a respota é 18 (Y
só nao sei o calculo
Versão Imprimível
É pq é super-saturada, se os 18g estavam dissolvidos eles continuarão assim por algum tempo mesmo com o abaixamento da temperatura. Só que é por bem pouco tempo e bem instável, se a mesa q tiver o copo vibrar já era (mesmo que não vibre acabará já sendo mais cedo ou mais cedo), numa questão aberta vc teria que botar os 18 e depois fazer o calculo e botar o que o luiz falou, pra provar os 18 n tem calculo, é só teoria.
Adianta se unirem não, 1 x 0 pra mim, sinto tetas se desenvolvendo.
Sempre fui conta esse tipo de "pegadinha" em questões sobre saturação.
Ficam 10g dissolvidos na água, não tem pegadinha meu querido..
18g ficaria extremamente instável!
A solubilidade a 10°C tem proporção de 1g de KNO3 para 5g de H2O.
Seja 20 para 100 ou 10 para 50.
dos 18g ficam 10g dissolvidos e 8g fica como Corpo de Fundo, ou seja, a solução está saturada.
Tá certo, como em nenhum momento o autor da questão disse que houve movimentos bruscos feitos para causar precipitado a solução deve se tornar saturada e o resto de soluto deve precipitar.
Tanto faz se o resfriamento é lento ou rápido, haverá corpo de fundo se o sistema receber algum movimento fora do equilíbrio.
Já repararam que curva de solubilidade é feita com KNO3-KCl-NaNO3-NaCl ? É legal pra caramba de ver isso no laboratório
Como falar "eu não quero ficar mal falado na cidade" em inglês? Não sei lembro de nenhuma expressão semelhante para isso.