ajuda
literatura
sec 19,fim do romantismo,prenuncio do realismo
se possivel as caracteristicas
obrigado
Versão Imprimível
ajuda
literatura
sec 19,fim do romantismo,prenuncio do realismo
se possivel as caracteristicas
obrigado
Dúvidas de exatas eu acho legal perguntar, porque cada exercício é diferente e etc. Mas dúvidas de literatura desse jeito são facilmente encontradas no google. Olha só um texto achado em "(0,06 segundos)" pelo google: http://www.sitedeliteratura.com/Litbras/Romantismo.htm
Ele dá um resumo básico pelo Romantismo, que surgiu para entreter a elite, e conta como acabou com a entrada do realismo. Tem esse com as caracteríscas: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/ensino/caract_romant.htm
A maioria das obras romanticas perseguem um amor impossível, um amor idealizado. Há muito exagero nos sentimentos, e geralmente não tem um final feliz, levando o eu lírico ao desejo da morte. Os sofrimentos do jovem Werther é um exemplo perfeito.
O realismo começa com a publicação de Madame Bovary, que ao invés da visão fantasiosa e cheia de sentimentos que o romantismo propõe, esse começa a falar os podres do ser humano, falar a vida como ele realmente é. Causou muita polêmica. Realismo no Brasil começou com Machado de Assis, que é bastante irônico e tem uma visão bem crítica aos podres da sociedade.
A partir de agora estarei ajudando aqui constatimente =)podem me mander pm
E ja que estamos aqui, uma "duvida" de historia:
Tpw, estava estudando historia e talz, Idade media, queda de constatinopla, renascimento, reformas...
Ai tinha visto no "history channel" , em um documentario sobre o imperio bizantino , no final, o cara fala que com a queda de constatinopla os livros conservados de platao , socrates e etc.. ( da roma, civilizações classicas bla bla) contribuiram para a reforma protestante junto com o pensamento renascentida.
Porem os binzanos eram catolicos, certos? por isso surgiu uma duvida. se é isso mesmo ou eu to confundido as coisas, pois parece meio contratitorio. Els conservavao essas literaturas humanistas mesmos sendo catolicos?
E parece que a ascençao da reforma protesta em relaçao a constatinopla se deve a queda da maior cidade cristã, assim enfraquecento o domino da igreja, estou certo?
Bem não sao bem duvidas, + estou sentindo que to confundido as coisas(nunca fui fan em historia, porem cai na fuvest ¬¬), li umas coisas em meus livros porem não diz quase nada a respeito dessas influencias, na internet não achei nada que me desse segurança em afirma esas coisas.
O protestante surgiu por causa da burguesia. Idade média, época que a igreja era lei, não faça isso, não faça aquilo ou arderás no fogo eterno. Pois bem, para a igreja, o comércio, a idéia do lucro, era algo extremamente repugnavel, se jesus era humilde, e trabalhava apenas pra viver, deveriamos fazer assim tambem.
Mas com o surgimento de uma nova classe, a burguesia, com as interações com os árabes e suas especiarias, o comercio foi se tornando algo cada vez mais comum, os burgueses nada mais eram que pessoas que perderam terras, o comercio era uma maneira de enxer a barriga.
A burguesia apontou o dedo pro padre e falou "nós estamos errados em querer sustentar nossa familia com o comercio? estamos errados em obter lucros e tentar ter uma vida melhor? Eu não vejo nada de errado nisso NÃO VOU AO INFERNO, O PAPA ESTÁ ERRADO."
Essas pessoas nao renegaram Deus ou Jesus, continuaram cristãos, mas agora não podiam mais ser considerados católico
certo, mercantilismo etc.. e talz ja entendi isso + porem to com uma analize mutio "estatica" , se for analizar localidade por localidade, a burguezia portuguesa, espanhola. etc.. bla bla.
+ eu to procurando estudar de um forma a ligar os acontecimentos da epoca etc, tpw a cruzadas com o surgimento do mercantilismo e talz. ai to querendo encaixar a queda de cnstatinopla nesse contexto. Pois foi um dos fatos + imrpotaten na epoca, tanto que inicio a idade mordena e talz.
Porem nao vi em livro nem uma ligaçao com a queda. Porem sei que isso influenciou muito, tudo que ocorreu, so que estou meio confunço em COMO influenciou.
Tendeu? vlws =)
Edited: AH, tbm tem o tal de ladrao do tempo, "apelido" dado aos burgueses e bancarios ,pq a igreja o chamavam de ladrao do tempo?
cara, ate onde eu sei, a queda da constantinopla foi um dos motivos pra que portugal tenha tido pioneirismo na exploração dos mares desconhecidos.
Acho que ja ouvi esse termo, "senhores do tempo", mas a muito tempo atras, na escola. Se nao foi citado no cursinho, não cai em vestibular, rlx
Na verdade, a queda de Constantinopla foi um motivo para acelerar a expansão marítima (ou Grandes Navegações). Ela ocorreu depois do começo desse processo (conquista de Ceuta por parte de Portugal), portanto não ajudou a iniciar.
Em síntese, a queda de Constantinopla obrigou Portugal a achar novos caminhos para manter contato com os árabes, que vendiam especiarias. Além disso, ainda havia a busca pelo contato direto com as especiarias pela Índia, evitando assim os comerciantes intermediários.
ajudo o que for de geometria tecnica e do ensino medio.
Dúvida de cálculo, mais precisamente limite.
http://img863.imageshack.us/img863/601/semttuloox.png
Uploaded with ImageShack.us
Eu nao to conseguindo resolver estes exercícios, mas o 3,4,5,6,7,8 e 11 são os pra mim mais importantes, se alguem puder me explicar como resolver algum deles pelo menos, eu agradeço.