Com esse capítulo espero apresentar um dos protagonistas; Pepelu.
Também quero fazer a descrição do caráter sócio-econômico da história.
Capítulo 1 - Pepelu.
Você teme a morte? Acho engraçado como ninguém se preocupa com a escuridão anterior à vida, mas se apavora com a posterior. Me divirto ao ver as pessoas lamentando, reclamando e amaldiçoando a vida. Entretanto estão sempre ali; na luta, no desafio de se manterem vivos.
Depois do episódio inigualável que aconteçeu por aqui, minhas reflexões parecem fazer algum sentido.
"Eu era apenas mais um paladino formado na cidade de Thais, mas tinha um certo destaque entre os meus amigos.
Não gostava entretanto de provocações tolas, coisa que infelizmente já tinha virado hábito nessas terras, e no período tenso em que vivíamos a última coisa que queria era comprar uma briga gratuita.
O momento econômico era instável. Os moradores da cidade queriam uma expansão continental e a dilatação dos limites da cidade. Os guerreiros não tinham um inimigo para combater, e acabavam brigando entre si. Soldados enviados para além das Planícies de Havoc nunca voltaram, causando conflitos de famílias influentes com a Coroa. Os mais novos sabiam que as terras expandiam-se à Oeste, e que o mais forte entre eles poderia vir à tornar-se o héroi do aflorar de uma nova era; uma nova civilização.
Com o clima tão balançado eu procurava até me manter longe de lugares onde o pavio das pessoas estava curto demais. Só voltei naquele dia para a cidade de Thais em função de comemorar a festa do fechar das Estações; começando um novo ano. Estávamos a uma lua do Dia, e fazíamos os preparativos para a festa.
Octavian, meu amigo, me acompanhava. Marcamos uma ida para as Planícies tão logo quanto possível. Não tinha mais família, então nada me prendia mais à Thais.
- Está fazendo errado! - gritou um homem atrás de mim.
- Perdão?
- Essa faixa que estás pendurando está errada! Se não o fazes com boa vontade então não o faças. - disse o responsável pela decoração.
- Perdoe-me, eu estava distraído.
- Sua distração já me custaste o dobro do tempo que deveria! No que estás pensando? No mar?
Desci da escada imediatamente, meu pai havia morrido à bordo de uma embarcação de exploração. Não permitiria que aquele retardado falasse assim. Não queria me envolver em brigas, mas tinha a cabeça fraca.
- Como é?! Repita se for metade do homem que meu pai era!
- Se não quer ajudar vá embora! EMBORA! - berrava o homem, salpicando cuspe em mim.
- Algum problema, senhores?
Era Sebastian Lightbringer, outro paladino.
- Nenhum. - disse, jogando a faixa em cima dele e indo para minha antiga casa. Eu só não sabia que poupar forças naquela hora poderia ter me salvado a vida no dia seguinte."