Velha internet, forums universais, crítica especializada e mulheres de cabelo curto
Inspirado pelo outro tópico (https://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=516950)
O TibiaBR é constantemente classificado como parte da antiga internet, montado em cima de tecnologia ultrapassada, que não se adequou aos novos tempos, etc, etc, etc. Mas por que ele deveria mudar?
O propósito do site é bem óbvio: é uma comunidade para jogadores de Tibia. E a estrutura do site demonstra isso: existem as seções de Tibia e as seções para "todo o resto". Se existe algum elemento comum a todos os usuários aqui é que todo mundo jogava Tibia. As comunidades da internet antiga são estruturadas dessa maneira. MyAnimeList? Todo mundo aqui acompanha anime/mangás. Letterboxd? Todo mundo gosta de cinema. RPG Watch? Todos jogam RPGs eletrônicos. Não dá pra ser mais simples e objetivo do que isso.
E quando você tem uma comunidade pequena, focada, é fácil mapear quem está dizendo o quê, e também é fácil substituir eventuais maçãs podres (incluindo migrações pra sites com outra administração). A comunidade tem autonomia pra remover as peças problemáticas. Você pode ser banido por qualquer motivo arbitrário.
Na web 3.0 (pós-Facebook, pós-YouTube) isso não é mais possível. Um grupo no Reddit/Twitter/Discord não pode alterar o banner do site pra escrever "@Martios, vá tomar no cu". Eventualmente alguma rede social bane grupos de pessoas, mas de maneira inconsistente e mais como resposta à repercussão na mídia do que pela violação às regras estabelecidas.
Ao invés do princípio do "vá se foder" que guiava as comunidades antigas, Facebook e cia fingem ser fóruns universais. O propósito deles é ser o centro de TODA a discussão sobre todos os assuntos existentes.
...wat
Isso não é um modelo de negócios inovador e brilhante. É uma puta duma idiotice. Nenhum grupo de discussão na história humana tentou debater todos os assuntos existentes. E nenhum board na internet pré-Facebook, pré-Reddit tentou ser a "front page da Internet". Por que tentariam?
O fato de subreddits de assuntos completamente diferentes ficarem lado a lado no mesmo site não trás nada de útil pra comunidade de nenhum subreddit singular exceto pela conveniência de ter um login em comum. A mesma conveniência que gera uma quantidade copiosa de brigading, doxxing e ban-evading, mesmo isso sendo claramente contra as regras de uso.
A ideia de que todo site tem o objetivo de se tornar um monopólio da comunicação é uma completa idiotice que só é empurrada até os dias de hoje porque o dinheiro gerado com propaganda / data mining consegue ser muito maior que os gastos com infraestrutura.
Isso vai completamente contra a capacidade humana de mapear quem é quem em um fórum. Quando pessoas deletam contas no Reddit todo mês (comportamento inclusive recomendado pra fugir de doxxing), seguem novas páginas e param de seguir outras e em geral dependem do algoritmo da timeline pra saber o que está acontecendo, é fácil perder a noção de quem realmente é parte do mesmo subreddit que você. Existe 0 consistência na maneira com a qual a comunicação entre os membros da comunidade é estabelecida.
E falando em consistência, o poder de uma opinião surge da consistência de quem a diz.
Como exemplo, os que conversam comigo sobre jogos devem saber que eu acho uma tremenda perda de tempo action RPGs de mundo aberto com objetivos baseados em collect-a-thon (como todas as produções da Ubisoft dos últimos 10 anos).
Mas o que pode ser mais idiota do que isso? Histórias que começam com o protagonista sofrendo de amnésia.
Então quando eu digo que Horizon Zero Dawn, um action RPG, de mundo aberto, com elementos de collect-a-thon e uma protagonista com amnésia, me prendeu por 120 horas, você deve pensar "ei, talvez esse jogo seja bom". É uma conclusão fácil de alcançar porque a minha opinião agora contrasta com todas as outras que eu já dei.
Ou quando o @Don fala sobre algum jogo da Rockstar, você já viu 3 dúzias de outros posts dele falando da mesma desenvolvedora e é fácil tratar um post como continuação do outro.
Somente quando os usuários conhecem os pontos de vistas uns dos outros podemos ter discussões como a abaixo:
Agora, se você leu no Reddit que Mass Effect Andromeda deveria ser uma obra premiada, pode girar a roleta. Isso pode ter sido dito por qualquer um dos 50 milhões de imbecis que habitam o site. Nas "maiores comunidades sobre jogos" EA, Activision e Ubisoft são constantemente rechaçadas como as piores desenvolvedoras, e de alguma forma todos os anos EA, Activision e Ubisoft relatam lucros recordes. Como a barreira de entrada para emitir uma opinião é quase 0 (basta ter uma conta no Reddit), é difícil distinguir ruído de opiniões reais de quem consome o produto.
Da mesma forma, é fácil que os boards de fácil descoberta sejam sequestrados por idiotas e bots. Uma olhada rápida é o suficiente pra perceber que /r/economics é o pior sub pra se discutir economia.
E esse tipo de infecção faz o caminho reverso, atingindo os sites especializados, que tentam agradar a hivemind das redes sociais centralizadoras, porque é de lá que o dinheiro vem. Toda vez que um brinquedo novo surge, corpos editoriais se agitam para serem os primeiros a lançar uma review e aparecer no metacritic, /r/gaming, etc. Essa correria faz os portais terem 50+ redatores. Você não sabe quem tá escrevendo o que. É tão amorfo quanto seu público-alvo.
Em resumo, estamos nessa merda agora porque um mongol no Vale do Silício achou que seria uma boa ideia você usar o mesmo login para frequentar o /r/pcgaming e o /r/shorthairedhotties.