Vc não mora no Brasil né? Ou então é muito rico para se importar.
Versão Imprimível
Isso não tem relação com morar no Brasil ou ser rico, é natural que empresas públicas sejam menos eficientes que as privadas, pela incapacidade do dono do dinheiro reclamar.
Empresa privada: Funcionário faz cagada > supervisor cobra ele pra consertar o problema ou garantir que isso não aconteça mais (ou demite) > se o supervisor não resolver, o gerente o cobra (ou demite) porque o problema vai subindo > se o gerente não resolveu, o diretor cobra o gerente ou então demite, troca o cara > se o diretor não resolveu, o dono da empresa cobra/demite (ou caso seja presidente da empresa que não resolveu, os acionistas vão cobrar) - ou seja, sempre alguem lá no topo vai levar na bundinha e perder dinheiro se as coisas derem errado, e esse dono do dinheiro tem poder de decisão de mudar a porra toda pra consertar o problema.
Já na empresa pública, numa certa altura dessa pirâmide entram os políticos e seus assessores, e o dono final do dinheiro é o povo, que não tem a menor capacidade de analisar / decidir qualquer coisa, e é facilmente enganado por qualquer papo populista. É como se fosse uma empresa com um dono débil mental (povo), e diretores safados (políticos) que querem mais é garantir o dinheiro que tiram do dono, deixando o barco afundar.
Isso aí não tem relação com ideologia, e sim em confiarmos ou não nos nossos políticos. Se você não gosta do governo atual, acho que deveria torcer pro estado ter participação mínima em tudo, pra não ter risco de qualquer governo futuro fazer cagada.
Amigo, quem será que tem interesse em manter status quo?
1- a pessoa que já é rica e através do sistema atual chegou onde chegou
2- o pobre que é pobre e se fode com o sistema atual
Não tá vendo o que tá acontecendo com o tratamento de água no rio de janeio não brother?
Quem será que quer privatizar ali, o pobre que tá tomando lama ou o rico da zona sul que compra água importada?
Aqui onde eu moro na zona sul de são paulo eles cortam a água todo santo dia já tem uns 5 anos depois das 20h horas da noite, e não é mato não, é do lado do morumbi, mas se você der um passo ali no prédio de bacana tá tudo funcionando normalmente, menos nas comunidades onde o abastecimento é interrompido
então, querido, sugiro que coloque mais a cabecinha pra funcionar, porque quem se fode do jeito que coisas estão e que tem que querer mudança é JUSTAMENTE o pobre
Você não deve conhecer bem o cenário e está falando sobre algo que só ouviu falar. Talvez até uma verdade sobre um caso específico, mas que não é regra.
Existe órgão público mal administrado e existem funcionários públicos inertes? Sim, mas também existem boas gestões, e existem funcionários que "ralam" para tudo funcionar como deve, e muitos até para manter seus empregos (nem todo mundo é concursado, principalmente de 2017 pra cá, tem muito terceirizado). E o mesmo acontece nas empresas privadas, os 2 casos. Você acha que não tem um monte de amigos, parentes, coligados, etc. dos donos, de "chefes", diretores, em empresas privadas? :rs:
Aí vc pode dizer que nas empresas públicas o número de "displicentes" é maior do que nas privadas. Talvez seja, talvez não. Muita empresa privada tem trabalhos simples onde não há qualquer tipo de avaliação, pré-requisito, etc. Bem diferente das empresas públicas (normalmente). Não conheço nenhum estudo sobre isso, se conhecer posta aí, pls.
A corrupção que mais acontece nos governos (em qualquer esfera) também é envolvendo empresas privadas.
Mas fora tudo isso, sabe qual o maior problema em vender as instituições para iniciativa privada? Veja na minha resposta pra seu colega abaixo.
- - - Atualizado - - -
1- Você acha que isso ia ser resolvido se fosse empresa privada? Pq? Eles querem mais que vc se f.... Eles querem dinheiro!$! Então a qualidade vai ser sempre a pior que puder, visando lucro!
