Postado originalmente por
Sadeckss
Então galera, sabemos que o brasil está em uma situação de merda. Desemprego geral, mas acredito que os recém-formados estão pior ainda, talvez a pior de todos os tempos.
Falo isso pelas pessoas que conheço, estou na faixa de idade que a galera se forma e consegue primeiro emprego, porém acredito que 95% dos meus amigos estejam sem perspectiva de nada.
A minha profissão, mercante, sempre foi extremamente farta de empregos, mesmo em crise. O profissional escolhia a dedo a empresa que desejava, não existia isso de não ter emprego. Nos últimos 3 anos mudou tudo, da minha turma de 150 pessoas acredito que 15 devem estar empregada. E mesmo esses, estão em condições mt piores que de 5 anos atrás. (Antes ganhava mais que agora em valor absoluto, imagina com inflação, e escala de tempo em terra era maior)
Acontece que meus amigos de ensino médio tbm estão todos na mesma situação, ou aceitaram sub-emprego pra sobreviver ou estão em depressão. Não consigo dar nenhum conselho diferente de "estuda pra concurso, começa com municipal pra conseguir um dinheirinho". Todo vez que reúno com grupo de amigos é um bad sinistra. Minha namorada relata mesma coisa no grupo dela.
Ou seja, de toda a galera recém formada, alguns pouquíssimos estão trabalhando em condições que não aceitariam se tivesse minima opção ou tão na merda.
Agora o que me preocupa mais, é que não vejo melhora, pelo contrario. A formação acadêmica já não serve de muita coisa e vai ficar cada vez mais defasada mais rápido, a maior vantagem era dar o ponta pé inicial pra te colocar na profissão, agora nem isso. Aí resta pra galera estudar pra concurso ou seguir vida acadêmica.
Me pergunto se o modelo de faculdade para mercado de trabalho acabou? Quem perde 5 anos nessa porra se fudeu msm em vez de aproveitar melhor o tempo?
edit:
Eu não segui na profissão, mas nunca foi meu plano ficar nela mt tempo e com a situação nem considerei. Após meu treinamento (1 ano embarcado), estudei uns meses pra concurso e estou esperando homologar.
edit2:
Estudei em escola particular, então a amostragem que tenho é privilegiada. Claro que recém formado sempre começa por baixa, mas nem isso to vendo. Não recordo ninguém que conseguiu emprego onde estagiou.
Exceção a galera de medicina que conheço e estão em residencia e tem perspetiva.