Postado originalmente por
Farok
O que tem que mudar é a carga horária, é o melhoramento do ensino público e a qualificação dos professores. Reformular o sistema sem antes arrumar esses rombos na educação seria simplesmente falho.
Deixa eu ver se eu entendi, vc concorda com os vestibulares SIM, mas com alterações pra deixar as provas mais específicas é isso?
Eu continuo achando relativo isso da prova, acho que se for colocar na balança essas coisas "inúteis" acabam trazendo mais benefícios do que malefícios.
O número de vagas de vestibulares 'apelões' como a FUVEST não é tão abundante assim, 60 à 150? só a cidade de são paulo tem 11 milhões de habitantes, acho que da pra preencher essas vagas com pessoas que sejam BOAS em TUDO. Vc tira as engenharias, as matérias escolares como física e química e mais meia dúzia de cursos e a matemática que vc utilizará nos demais cursos é conta de x - + /, se bobiar nem isso se for contar com a calculadora, ainda sim não acho certo considerar como inútil os demais 98% da matéria. Vc pega um curso como publicidade por exemplo, pra que vou usar física, química e biologia? pra porra nenhuma. Que diferença faz eu saber que a saída de Nassau influênciou a insurreição pernambucana? se vc for colocar na prática, 90% que vc aprende na escola realmente é inútil pra sua formação superior, mas não é inútil pra sua vida.
O vestibular testa sua CAPACIDADE de aprendizado, sua interpretação, sua FORÇA DE VONTADE / dedicação / esforço, eu posso ser um gênio com números, mas em algum momento da minha vida vou precisar saber me expressar bem em uma reunião, vou precisar fazer um relatório seja lá em qual área eu esteja trabalhando. Não é pq vou fazer um curso de humanas quer dizer que eu só tenha que aprender as coisas de exatas que vão ser úteis no MEU CURSO, parece um moralismozinho medíocre mas na vida a gente tem que fazer, aprender e ensinar muita coisa que a gente não gosta. Os profissionais mais qualificados são os que sabem lidar com QUALQUER situação, não só o que lhe convém de sua área.