2- As vzs os serviços são bons, quando há concorrência. O mesmo não acontece com empresas de água e energia por exemplo, que detém o controle de uma região.
3- Se a população não está satisfeita com um serviço público, tem que brigar pelos seus direitos, para que melhore, não pedir pra vender. Trocar "o político", se manifestar em frente às empresas, etc.
4- Quando uma empresa privada quer comprar um órgão público, vc acha que ela está sendo boazinha? Quer ajudar as pessoas? Ou ela sabe que vai lucrar com o negócio? No fim, paga alguns milhões e recupera o investimento em poucos anos. Já o país, deixou de arrecadar, pq vendeu anos atrás. Muito visionário esse país.
5- O Estado trabalha para a população. Os órgãos públicos trabalham para o cidadão, não para lucrar. Quando não fazem isso, estão fazendo errado!
6- O dinheiro arrecadado pelos órgãos públicos é usado para o país! Principalmente para serviços públicos, e o rico não está nem aí pra isso. Estado mínimo não funciona no capitalismo.
Não sou privatização zero, mas acho que é inválida na maioria dos casos.
Mas esse cenário ideal que você descreveu não existe, os caras não vão fazer o melhor que podem só porque estão lutando em prol da nação. É natural o cara que tem o emprego em risco, pressão pra produzir, fazer mais.
E é claro que eu estou falando sobre empresas privadas com concorrência, já que se você permitir monopólio fica igual ou pior que o público. E em absolutamente qualquer cenário a concorrência empurra a qualidade e o desenvolvimento pra frente, e isso é facilmente observável com exemplos reais: a União Soviética, dona de quase metade do mundo, não foi capaz de superar essa realidade e quebrou porque não era economicamente sustentável.
Mas a grande maioria dos casos não tem concorrência! A iniciativa privada fica exatamente na mesma posição que a empresa pública ocupava. Naturalmente vai dar ruim.
"Vamos explorar até onde der, em poucos anos a gente tá no lucro mesmo. Se algum dia reestatizarem, saímos vencedores." GG
Apesar de concordar com algumas privatizações, o fato é que, se vale a pena para a empresa que tá comprando, é pq deve valer a pena para o país manter! Se não tá valendo a pena, está sendo mal administrado.
Então, mas acho melhor mudar o cenário e buscar estimular concorrência do que confiar no estado. Você pode até ter um governo que arrume bem uma ou outra estatal, deixando mais eficiente do que é, mas governos mudam de 4 em 4 anos, você sempre vai arriscar estragar tudo de novo depois com algum incompetente que for eleito. Acho que preservando a segurança, defesa, saúde e (talvez) educação, o resto daria tranquilamente pra privatizar.
Eu colocaria sem medo os chineses pra fazer toda a infra-estrutura nossa, principalmente ferrovias, em troca de uma % no lucro. Negócio é trabalhar com quem sabe fazer, e não tentar ser auto-suficiente em tudo.
Sinceramente, eu conseguiria imaginar poucos grandes empresários que acharia normal lucrar a curto prazo e depois estatizarem. Primeiro que o investimento que é feito para adquirir uma empresa estatal e transformá-la em uma privada é uma fortuna IMENSA, com perspectiva de lucro que só viriam depois de vários anos, talvez décadas.
Eu realmente gostaria que você me apresentasse uma empresa estatal que foi privatizada e apresentou lucro imediato. O mundo não é o youtube ou um sistema de pirâmide onde os caras saem ganhando montões de dinheiro absurdamente de uma hora pra outra. Na realidade, ele é difícil pra caralho e se o empresário for burro e fizer um investimento sem considerar o longo prazo (totalmente diferente do que você afirma que ele faz), ele muito provavelmente iria quebrar em poucos anos.
https://www.youtube.com/watch?v=sYemd4jLa6U
Já assistiram "Tudo por um Furo"? Ótimo filme, recomendo.
https://i.postimg.cc/ZKfqXw0J/jornsfol.jpg
https://i.imgur.com/rAz3glm.png
Parabéns aos envolvidos! :palmas: