendo pago para criticar nem muito menos comprou o livro com esse prólogo para que por um breve segundo sequer você pudesse pensar que tem direito de falar uma coisa dessas.
Veja alguns sinônimos da palavra "sórdido" (cortesia do Word): Abominável, desprezível, detestável.
..... [sarcástico]Ah sim, realmente abominável essa falta da letra maiúscula, sórdido... Bah, que horror!....[/sarcástico]Citação:
e... bom... se
Pense bem, veja que os três pontos foram usados como modo de mostrar uma passagem simbólica (bem curta) de tempo. É claro que o certo seria usar letra maiúscula, mas isso não fez diferença nenhuma no enredo nem atrapalhou o entendimento da frase e, portanto, foi totalmente desnecessária essa ênfase teatral.
Respeite para ser respeitado. Esse é o lema do Tibia, a regra básica da vida em sociedade e não poderia ser diferente nesse fórum. Falar no final que "não queria ser rude ou arrogante, não foi a intenção" depois de fazer um ataque de graça e sem fundamento nenhum como foi o seu, não muda nada.
-----------------------------------------------------
Agora o principal, a crítica.
Sobre o prólogo, a palavra "importantíssima" deu uma ênfase realmente desnecessária (ficou estranho, como se o narrador estivesse julgando as ações do personagem, e não cabe ao narrador[se ele é impessoal], mas ao leitor, julgar as ações), mas ao certo você não irá dar uma continuidade óbvia para essa "decisão". O contrário seria decepcionante.
Pois bem, a parte que fala sobre a morte do pai dele, bem.... foi simplesmente hilária. Nâo sei se a intenção foi essa, mas se não foi intencional então seria sensato mudar a expressão usada para alguma coisa mais séria e mais amena. Não se fala pra uma criança que a cabeça do pai dela ficou muito longe do pescoço. O nome desse recurso de linguagem é "eufemismo", mas o problema é que quando se vai usar um eufemismo para disfarçar a palavra "morte" em uma frase que precisa ser dita a um ente querido do morto, geralmente é usada uma frase mais "simpática" do que a que você usou...
E sobre o aspecto comum do homem que trai e é morto, geralmente o ponto de vista do narrador não é o do traidor, mas o do traído. Sendo assim, esse caso tecnicamente não pode ser considerado clichê, pois sai do comum.
É isso, prólogos só rendem críticas curtas, qualquer coisa a mais seria supor sem fundamento.
Próximo Capítulo?
A.E. Melgraon I
O ILUMINADO
Wicht...
Sinceramente.
Eu estou ficando com nojo de ler seus comentários.
E como vc sabe,
eu não pego leve ou aliviar pra ninguém não.
Estou sendo sincero.
E a falcidade evidente em "tuas linhas", meu caro amigo.
Me dá um nojo que seria difícil explicar.
E se vc continuar falando besteira aqui para dar flood sobre seus coments,
Atrapalhando a hist´´oria do nosso amigo,
Porque vc não está "criticando justamente" ou "adicionando coisas úteis ao tópico",
Como diz as regras daqui do forum.
Eu serei obrigado a reportar os seus flo... ops, "suas linhas" para algum moderador.
Antes de dar minha crítica eu gostaria de dizer que tentei postar hoje à tarde
MAs que não sei porque não consegui xD.
Agora eu quero explicar à você, Jovem Sauron.
Que sua história não tem clichê,
Apedar de aparentar.
Até porque, para mim, O clichê se localiza no enredo principal, ou em algum enrredo secundário da história.
Até porque boas histórias sempre têm mais de um enredo.
Como maior exemplo tiro O Senhor dos Anéis.
Onde cada personágem tem praticarmente um pequeno enredo particular.
Com Aragorn e seu trono.
Como Gandalf em sua jornada para se tornar O Branco.
Ou Samuaise em sua paixão por Frodo.
Até Saruman está tentando criar um enel e tomar o trono de Sauron.
Cada um tem uma pequena motivação própria e uma busca.
E a menos que eu esteja errado, e peço que me corrijam caso esteja,
Isso é um pequeno enredo.
E todos estão unidos pela busca à destruição do Um Anel.
Ou seja, o enredo principal.
MAs não fique alegre.
Sua história pode não ter pecado nisso, ainda.
Mas certamente pecou em outros pontos.
O primeiro que eu notei foi o seguinte:
Quando vc vê um personágem "narrando" uma história.
Isso quer dizer que ele "sobreviveu para contar a mesma à alguém.
E quando falaram em matar seu personágem,
Eu logo pensei que ele ia conseguir escapar de algum jeito.
Isso pode não lhe parecer um erro.
Mas é. E você deve ter cuidado com isso.
Acho melhor vc mudar agora,
MAs se não quiser
Pode deixar.
Mas lembre-se: Quem conta histórias é porque está vivo.
