Se não era fácil arrumar plutônio em 85, imagine agora...
Versão Imprimível
Vou tentar pra medicina, estou cursando engenharia mas mudei de idéia depois de alguns acontecimentos.
Antes eu queria fazer Medicina, mas hoje não sei se é exatamente isso que eu quero, e eu quero ter total certeza antes de entrar num curso de 6 anos.
Provavelmente eu irá fazer algo relacionado com Letras, na zona de tradução preferencialmente, já que é algo que eu tenho uma certa facilidade.
Preciso apenas me esforçar um pouco nas Exatas esses dois anos que me restam para o vestibular. Meu colégio passa exercícios e matérias muito fáceis, daí eu tenho que estudar por conta própria e muitas vezes a internet me prende. :/
Eu até tô pensando em comprar um livro didático, alguém recomenda algum para iniciantes em Exatas? Um de química, física e matemática. Estava vendo o Use a Cabeça! Física, mas não fico muito confiante. Podem ser em inglês.
Eu conheço alguns livros didáticos para o Ensino médio. Mas se você quer fazer exercícios cara, vai pegando exercícios de vestibular. A primeira coisa que você deve saber é que não vai se apronfundar muito em exatas se você quer fazer um curso de letras.
Eu recomendaria qualquer livro que acople logo os 3 anos de curso, já que assim você sairia além do básico mas também não seria um bom conhecedor do assunto. Coleção Ramalho pra Física é uma ; Martha Reis para química é outra e um livro básico mesmo de matemática é suficiente.
Vai pegando provas anteriores da faculdade que você quer passar e vai analisando o quão dificil é e suas complicações em cada matéria. Isso ajuda pra cacete e com esse tempo todo que você tem pra frente cara, é passar de prima certo
Eu não quero só fazer exercícios e exercícios e exercícios, tenho medo de cair nos decorebas e esquecer tudo de novo. Já que é pra estudar, vamos estudar. Quero pegar um livro didático e entender a matéria, mesmo que leve tempo. E não estou querendo estudar Exatas apenas para passar no vestibular, quero entender de verdade, mesmo que eu não vá seguir a área. Um pouco mais de conhecimento não vai me fazer mal =P
O que eu sinto medo das questões de vestibular é eu não ter estudado sobre aquilo no colégio, por isso quero estudar o máximo que eu posso por minha conta para quando eu chegar lá as chances de eu me dar mal ser a menor possível.
E estou com algumas provas da UFPR aqui para fazer, valeu pelas dicas.
Entender a matéria é facil, difícil é fazer os exercícios que a banca do vestibular pede. Quando que a teoria de matrizes e determinantes muda ? Nunca. Mas sempre existe um exercício que você por mais que entenda a teoria, não fará.
Decoreba é exatamente isso, quando alguém pega a teoria e se afinca nela. Exercícios que evitam isso. É claro que você nunca fará um exercicio de certa matéria sem saber a teoria mas o comum são as pessoas que se apegam so a teoria e se fodem depois.
Se você quer estudar por conhecimento mesmo, é só ler livros e tudo mais. Mas eu falo pra você que logo logo esquecerá tudo,nao vai ter tempo pra botar essas matérias em dia na faculdade.
Hmmm, então a melhor maneira é meter a mão na massa e fazer vários exercícios mesmo.
Pra falar a verdade, se eu escolher Letras eu estou sossegado para passar na UFPR, não é lá um curso tão concorrido, mas eu quero estar preparado caso lá no terceirão eu mudar de ideia e querer fazer Medicina, que é deveras competitivo.
Editado porque sou idiota e não li seu último post.
Martiny, o melhor é pegar exercícios de vestibular mesmo. Não vai precisar se aprofundar muito na matéria de exatas, nenhum vestibular pede isso (além do ITA/IME).
Martiny, vou dar uma opinião minha.
Não pegue livros muito didaticos porque geralmente são livros puramente comerciais, apresentam uma teoria escassa e uma gama de exercicios muito pequena e com pouco aprofundamento.
Algumas coleções basicas que eu comprei e aprendi MUITO:
Fundamentos de Matematica Elementar - Gelson Iezzi & outros
Física Clássica - Calçada e Sampaio
Tópicos de Fisica - Helou, Gualter e Newton
Química - Feltre
São livros que possuem uma excelente teoria e possuem muitos exercicios subdivididos em níveis diferentes, assim permite um aprendizado mais uniforme.
O FME tem uma divisão de exercicios retirados de vestibular e são muitos.
O unico problema é o preço dos livros mas é só você correr atras em sebos, bibliotecas ou pedir emprestado de alguém(ou comprar na net).