-
FAQ - Perguntas frequentes. Leia antes de criar um tópico
Nesta lista estão as perguntas mais feitas aqui na seção Suporte, para evitar tópicos repetidos, antes de postar dê uma olhada nesta lista para saber se não encontra a resposta pra sua pergunta aqui, ok?
Índice
SISTEMA DE CONTAS
- Perdi minha senha/conta/e-mail. E agora?
GAMEPLAY
- Qual vocação escolher?
- É possível voltar para Rookgaard depois de ter ido para Main?
- Tenho dúvidas sobre uma vocação (onde caçar, treinar, etc.), onde pergunto?
- Onde posso perguntar o preço de algum item?
- Como faço para enviar parcels ou cartas?
- Quando minha Premium acabar eu perco todas as vantagens, magias, outfits e addons?
- Como alugar casas?
- Como configurar donos, sub-donos e visitantes em uma casa?
- O que é uma guild e como posso criar ou fazer parte de uma?
- Eu andei reparando e na maioria das armas, quando eu dou look nelas aparece o seu ataque e um símbolo de mais ou de menos ao lado, o que é isso?
- O que acontece se eu usar uma arma para level maior que o meu?
- Eu sou cidadão de uma determinada cidade, como eu faço para me tornar cidadão de outra?
- Onde eu posso comprar magias para meu Knight?
- Onde eu posso comprar magias para meu Paladin?
- Onde eu posso comprar magias para meu Sorcerer?
- Onde eu posso comprar magias para meu Druid?
- Quantos jogadores posso matar antes de pegar uma red ou black skull?
- Eu posso saber quantas pessoas e quem eu matei?
- Como funcionam as camas?
- Como funciona a stamina?
- Tenho dúvidas sobre montarias.
- Tenho dúvidas sobre blessings.
- O que é essa barra com 4 ícones na parte inferior esquerda da tela?
- Vi um personagem de white skull (caveira branca) dentro do depot/templo, como isso é possível?
- Tem como cancelar o bid (oferta) de uma casa?
REGRAS DO TIBIA
- Recebi uma mensagem me acusando de usar bot, o que devo fazer?
- Ouvi falar que multi-clienting (MC) agora é permitido, é verdade?
- O que é final warning e como posso saber se tenho um?
- Sempre que reporto (denuncio) alguém aparece "processed" em minha conta, mas o cara não é banido.
FUNÇÕES/PROBLEMAS DO CLIENT
- O Tibia está usando muito do meu PC, estou com lag e/ou meu Tibia fecha repentinamente. O que eu devo fazer?
- Posso jogar usando as teclas WASD?
- Como faço para configurar objetos em minhas Hotkeys?
OUTRAS
- Qual é o horário do Server Save no servidor X?
- Como faço a conversão do fuso horário do Tibia para o fuso horário de Brasília?
- Não entendo algumas palavras usadas dentro do jogo, onde acho o significado?
- Voltei a jogar e não encontro os canais antigos.
- Voltei a jogar, onde posso encontrar um resumo das coisas que aconteceram?
-
Quando minha Premium acabar eu perco todas as vantagens, magias, outifits e addons?
Sim, no momento em que sua Premium acaba você só terá acesso à cidades Free account, não poderá mais usar o Barco, não poderá mais usar nenhum Outfit e Addon e nem as magias para Premium.
Se você é naturalizado em uma cidade Premium você automaticamente é mandado para a cidade de Thais, mas as coisas que você tinha em um depot premium permanecerão lá até que você renove sua Premium e tenha acesso a tudo isso novamente.
Vale lembrar que você não perde nada, seus benefícios são suspensos até que você renove sua Premium Account.
-
Como alugar casas?
Vá até o site Tibia.com, e dirija-se ao menu Houses.
Agora, escolha o seu mundo, e a casa que você deseja comprar. Ela deverá estar com o status "Auctioned", que significa que está sendo disputada em leilão.
Pronto, agora você já escolheu sua casa, e quer disputar ela com vários jogadores. Clique em "View" na casa desejada, e pressione "Make a bid". Após isso, basta digitar seu account number e password, e finalmente confirmar sua oferta.
Quando o leilão terminar, caso você seja o vencedor, será necessário pagar a primeira parcela da casa, que você disputou no leilão. O dinheiro deverá estar no banco da sua account, para que sejam pagos a primeira parcela, e o aluguel que é cobrado todos os meses.
Você somente pode bidar uma casa possuindo o dinheiro no seu banco. Caso você não tenha dinheiro suficiente, a casa não poderá ser bidada.
Segunda: Comprando de outro jogador
Você acabou de encontrar a casa dos seus sonhos, mas infelizmente alguém já está morando nela. Calma, você poderá negociar com o dono para que ele passe a casa para seu nome.
Primeiramente, você fala com o dono da casa, e negocia um preço com ele. Caso a oferta seja aceita por ambas as partes, você (comprador) deverá acessar a seção Houses no Tibia.com, e procurar pela casa desejada.