Ou então, é um fantasma.
O que não é seu caso, eu cacho.
Outra coisa que o Melgraon I citou foi o seu finalzinho para o prólogo.
Tomo cuidado.
porque não há nada mais decepcionante em uma história do que um final previsível.
Minha primeira história tinha um assim.
A Batalha de Icaruz o nome dela.
MAs eu parei no capítulo quartoze Justamente por isso.
Comecei mais ou menos, E acabei muito melhor, quase bom.
MAs o final era previsível, e o enredo mal trabalhado.
Então, eu parei.
Acho que você pode surpreender,
Por isso digo que "ainda" não há clichês.
E pode tomar um caminho imprevisto.
Mas se o caminho do garoto for a vingança
Você certamente cairá em um clichê bobo.
Tente apimentar isso.
Trente fazer o leitor esquecer um pouco também
Seria muito bom
Depois volte com a vingança
E a esqueça outra vez.
Fazendo o leitor pensar o seguinte:
Ele está vivendo sua vida, mas ainda não esqueceu o que aconteceu.
Só que ele vai pensar que esse não é o verdadeiro enredo da história.
E quando você vier e acabar ela novamente com a vingança,
Você certamente surpreenderá o leitor.
Então,. assim, sua história ficará interessante.
MAs isso é trabalhoso e cansativo.
Talvez você ache difícil de contruir, mas não deve desistir.
O Melgraon I Falou algumas coisas que eu tinha notado,
então,
não rpeciso citar outra vez.
O Thulio também
Então, acho que você deve prestar atenção ao que eles disseram.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Holv~
Não errei seu nome não.
Eu realmente não falei ele certo, mas deixe-me explicar rapidinho:
Seu nome é Hovelst.
E eu abreviei para um "apelidozinho" que seria com o som de Houlvi.
MAs que eu escrevi assim: Holv. Entendeu?
O "~" é a maneira tibiana dee mostrar que o nome não está completo.
Você pode ver isso quando os personágens mais antigos dão exiva.
Mas se você não gostou posso não usar mais.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Agora...
As pessoas que não querem perder tempo lendo o esporro que "alguém"
vai levar, por favor, continue do próximo coment.
Obrigado...
Ficou bem maior do que eu esperava :yelrotflm
Bom...
Agora que já dei minhas críticas e sujestões - e explicações -, tenho algumas coisas para falar.
Pessoal...
Eu sinceramente vejo cada coisa aqui.
Às vezes dá raiva ler os comentários das histórias.
E olhem que eu sempre gostei de ler os coments.
POxa...
Eu queria dar enfase ao Wicht agora.
Wicht...
O que você fez aqui, para mim,
Soou nojento cara.
Você leu a história,
Subestimou e- pior! -, Julgou ele, mostrando um rpeconceito infundado.
Eu li a história e ela está muito bem escrita.
Embora dê para ver que o autor não tem muita prática.
Pois o modo como ele "junta" os fatos ainda não é muito claro.
Mas em termos de erros e talz, está bem escrita sim.
E você, na sua ignorância insignificante,
fala que ele não deve ter feito isso ou aquilo.
Eu quero lhe perguntar: Quem é você?!
Você que dizia ler e reler sus textos e quando postava pareciam ter sido feitos por um garotinho de terceira série disistente do primeiro semestre.
Sem a menor concordância e, às vezes, até sem lógica.
E aidna sim insistia que lia e relia.
Compare seus primeiros textos com os dele
E eu lhe digo: Os dele são muito melhores que os seus!
Então eu acho que você devia baixar a crissta e ser mais humilde.
Seus comentários estão soando "falsos!"
Você enfeita aqui e ali.
tenta falar poeticamente e tudo o mais.
Mais tudo isso me é irônico, e eu abomino isso.
Digo todas essas coisas publicamente para quer você crie verjgonha na cara e escreva como fala.
POrque todas às vezes que você fala aqui ou comigo
VOcê tenta enfeitar e tudo o mais.
MAs eu sei!
Você não fala assim!
E eu estou julgando você, sim!
Mas eu tenho porque julgar você.
Eu tenho provas disso.
E inclusive, quando eu lhe precionei uma evz no msn,
Voçê assumiu que não falava assim.
Então trate de deixar de ser ridículo e hipócrita para virar um homem!
Porque um homem de verdade não finge ser quem não é.
E sim!
Você está fingindo!
E fingir é mentir.
E eu não gosto de mentiroso!
E sem falar que você é um mau fingidor.
Se ao menos fingisse bem,
eu ainda gostaria de ter você comigo para aprender com você.
Porque você saber fgingir numa hora certa pode ser útil.
MAs para enganar os outros...
Eu desmascaro logo!
Porque isso é safadesa, e safadesa perto de mim num rola não!
