Podem me indicar uma maneira de resolver os exercicios abaixo? Não precisam resolver eles todos, só quero saber qual método utilizar.
http://img825.imageshack.us/img825/8328/semttuloeyl.png
Versão Imprimível
Podem me indicar uma maneira de resolver os exercicios abaixo? Não precisam resolver eles todos, só quero saber qual método utilizar.
http://img825.imageshack.us/img825/8328/semttuloeyl.png
.
Vou dar um exemplo, digamos que essa sequência de números x1, x2, ... , xn seja essa sequência finita aqui:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Fazer (1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10)/10 é o mesmo que fazer (1 + 10)/2
Deve ser a forma mais fácil de se achar a média de uma sequência simples, então, sim.
Se a sequencia for 2,3,7,100 essa formula nao é válida. Essa fórmula só é válida se a sequência é de números consecutivos, caso contrário, vc perde o controle do que acontece entre os termos do meio (dps do primeiro e antes do ultimo)
Dada uma sequencia arbitraria de n numeros, a media aritmetica eh a soma de todos esses numeros dividido pela quantidaded, ou seja, n
.
Alguém de vocês já fez Física experimental?
Eu estou com uma dúvida sobre como calcular o desvio padrão e como utilizar a fórmula, o exercício é esse:
Em um certo experimento, foram obtidos 4 resultados distintos:
1) 5,3 +/- 0,1
2) 7,9 +/- 0,1
3) 9,9 +/- 1,9
4) 2,1 +/- 1,4
O grau de certeza de que o valor médio dessas 4 medidas seja o valor médio real dessas medidas é dada pelo desvio padrão da média. Quanto vale esse valor para esse caso? (entre apenas um valor numérico)
A fórmula é essa:
http://img12.imageshack.us/img12/4989/semttuloali.jpg
Eu estou com dúvida de como achar o "Xi", se alguém puder me ajudar, agradeço.
Xi é o valor médio. Pra calcular o valor médio você precisa fazer a somatória dos n valores de X divididos por n... Por exemplo, no seu caso vai ficar
Xi = X1/4 + X2/4 + X3/4 + X4/4
ou seja
Xi = (X1 + X2 + X3 + X4)/4
Só não consegui entender porque ele pede pra calcular o desvio padrão, sendo que o desvio padrão ele já deu, que são 0,1, 0,1, 1,9 e 1,4. Ou eu estou errado?
.
Um doce para quem me fazer entender, de forma concreta, o conceito de equivalência.
A quantidade normal de sódio no plasma humano é de 135 a 145 mEq/L, o que na medicina é útil apenas para o que diz respeito à sua conversão à osmolaridade. Como todo mundo usa a fórmula de pressão osmótica sérica pronta (POS = (sódio x 2) + (glicose / 18) + (ureia / 6)), ninguém se importa muito com definições de unidades.
É certo dizer que equivalência é "a menor porção de uma substância capaz de reagir quimicamente com 1 mol de elétrons"?
Obrigado.
Pelo amor de deus, preciso saaber como resolver estes exercicios
:
http://img109.imageshack.us/img109/4219/semttulouvw.png
Uma esfera de raio R, possui uma distribuição volumétrica de carga( ρ) uniforme. Determine |E| para:
a) r< R
b)r>R
parece ser bem simples porém não sei se o que eu fiz deu certo, foi muito fácil, tem algo muito estranho quando consigo fazer algo com muita facilidade, ta errado ctz
.
cara, pensa assim
para a média ser 40, a soma da idade de todos, dividido pelo numero de funcionários é = 40
logo, supondo que dos 11, 9 tinham 40, um 60 e o outro 20, pra balancear
saiu o de 60, ficaram, 10 funcionarios
9 com 40 anos e um com 20
9*40 + 20 = 380
dividido pelos 10 funcionarios 38...
.
LuizJuiz, agradeço o seu empenho para resolver as minhas dúvidas. Eu não posso te reputar mais enquanto não reputar outros.
Mas tenho algumas questões de algelin:
http://img825.imageshack.us/img825/285/semttuloecz.png
.
Alguma ideia para essas questões?
http://i50.tinypic.com/28mmgs9.png
Respostas:
1) X = 4 m L / 4 P A y + k L
5) a) 4/3 * Vgl / V3 , V = raiz quadrada e * = multiplicação
b)4 * V5 * m * Vgl / 9 V3
c)32 L / 243
Valeu :D
Esta questão aqui ta meio estranha:
2- Qual seria a massa de açúcar (C12H22O11) a ser pesada para o preparo de 500 mL de uma solução 0,3 mol/L?
