Postado originalmente por Melgraon I
Bem, eu não costumo postar em tópicos como esse, porque eles não agregam nada de bom ao fórum e muito menos aos leitores.
Porém, eu dei a má sorte de clicar em cima do link, e li uma coisa deplorável, um insulto ao roleplaying do Tibia. Como roleplayer, senti-me na obrigação de responder.
Serei o mais educado possível.
Primeiramente, eu não entendo o que certos usuários estão fazendo aqui, em um fórum relacionado ao Tibia, se eles têm vários jogos pagos instalados no computador, ou em uma lan house perto das suas casas... Se esses jogos são tão maravilhosos e impressionantes, tendo uma jogabilidade incrível e milhões de usuários, eu sinceramente não entendo por que raios esses usuários não param de entrar em fórums de TIBIA, que para eles é um jogo ruim, e vão jogar os seus RPGs online favoritos... Mas tudo bem... é um fórum livre, e esse não é o ponto que eu desejo colocar em evidência.
Eu ja joguei muitos jogos online, de vários estilos e gráficos diferentes. Eu poderia até dizer que ja joguei alguns jogos que só estão à disposição de pessoas que gostam de procurar coisas novas na internet, uma vez que alguns MMORPGs são feitos para usuários asiáticos e por esse motivo não têm muita divulgação por aqui.
Apesar de não conhecer muito bem os jogos pagos, conheço pessoas que pagam e jogam há um bom tempo, e já conversei muito com essas pessoas, horas e horas seguidas, comparando tibia com esses jogos. (E foram conversas sadias. Nas nossas comparações sempre falamos mais sobre os pontos positivos de cada jogo do que sobre os negativos.)
Eu não vou falar mal dos jogos pagos, porque eles realmente têm os seus pontos positivos. Mas eu acho ridículo uma pessoa que não lê livros tentar comentar alguma coisa sobre a história tibiana.
Para quem não sabe, os criadores do Tibia inseriram uma coisa única nesse jogo. Livros. Lamento, mas falar que o gênese tibiano poderia ter sido escrito por uma criança de sete anos e achar que esse é basicamente o texto que mostra a história do Tibia é uma atitude digna de pena, pois o gênese tibiano não é nem 1/10 da história presente no jogo. Querem argumentos concretos para falar da História tibiana? Ok. Eu digo como: Primeiro, parem de estudar, parem de trabalhar, e abram 50 arquivos do word em seus computadores. Tendo feito isso, façam um personagem no Tibia. Agora, meus caros... Passem dois anos inteiros dedicando o sangue e o suor de vocês para encontrar o máximo possível de livros tibianos. Vocês precisarão vasculhar desde as cavernas da ilha de Rookgaard até as pirâmides cheias de quebra-cabeças de Ankrahmun. Esses livros vão mostrar o quão completa a história do tibia é. Ela é fruto de um trabalho muito grande que é aprimorado a cada update. Você vai saber muito sobre Demônios, elfos, guerras, deuses, e até sobre os assuntos políticos da antiga cidade dos faraós... Tu vai até saber de coisas que não tem utilidade em quests, mas que fazem o universo cultural do jogo saltarem aos olhos. Ao passar por uma ruína antiga, você vai ver traços das coisas que leu, e o jogo ficará muito mais divertido, até na hora de ganhar experiência.
Preparem-se para gastarem semanas descobrindo e testando a utilidade de inúmeras alavancas espalhadas pelos continentes, e saibam que em alguns momentos vocês entrarão em desespero ao ver que caíram em uma armadilha, e que por isso irão morrer e perder muita experiência e habilidades, com grande chance de perderem itens cruciais para desvendar esses mistérios. (por isso os documentos do word. copiem todos os textos que encontrarem em livros e salvem. Vocês vão colocar mais ou menos uns 7 livros em cada documento, se tiverem sorte.)
Ah, e não se esqueçam de pedir ajuda a um amigo que entenda de lingüística. Por quê? -É que certos livros do Tibia estão escritos na língua dos faraós, ou em linguagem Ciclope. E eles contêm informações cruciais para entender a história tibiana. (e todas essas línguas são muito bem boladas. Devo lembrar-lhes que o Tibia foi baseado em parte nas obras de Tolkien, e que, como Tolkien fez em "O Senhor dos Anéis", os criadores do Tibia também inventaram linguagens próprias para algumas raças.) Mas isso é o de menos. Vocês vão pensar em desistir mesmo quando acharem livros que têm várias palavras faltando! Tendo que interpretar o contexto (depois de traduzir as palavras da língua faraônica para o inglês, é claro) e colocar as suas próprias palavras.
Saibam que, ao final dos dois anos, vocês terão uma noção sobre a história do Tibia, mas não o suficiente para desvendar as dezenas de quests que ainda não foram solucionadas. Talvez vocês saibam o suficiente para dar aulas de história tibiana para os amigos que recém estão começando a jogar, fazendo com que eles fiquem maravilhados com a variedade do mundo de Tibiasula (se querem saber quem é Tibiasula, leiam o gênese de novo, mas não antes de lerem muitos livros do jogo, para que compreendam melhor a história.)
Ah, e mais uma coisa. Tem um livro chamado "Bíblia", que tem um capitulo que também é chamado "gênese". Se vocês pararem de entrar em tópicos inúteis e começarem a ler alguma coisa decente, eu recomendo que vocês olhem o gênese bíblico primeiro. Ele também é um texto curtinho que poderia ter sido feito por uma criança de 7 anos. E justamente por sua simplicidade, é um dos textos mais antigos e mais copiados através da história da humanidade. Esse texto sobrevive há mais de 5 mil anos.
Depois de ler esse "textinho" vocês podem tentar ler algumas outras obras seculares como as de Maquiavel, Dante Alighieri, Sun Tzu, etc.. etc...
Dizem que os textos contendo as comédias e tragédias gregas também são uma boa pedida.
Se vocês se propuserem a fazer o que eu disse acima, e compararem a história do Tibia com livros reais inclusive, vocês nunca mais irão menosprezar a história tibiana. Uma história tão rica que, inclusive, existe a possibilidade que eu use-a como base para a tese do meu mestrado, quando eu estiver capacitado para tal.
E se mesmo depois disso ainda quiserem falar coisas sem sentido nos domínios alheios, eu sugiro que vocês abram uma comunidade no orkut, aquele lugar cheio de textos, mas com pouquíssima informação aproveitável, e sejam felizes lá junto com os outros modistas (sim, é moda falar mal de Tibia.) que gostam de uma discussãozinha barata para tentar interferir na diversão alheia.
Passar bem.
Seu conterrâneo e colega de fórum:
Arkenithas Ezothel Melgraon I
(parabéns, é a primeira vez que alguém consegue fazer com que eu coloque o meu pseudônimo completo como assinatura de um post.)