Sei que você gosta de mim e me respeita,
Ao menos é o que você diz.
Então tome isso como uma lapada bem dada.
Para que você se toque e deixe de ser tolo!
Porque é assim que você está sendo.
E eu sei que isso vai demorar.
Num são meses não.
São anos.
Mas quem sabe um dia nós não possamos simpatizar um com o outro.
BAsta apenas você criar vergonha, deixar de fazer merdae virar um homem.
Amadurecer Wicht.... é isso que você precisa.
Agora mo mais deplorável nos seus coments...
Se é que isso é possível.
Você fez tudo isso só para que o Sauron fosse na sua história.
Você em todos quiz dizer a ele que devia passar lá.
Comentar.
Ler sua história.
Aprender com ela.
Wicht...
Eu já mostrei uma vez uma história minha para o povo aprender...
MAs foi no seguinte sentido:
"Vejam que eu errei nisso e nisso" eu falei "essa história fracassou por isso. E vocês estão tendo um exemplo. Agora deixem de fazer o mesmo e aprenda, como eu fiz."
Não do modo como você está mostrando:
"Veja a minha porque ela está boa e você aprenderá com ela."
Isso é ridículo.
Porque quem é você para julgar sua própria história?!
São as outras pessoas que devem dizer isso.
São eles, o público, que devem dizer que os outros podem aprender com você.
Antes de que eu falasse que minha outra história poderia ensinar os outros.
Um usuário muito antigo e respeitado,
Que infelizmente não está mais entre nós.
Disse isso.
Ele falou o seguinte:
" È uma boa história para quem está começando.
Pois foi a primeiro história do autor,
E ele evoluiu muito nela.
Concertando pequenos enrros conforme a história pasava,
E acabou ficando, de fato, bom."
Quem se lemrba dos antigos concursos vai ver que foi isso mesmo que ele falou.
E que eu não estou me passando para frente não.
Assim como outras pessoas disseram coisas pareceidas.
MAs veja se eu falei algo asim até agora?
E só falo para que você veja como as coisas são.
Você se torna ridículo.
E mais ainda quando fica insistente.
Porque você não percebeu que ele foi na sua história e não gostou?
Ele foi... leu o primeiro capítulo,
E não se interessou em ler o resto.
E você ainda fica vindo aqui.
Se fosse para ler a história dele...
MAs não.
Você vem para criticá-lo ou falar besteiras,
E pedir coments para você.
AS únicas pessoas para quem eu já pedi coments publicamente com essa conta foram:
Shaka, porque foi a primeira pessoa a comentar mesmo em uma história minha.
E Wakka, por ser alguém que eu respeito e considero.
Acho que já pedi ao Drasty, Pernalonga e Hugoca se não me engano.
Mas por MSN.
Outros... não.
Acho ridículo isso.
Quem fica pedindo coments a um e a outro.
E é outra coisa que usuários dessa seção, e de todo o forum, devem aprender.
Agora acho que já falei demais...
E vou-me.
MAs tudo isso vale para muitos outros usuários do Forum.
Não se limitem a ver os erros de apenas um.
Tem muita gente, que pode não estar no mesmo nível
MAs que está no memso caminho.
Tomem cuidado.
Ainda tem muito queijo por aqui.
Vocês tão precisando crescer e amadurecer.
Pra ver se essa "queijilina" passa.
Sem mais,
Euronymous;
O cruel.
:cool: :cool: :cool:
achei bem interessante ;) gogo postar mais...
Ahm, oi gente. Eu estou até meio sem graça de falar isso assim, mas não sei se continuarei a história. Infelizmente temo que pensem "nossa, esse Sauron novato sai poluindo o forum e toda hora cria uma RP nova..", mas infelizmente, eu sinto muitíssimo. A verdade é que, eu não tenho um enredo (como disse o Holvest), e nesses últimos dias tenho pensado muito em um. E leio sempre que acordo, já descobri vários erros e substituições, e curiosidades na nova história.
Porém, eu não vou lançar ela em alguns dias. Eu vou demorar bastante para tentar agradar, porque eu, já criei duas RPs aqui e elas nem sairam do prólogo. Por isso acho que fazendo uma avaliação mais avançada eu vou conseguir fazer uma nova boa RP no futuro.
Mas o motivo de terminar essa mesmo foi conversar com pessoas mais experientes. A história de onde parou, tem pouquíssimos rumos, e todos previsíveis, sem exceção. Eu sinto muito mesmo, peço desculpas a todos que comentaram, e até aos Admins, por poluir o forum, mas eu acho que a verdade é que estava meio apressado para escrever.
Agora, vou tentar criar algo bem mais interessante; não espero milhares de visitas, pois não tenho prática, mas espero poder estar surpreendendo vocês daqui pra frente.
Agente se vê... desculpem-me de novo,
Sauron.