Só não to sabendo direito como medir massa para preparo de um certo volume, a um certo mol, qual é a equação?
se eu estou bem lembrado, faz tempo que não faço isso
um mol de glicose, pesa a soma de tudo que esta ai
12*12 + 22*1 + 11*16 >> isso é o peso de um mol
144+22+176 = 342 g/mol
para achar 0,3 mol, vc faz uma regra de 3
1mol ---- 342 g
0.3-------x
102.6 g/l
1/2 litro
102.6/2 = 51.3g
acho que fiz certo..
Obrigado! + Rep
Agora tem uma outra questão que só preciso saber como se calcula Mol/L.
Isto é, concentração molar(molaridade) expressa em mols/L?
Eu já tenho o dado da massa e da massa molecular, e de quantas g/mol tem.
So preciso passar de Mol/L, esta é outra questão aqui.
EDIT:
No caso, uma amiga minha dissse que o calculo é assim:
m = m1/mm x V
m1 = m . mm . V
Ta certo isto também?
Esses tipos de problemas são muito mais fáceis de serem resolvidos sem fórmula. Usando lógica e regra de 3 se resolve a maior parte disso tudo.
Um, deixa eu tentar aqui outra, ai vocês me falam se eu fiz certo.
5- Considere uma xícara com 200 mL de leite, ao que se acrescentaram 6,84 g de açúcar comum. Qual será a concentração molar (molaridade), expressa em mols/ L, da solução formada? (Dado: massa molar do açúcar comun, sacarose, C12H22O11 = 342 g/mol)
Bom, deixa eu ver, sou bom de usar regra de 3, lógica, estas coisas assim, em matematica, física e geometria, não em quimica, mas deixa eu ver:
342 g/Mol
Logo:
342 ---- 1
6,85 ---- 0,02 (Em centecimos)
Temos 0,02 mols.
Mas agora falta Mol por litro, vamos considerar que o volume continua 200 mL que tem na xícara, aposto que isto vai dar errado, pois se acrescenta, o volume tem que aumentar por lógica.
200 mL = 0,2 L
0,02 mol/ 0,2 Litos
0,004 mols/L
Ta certo isto?
EDIT:
Tem outra aqui, aproveitar aqui e deixar as 2, só fiqui com estranhas!
8- Uma solução preparada doi adicionando-se 40g de NaOH de água suficiente para produzir 400 mL de solução. Calcule a concentração de g/mL e mol/L.
Ai ficou assim:
40g em 400 mL
Logo: 0,1 g/mL (primeira parte da questão feita)
E mol/L:
11 + 16 + 1 = 28
28 gramas por Mol
40/28 = 1,42857142857
1,4
1,4 Mols de NaOH em 0,4L
0,56 Mol/L
Ta certa esta?
Ai fica as 2 para ver se eu acertei!
Ah, e Henrique, o pessoal do meu grupo tinha feito errado, contando CHO ao invez de C12H22O11, kkk, graças a você não vamos errar por esta besteira.
Eu usei a questão 5 para mostrar que o seu jeito que tava certo, sim, você acertou a questão!
Se em 200 ml temos 6,84g, em 1 litro teríamos 34,2g, que é 1/10 da massa total de 1 mol do açucar, que dá 0,1mol/L.
P.S. 6,84g é realmente 0,02mol de açucar, mas como o volume era só 200ml, e a expressão de concentração se dá de mol para litro, multiplica os dois por 5 que você chega em 0,1 mol para 1 litro (que é o mesmo que dividir 0,02 por 0,2). Acho que é isso, alguém corrige aí se estiver errado.
cara, a ssegunda não olhei toda, mas o numero de massa do Na, ta errado, é 23 se não me engano
23+16+1 = 40g
logo tem 1mol em 400ml
daí faz a regra de 3 e ve quanto dá..
cara, vou te dizer a real
tem uma fórmula que eu sabia dessa matérias, mas não lembro mais ela, até tenho que decorar denovo, que era sobre misturar tanto de tal coisa em tantos mol/l com outra em quantidades diferentes e perguntava a concentração após a mistura..
questões assim eu achava muito, mas muito chatas de fazer por regra de 3, aconselho que decore a fórmula que citei acima, mas não lembro
gildão: não entendi o que tu falou, mas, se for, teria que multiplicar por 5, para ficar 1L..
a respeito, como tão as aulas de direito? tenho três ex-colegas que são teus colegas haha.. x)
Mas a que tem o número 5 lá, ta certa?