Ao encontrá-la, você deverá acessar sua conta, e aceitar ou rejeitar a proposta feita pelo dono. Verifique se o preço estipulado é o mesmo que havia sido combinado antes.
Pronto, agora que ambas as partes estão felizes, basta deixar o dinheiro no banco e no próximo server save você possuirá sua mais nova e desejada casa, e o dinheiro será enviado diretamente para o banco do antigo dono.
Você também pode ver na Central de Ajuda.
-
Como configurar donos, sub-donos e visitantes em uma casa?
Cada casa consiste de um determinado espaço e é alugada por uma pessoa (dono), que pode convidar outras pessoas (visitantes) e também pode garantir o direito de convidar outros jogadores (Sub-donos). Para editar a lista de visitantes ou sub-donos vá dentro da casa e diga as palavras mágicas "aleta sio" (para visitantes) e "aleta som" (para sub-donos). Escreva um nome em cada linha. Em vez de nomes você pode usar também padrões que podem conter : '*' (representa muitos caráter arbitrários) e '?' (representa exatamente um caráter). Além disso, guildas podem usar padrões especiais para selecionar todos os membros (* @nome da guilda) ou todos os sócios de um certo grau (nomedorank@nomedaguilda). Se uma linha começar com ' ! ', todos os jogadores marcados são excluídos. Linhas que começarem com '#' são consideradas comentários.
Você também pode ver na Central de Ajuda.
-
Eu posso saber quantas pessoas e quem eu matei?
Para ter acesso a estas informações, vá até o Tibia.com e faça o login na sua conta.
Depois é só ir até a busca de characters e digitar o seu nome. Pronto, já pode ver chacina :D
-
Eu andei reparando e na maioria das armas, quando dou look nelas aparece o seu ataque e um símbolo de mais ou de menos ao lado, o que é isso?
Em 2007 as armas ganharam um detalhe a mais. Quando você der look numa arma e aparecer o ataque+um número significa que este número será somado à defesa do seu shield. Se aparecer ataque-um número significa que esse número será subtraído da defesa do seu shield.
-
Eu sou cidadão de uma determinada cidade, como eu faço para me tornar cidadão de outra?
Cada cidade possui um portal do cidadão. Entrando nele você se torna habitante dela. Geralmente esse portais ficam dentro do templo da cidade. Simplesmente vá até o templo que você deseja se tornar morador e passe no teleport. Pronto, você já é cidadão!
Para conferir onde é o templo em cada uma das cidades, veja este board e confira dentro de cada cidade sua localização.
-
Onde eu posso comprar magias para meu Knight?
As magias podem ser compradas nos seguintes Npcs:
Npc Asrak - Venore (4 andares abaixo do depot) aqui
Npc Duria - Kazordoon (Sudoeste do depot) aqui
Npc Eliza* - Edron (Ivory tower) aqui
Npc Eremo* - Eremo's Isle (Ilha entre Edron e Cormaya) aqui
Npc Gregor - Thais (Em um edifício da rua principal) aqui
Npc Ormuhn* - Ankrahmun (Arena da cidade) aqui
Npc Puffels* - Edron (Ivory tower) aqui
Npc Razan* - Darashia (Palácio da cidade) aqui
Npc Thorwulf* - Svargrond (Próximo à arena) aqui
Npc Trisha - Carlin (Próximo ao portão setentrional) aqui
Npc Tristan* - Liberty Bay (Quarto andar ndo forte da cidade) aqui
Npc Uso* - Port Hope aqui
Npc Zarak* - Yalahar (Foreigner Quarter) aqui
Npc Zoltan* - Edron (Ivory tower) aqui
Confira as magias disponíveis
* acessível somente por premium accounts.
-
Onde eu posso comprar magias para meu Paladin?
Npc Asrak - Venore (Quatro andares abaixo do depot) aqui
Npc Dario* - Ankrahmun (Arena da cidade) aqui
Npc Elane - Thais (Ao sul do depot) aqui
Npc Elathriel - Ab'Dendriel (Prisão da cidade, 3 andares abaixo do solo)
Npc Eliza - Edron (Ivory tower) aqui
Npc Eroth - Ab'Dendriel (Um andar abaixo do solo) aqui
Npc Ethan* - Yalahar (Nordeste da entrada do Magician Quarter) aqui
Npc Faluae - Ab'Dendriel (Oeste do depot) aqui
Npc Hawkyr* - Svargrond (Perto da arena, do lado direito)
Npc Helor* - Port Hope (Oeste do depot) aqui
Npc Isolde* - Liberty Bay (Forte da cidade, segundo andar)
Npc Legola - Carlin (Próximo à entrada ocidental) aqui
Npc Razan* - Darashia (Palácio da cidade) aqui
Npc Ursula* - Edron (Ivory tower) aqui
Npc Zoltan* - Edron (Ivory tower) aqui
Confira as magias disponíveis
* acessível apenas por premium accounts
-
Como faço para configurar objetos em minhas Hotkeys?
Para solucionar esta dúvida, dê uma olhada no tutorial do assunto.