Prometi uma resenha (como eu odeio essa palavra) de Herança pro Dife, então aqui vai.
Herança, Christopher Paolini
Eu acompanho essa série desde que era apenas Trilogia da Herança, antes do segundo livro Eldest sair. Quando li Eragon pela primeira vez foi lindo, eu devorei o livro. O mundo é muito bem construído, bem descrito, com conflitos interessantes entre as raças e, apesar do enredo clichê - o escolhido Cavaleiro do Dragão tem que derrotar o Imperador Galbatorix e salvar a Alagaësia, mas antes precisa treinar e aumentar sua força -, tudo se encaixa muito bem.
E ao longo da série podemos ver o clichê do primeiro livro se dissolvendo, não apenas mais o velhor Brom treinando Eragon, mas guerras, alianças e temos a perspectiva de Roran, primo de Eragon. Talvez com o amadurecimento do autor (a série demorou 12 anos para ser concluída, Eragon foi escrito quando ele tinha 15 anos).
Chegando no volume final, Paolini atou todos os nós, detalhes esquecidos dos dois primeiros, e terminou de uma forma totalmente inesperada. Realmente. Desde a batalha final contra Galbatorix que se tornou totalmente diferente do que eu imaginaria que fosse (uma grande briga entre Galbatorix e seu dragão negro Shruikan com magias e fogo e espadas se cruzando) até o desfecho de cada um dos personagens: Arya, Murtagh, Roran, Sloan, Nasuada, elfos, anões e urgals tiveram seu merecido destino.
E Eragon e Saphira tiveram os deles.
Foi emocionante o final pra mim, talvez por ter acompanhado de perto desde o início, mas recomendo totalmente para qualquer um. Digo também que não desanimem. As vezes a perspectiva de Roran ou Nasuada possa ser chata enquanto você está excitado esperando a jornada de Eragon, mas vale a pena.
..:: Lorofous ::..