Edit:
===
Mas só por curiosidade, vou falar 2 problemas que eu tenho, meu maior problema não é lógica, na verdade, tenho um raciocinio até maior que o de muitas pessoas, o problema mesmo é que quando eu faço rápido, de cabeça, em metade das vezes eu erro, por um erro bobo que depois eu me dou conta, e geralmente eu faço rápido e de cabeça.
O outro problema, é que eu simplesmente não para para ficar gravando equação, a primeira que eu fui gravar foi báskara, e duas das mais recentes, M.U. e M.U.V.
Tem outros mais recentes que este, spo que já devo ter me esquecido.
geralmente em física, eu me dou bem, pois são geralmente de 2 á 4 questões do mesmo assunto, ai da para entender a lógica, e em geometria, eu nunca gravo, eu simplesmente sei fazer melhor que muita gente.
então, a primeira parte, espero que esteja certa, me baseei nela para responder a segunda, que eu ACHO que ta errada
200ml ------- 0.02 mol
1000ml---------x
0.2L ---- 0.02
1L----- x
x=0,1 mol/L
cara, decorar fórmulas de fsc não tem pra que, tem no formulário, ao menos na ufsc, e eu aprendi quase todas elas de tanto usar..
btw, aprendi fsc sem usar muitas fórmulas, mas para questões que tem que equacionar fica mais foda, então, recomendo usar fórmulas mesmo
pra mim, pela forma que vc fala vc n sabe o que faz mas bate com o gabarito entao ta tudo certo
dessa maneira nunca vai fluir conhecimento nenhum, vc vai ficar tentando acertar resposta de ex nada mais que isso
eu ou o cara?
se for eu, sinceramente não tenho confiança em qmc, essa matéria eu sei pq ela é relativamente simples
e sim, estou fazendo os cálculos de cabeça e usando os dados da tabela periódica de cabeça tb... por isso aumentam as chances de erro
o raciocínio, garanto que esta certo
Questãozinha sobre Evolução:
(UFMS): "Os avanços da medicina fizeram com que muitas pessoas portadoras de genes prejudiciais, produtores de doenças, passassem a ter sobrevivência maior, de maneira que, paradoxalmente, a medicina está contribuindo para aumentar a frequência dos genes nocivos nas populações modernas..."
Baseado no texto:
a)Cite duas características, condicionadas por genes, que estejam sendo favorecidas por esses avanços da medicina;
b)Comente como deveria ser antigamente a frequência das características que você citou em comparação com a frequência atual.
To aprendendo sobre evolução, teorias de Darwin, Lamarck, etc e tals. Essa questão me deixou bastante em dúvida, nem encontrei no google. :/
Se puderem me ajudar ficarei grato. :)
To destreinado mas vamo lá
a) Hemofilia e Anemia Falciforme.
>>>acho que você poderia citar qlqr doença desse tipo mesmo (com forte ou exclusiva influencia genética), só citei as mais manjadas.<<<
b) As frequencia antigamente seriam menores visto que a expectativa de vida dos portadores seria mais curta, diminuindo o número de descendentes que deixariam.
Quiser poder citar que no caso da anemia falciforme seria "nocisivo" mais em regiões em que a malária não é endemica, mas ae seria entrar em detalhes demais, vestibulares não precisam disso.
Hmmm, bem colocado.
Tava conversando com uns amigos da escola aqui e consegui formular uma resposta:
a)o cancer tem aumentado em termos de frequencia populacional , muito devido a heranças geneticas, atuais tratamentos medicos e o fenotipo geral da população mundial. Porem, as modificaçoes dos genes tambem atualmente causaram uma elevação da resistencia da histúria a certos virus e bacterias, como por exemplo a frequencia de uma parte da populaçao internacional que tinha resistencia à influencia A, pois teve a carga hereditaria dos avos que no inicio do seculo passado sofreram com a gripe espanhola
b)em geral o cancer antigamente possuia uma frequencia muito menor em relaçao a atualmente, bem como a populaçao em geral tambem tinha uma menor resistencia à doenças que periodicamente causam surtos na comunidade mundial
To indo dormir agora, amanhã cedo prova de biologia ://
Esse exercício é da lista que o professor passou :)
flwsss
Não é por nada não, mas cancer seria uma pessima escolha :~. Poucos são genéticos. Tem muitas coisas, vc pd até dar uma enrolada, só que corretor de prova de vestibular gosta de ver alguns nomes, é meio que uma manha que tu tem que pegar, é melhor colocar uma fibrose cistica do que hipo e hipertireoidismo.
Imunidade não é transmitida geneticamente, e contato com gripe espanhola não imunizaria contra gripe aviária