Ta feio sair do tópico :S
Citação:
Não conheço a monarquia como você, mas a Wikipedia é democrática. Conta-me ela que Estados teocráticos, como o Vaticano e os califados muçulmanos são monarquias, ainda que os chefes de Estado sejam eleitos.
Vaticano é uma Monarquia Teocrática Eletiva. É eletiva pois o papa nao tem filhos. Monarcas eleitos? Acho que isso é apenas na Malásia, e isso porque é uma tradição. Na verdade, nao é bem uma Monarquia, é um regime bem diferente.
Citação:
E com eleições, ainda por cima (tive uma surpresa ao constatar que existem monaquistas que gostam de eleições, vejam só como sou ignorante).
Existe todo tipo de monarquista. Há os loucos que defendem absolutismo e os que querem eleiçao pra "rei". Pra mim, sao pseudos-monarquistas e nao monarquistas de verdade. Monarca nao é eleito.
Citação:
Em regra, esses povos mais antigos identificavam a realeza e a paz, e a prosperidade que esta propiciava, como uma dádiva divina. Na Suméria, no Egipto, ou na China, o poder real era considerado um atributo divino.
Isso é na Idade Média cara, impossivel comparar com os dias de hoje e vc sabe disso.
Citação:
O Rei é o Chefe de Estado de um regime monarquista, com a variante de regime Absolutista ou Parlamentarista, o seu poder é hereditário, herdado pelo primogênito(a), e na Hierarquia do poder representa Deus perante os seus súditos, que lhe devem prestar total vassalagem. Este conceito de associar o rei ou a rainha à Divindade era uma característica da Idade Média e da Antiguidade, a qual ainda perdura em alguns países do Oriente. Na Monarquia o rei ou rainha é soberano(a). Sendo em muitos países o seu filho Varão primogenito o sucessor(a) natural, os irmãos serão os Infantes ou Infantas.
No wikipedia qlq um poder escrever o que quiser, entao nao pode ser levado totalmente em consideração. Pra isso existe Google \o/
De fato partes é verdade. O Imperador do Japão é visto até hoje como uma espécie de Deus. Na Tailândia tambem. Porém, ambos renunciaram desse poder em 1952, mesmo assim as pessoas acreditam que eles são descendentes de deuses (no Japão é uma tal de deusa Amaratsu, algo assim). É Importante lembrar que o Japão é Monarquia a mais de 7 mil anos.
Citação:
Os primeiros reis suecos
Citação:
Em Andorra, o monarca é também bispo de Urgel.
Andorra é uma espécie de monarquia eletiva, até hoje nao entendi como funciona lá.
Citação:
O lema dos príncipes de Mônaco é "com a ajuda de deus".
Nao é o lema dos principes, é o lema da Nação, que por o príncipe encarna-la tanto, é dificil distinguir os dois.
Citação:
Já nos Emirados Árabes Unidos, o rei (ou xeque? Ou sultão?) é escolhido pelos emires.
Emirados sao um conjunto de países, tambem nunca entendi direito.
O Reino Unido possui Igreja Oficial, mas tolera todas as religioes, nao tem nada a ver. A propria mensagem de Natal da Rainha ano passado foi sobre isso. Eles tem Igreja Oficial desde Henrique VIII, é uma tradição. De fato a Rainha é muito bem vista pelos britanicos, mas nao como deusa. Ela é anglicana e Chefe da Igreja Anglicana, mas engraçado, nunca ninguem reclamou disso. Será que os britanicos, que já dominaram o mundo, sao tao ignorantes assim? Acho que nao...
E nao é direito divino nada. Aquilo sao citações a Deus pois é uma tradição. O God Save The Queen existe a seculos, e é usado em mais países tambem.
Citação:
Mas é curioso pensar que, em teoria, se todos os britânicos fossem ateus, a monarquia desapareceria.
Nada. A religiao nao interfere na Monarquia, e antes de tudo ela é Elizabeth II, Rainha do Reino Unido.
Citação:
Acredito que você não seja um dos monarquistas que defendam a união entre Estado e Igreja, assim como ocorre em vários dos Estados citados acima. Mas se for, tá explicada a sua antipatia ao pensamento ateísta.
Nao sou. Nao sou antipatico ao ateísmo, tenho amigos e conheço monarquistas ateus, o que me enoja é essa modinha de 95% do fórum de um dia para o outro virarem ateus, é tao dificil entender?
Citação:
"Saudosistas de Petrópolis" é uma recurso lingüístico, infelizmente ainda não tão difundido quanto "átomo", que significa "indivisível", ainda que já se saiba que não é.
Nao me pareceu isso.
Citação:
Quanto ao último ponto, lhe dou liberdade total para citar os ateus monárquicos. Posso não conhecê-los, mas a Wikipedia (ou qualquer outro site aparentemente sério que você me indicar) faz milagres.
uaheuaheahea
Nao acho que os monarquistas sao tao importantes pra estarem no wikipedia, pelo menos nao ainda.
Procure no orkut, Guilherme Malluta. Ele é monarqista, faz parte da Juventude Monarquica do RJ e é ateu.
Resumindo, que direito temos nós de questionar a tradição de países com mais de 500 anos?