Eu? Tempo de sobra? Deu coincidência de hoje de manhã eu estar sem trabalho, mas normalmente não dá tempo não!Citação:
Postado originalmente por Alca Vicius
Agora peraí que eu vou pro trabalhar... Talvez eu dê umas voltinhas aqui às vezes. ;)
Versão Imprimível
Eu? Tempo de sobra? Deu coincidência de hoje de manhã eu estar sem trabalho, mas normalmente não dá tempo não!Citação:
Postado originalmente por Alca Vicius
Agora peraí que eu vou pro trabalhar... Talvez eu dê umas voltinhas aqui às vezes. ;)
vou postar um enigma:
Um indivíduo tem que percorrer uma certa distância. Depois de ter caminhado 20km, acelerou o seu passo em 1km/h. Se tivesse caminhado sempre com essa velocidade, teria gasto 40 minutos a menos para fazer a viagem. Caso tivesse conservado o passo primitivo, teria chegado 20 minutos mais tarde. Que distância ele tinha que percorrer?
A resposta me parece ser... 30 km?
É meio que um chute... Não consegui bolar um raciocínio explicável...
(Torce para ter acertado o chute)
acertou, krmba, eu quiria ser igual ao lerguino xD
Citação:
Postado originalmente por gimli_unborn
eu tbm....
dpois dessa eh Pedala robinho no lerguino...
@lerguino, pq tu chuto no 30 tendo tantos outros numero?
Bom, lá vamos com minha teoria gigante, mas que se provou falha.
Supus que a velocidade do indivíduo, por estar caminhando, seria de 10 km/h (20 km/h é a velocidade dos corredores na maratona de São Silvestre), e a usaremos para fazer meus cálculos.
Como só sabia parte da distância e não tinha idéia de método algum para descobri-la, usei o da tentativa e erro. Assim:
V1= 10 km/h
V2= 11 km/h
60 km
Citação:
Distância total pressuposta: 60 km
| 20 km @ 10 km/h = 2h
| 60 km @ 10 km/h = 6h
| 60-20(Parte já percorrida) = 40 km @ 11km/h = 3,6h
| 60 km @ 11 km/h = 5,4h
Então, com base nas idéias acima, cheguei aos seguintes dados:
Citação:
Assim, se andasse sempre em V2 ele iria 20 min mais rápido e 40 mais devagar se fosse em V1.
- O indivíduo demorou 5,6h (2h + 3,6h) para percorrer os 60 km, sendo 20 deles em V1 e 40 em V2;
- O indivíduo demoraria 6h para percorrer 60 kms em V1;
- O indivíduo demoraria 5,4h para percorrer 60 kms em V2.
Então, seguindo sempre esta lógica, temos:
50km
Citação:
Distância total pressuposta: 50 km
| 20 km @ 10 km/h = 2h
| 50 km @ 10 km/h = 5h
| 50-20(Parte já percorrida) = 30 km @ 11km/h = 2,7h
| 50 km @ 11 km/h = 4,5h
Citação:
Assim, se andasse sempre em V2 ele iria 20 min mais rápido e 30 mais devagar se fosse em V1.
- O indivíduo demorou 4,7h (2h + 2,7h) para percorrer os 50 km, sendo 20 deles em V1 e 30 em V2;
- O indivíduo demoraria 5h para percorrer 50 kms em V1;
- O indivíduo demoraria 4,5h para percorrer 50 kms em V2.
40 km
Citação:
Distância total pressuposta: 40 km
| 20 km @ 10 km/h = 2h
| 40 km @ 10 km/h = 4h
| 40-20(Parte já percorrida) = 20 km @ 11km/h = 1,8h
| 40 km @ 11 km/h = 3,6h
Citação:
Assim, se andasse sempre em V2 ele iria 20 min mais rápido e 20 mais devagar se fosse em V1.
- O indivíduo demorou 3,8h (2h + 1,8h) para percorrer os 40 km, sendo 20 deles em V1 e 20 em V2;
- O indivíduo demoraria 4h para percorrer 40 kms em V1;
- O indivíduo demoraria 3,6h para percorrer 40 kms em V2.
30 km
Citação:
Distância total pressuposta: 30 km
| 20 km @ 10 km/h = 2h
| 30 km @ 10 km/h = 3h
| 30-20(Parte já percorrida) = 10 km @ 11km/h = 0,9h
| 30 km @ 11 km/h = 2,7h
Citação:
Assim, se andasse sempre em V2 ele iria 20 min mais rápido e 10 mais devagar se fosse em V1.
- O indivíduo demorou 2,7h (2h + 0,9h) para percorrer os 30 km, sendo 20 deles em V1 e 10 em V2;
- O indivíduo demoraria 3h para percorrer 30 kms em V1;
- O indivíduo demoraria 2,7h para percorrer 30 kms em V2.
Fazendo estas suposições, cheguei à estes resultados. A que se provou mais adequada às condições foi a de 30km, na qual andando-se sempre em V2 ele iria 20 min mais rápido e 10 mais devagar se fosse em V1. Com esta, bastaria multiplicar os 2 resultados por 2 e teria o "40" e o "20" pedidos.
Creio que esta variação se deve na minha escolha das variantes V1 e V2, e que com outras eu chegaria aos resultados corretos.
Claro que, ao responder, eu não tinha posto as respostas deste jeito. Todo este post foi retirado de um papelzinho que usei pra rabiscar minhas teorias, e agora passei ela pro PC de forma mais formal.
E aí agora acredita em mim BoGaS? ;)
Vamos ver em quantos milésimos de segundo o Lerguino resolve este aki.
Meu professor passo esse aki na classe,só uma menina respondeu.
Um matemático estava andando meio triste por uma rua quando viu uma velhinha toda sorridente na sua cadeira de balanço, então ele foi perguntar porque ela estava tão alegre e ela respondeu:
-Eu sei um enigma que ninguém no mundo é capaz de resolver.
E ele respondeu:
-Peraí! Eu sou um matemático e sei resolver qualquer enigma. Pode mandar que eu resolvo.
E ela começou:
- Eu tenho três netinhos, o produto da idade deles dá 36 e a soma dá o número da casa aí da frente. Quantos anos tem cada um deles?
O matemático pensou, pensou, pensou e concluiu:
- Os dados são insuficiente para que eu resolva esse problema.
Quando a velhinha mandou:
- O mais velho toca piano.
E aí o matemático, após alguns segundos, respondeu:
- As idades são, X, Y e Z.
Pergunta:
QUANTO VALE X, Y E Z?
Não falta informar o número da casa? Se não eu tento resolver assim mesmo.Citação:
Postado originalmente por Foduka
Através da minha Lógica pessoal, imagino que sejam 12, 3 e 1.
Não imagino um garoto de 6, 3 ou 1(!) ano tocando piano(as possibilidades númericas).
A casa teria o número 16.
Creio que os dados são insuficientes...
Poderia ser:
- 1, 1 e 36.
- 1, 2 e 18.
- 1, 3 e 12.
- 1, 4 e 9.
- 1, 6 e 6. (Este não pode pois teria de haver um mais velho)
- 2, 2 e 9.
- 2, 3 e 6.
- 3, 3 e 4.
Espero que eu esteja certo. :triste:
Claro que pode! Eles podem ser Gêmeos e um ter nascido uns minutos depois. XDCitação:
Postado originalmente por Locke Chere Cole