Também já cogitei a possibilidade, queria alguma confirmação
@Rook
Verdade, me expressei errado.
Versão Imprimível
É por aí mesmo, montando-se um experimento onde todas as variáveis, menos a força de atrito é conhecida, chega-se no resultado de que:
*A força de atrito é igual em módulo ao produto do módulo do vetor força normal com uma constante de proporcionalidade (fator de atrito).
É uma igualdade meramente numérica, ela não vale vetorialmente.
Na fisica e matemática existem muitas igualdades como essa, onde as coisas são equivalentes apenas numericamente, como por exemplo, se você pegar um gráfico de velocidade x tempo de um corpo, e passar uma reta tangenciando o gráfico em qualquer ponto, o valor numérico da inclinação desta reta (tangente do ângulo que esta reta faz com a horizontal) equivale ao valor numérico da aceleração do corpo naquele ponto. A igualdade não é completa pois as unidades não batem.
-=Angel of Darkness=-
.
Eu não especifiquei a constante de proporcionalidade...
http://unconcientgirls.files.wordpre...trollface1.jpg
Fake, me pegou nessa :o
@Atirotoco:
Reclame com Newton, tudo que eu posso dizer é que funciona.
-=Angel of Darkness=-
.
Bah, depende de como você olhar a tangente, geometricamente ela vai fechar unidade, mas trigonometricamente falando, não.
Então quando você fala que é a tangente de um ângulo, eu presumo algo adimensional, quando falar em inclinação (coeficiênte angular) seria mais correto.
Sobre mec flu II e transcal, foram duas matérias que curti, e consequentemente passei bem.
Escoamento compressível e radiação são as partes mais legais de cada uma.
To cursando transcal II agora, que é convecção, começa a misturar mec flu no meio e vê um monte de camada limite :o
@Edit:
Um professor meu já tinha falado uma vez sobre mais casos assim, mas nem lembro mais :triste:
-=Angel of Darkness=-
.
Isso que eu quis falar rs. Não deve ter ficado muito claro.
Você pode ter a tangente adimensional numericamente igual ao valor da velocidade, você não pode dizer que é igual a velocidade pela inconsistência de unidades.
Como você acrescentou, se pegar a definição geométrica a coisa funciona :o
Geralment quando existem constantes de proporcionalidade, podem ter certeza que são resultados experimentais e tem alguma dessas tretas.
-=Angel of Darkness=-