Existe algum site que calcule quase que exatamente a minha TMB? e queria saber onde pego aquele tabela que mede os micro e macronutrientes da minha dieta.
valeu :y:
Versão Imprimível
Existe algum site que calcule quase que exatamente a minha TMB? e queria saber onde pego aquele tabela que mede os micro e macronutrientes da minha dieta.
valeu :y:
Cara eh so pesquisar no google calculadora de TMB, acho q n tem muita diferenca se vc colocar os dados certos elas vao dar resultados bem parecidos. Sobre os micros eu acho que tomando um multivitaminico bom nao precisa calcular nada. Ja os macros existem varias tabelas diferentes que as pessoas acreditam. Eu pessoalmente uso a basica q seria 1~1,1g de gordura/kilo, 2~2,2g de proteina/kilo e o resto em carbos ate dar um deficit ou superavit calorico de acordo com os seus objetivos no momento.
Achei essa reportagem muito interessante (link: http://www.theglobeandmail.com/life/...ticle16069147/)
Foi feito um estudo em Toronto, que chegou a uma conclusão que pelo menos a maioria do pessoal deveria saber: não adianta colocar numa refeição 80 gramas de proteína de uma vez só; nosso corpo tem um limite de anabolismo protéico muscular, sendo que após este ter atingido o ápice, o restante das proteínas serão utilizadas de outras maneiras pelo organismo.
Dividiram três grupos com o mesmo consumo de proteínas, 80 gramas. O primeiro teria que, em oito refeições, consumir 10g de proteína em cada. O segundo, em quatro refeições, 20g em cada. E, o último, duas refeições, com 40g cada. O objetivo era averiguar o ganho de massa muscular (anabolismo proteico), saber qual dos três teria o maior. E o melhor classificado foi o segundo grupo.
Sério, que tópico lindo! O pessoal ajuda mesmo quem precisa! Achei muito boas as respostas do Tudokz e dos outros usuários que também contribuíram.
Acho que vou frequentar mais essas bandas :timido:.
---
O que Tudokz falou no seu post listado e numerado é extremamente verdade; mas, tem algo que é tão fidedigno com o que a gente costuma ver na prática, que merece ser repetido: gorduras são essenciais numa dieta de cutting.
O que engorda, principalmente, são os carboidratos! Houve um desses estudos modinhas de Harvard -que saem na Veja e afins- que comparou o risco de desenvolver aterosclerose, em mulheres pós-menopausa (mais suscetíveis a danos cardiovasc), em relação ao consumo de gorduras saturadas e carboidratos simples, principalmente a exemplo do pão branco e doces. O "n" utilizado foi de 309 mulheres e o seguimento foi de seis anos. O resultado mostrou, por incrível que pareça, que no grupo das gorduras saturadas notou-se uma diminuição de 6% da progressão das ateroscleroses já existentes, enquanto que no grupo dos carboidratos simples houve aumento de 2,8%.
PS. Não sei todos esses dados de cabeça. Tinha anotado todos eles aqui, numa caderneta.
Apesar de ser "modinha", isso é um campo muito forte porque quebra o paradigma que o Ancel Keys fez nos anos 60 e que perdura até hoje: que gordura saturada é a vilã de quem tem colesterol e triglicerídeos elevados e, principalmente, de quem tem doença obstrutiva das artérias. Ou seja: quando seu médico diz que você tá proibido de comer ovo ou picanha porque é possuidor de uma das doenças supracitadas, considere, também, tirar o pão branco e os doces de vista.
---
Opinião própria? Carboidrato simples libera insulina, que trás consigo o IGF-1 - aquela porcaria de fator de crescimento que causa mais malefícios do que benefícios (vide uns tópicos antigos que fiz sobre câncer e alimentação). Se a insulina faz as células mais diversas "chuparem" nutrientes para dentro de si (inclusive lipídios) e se ela vem acompanhada de um fator de crescimento potente, por que não pode ser a grande responsável por nos fazer engordar e por nos dar doenças cardíacas e arteriais?
Sério, açúcar é o mal do século.
Picos de insulina...É foda, mas pensem só, numa dieta hipercalorica e hiperproteica é bem dificil comer apenas alimentos integrais, eu normalmente faço uma "mesclagem", tento usar carboidratos integrais sempre que dá, mas diria que normalmente sempre uso muito arroz branco e tenho abaixar o indice glicemico com o uso da proteina e gordura.
Ps: hoje em dia tem nutricionista esportivo que não trabalha com picos de insulina nem no pos treino...
Segue o link de um tópico bem interessante de outro fórum, Hipertrofia.org, sobre lista de alimentos que devem ser evitados por nós, enquanto que outros precisam ser consumidos regularmente: http://www.hipertrofia.org/forum/top...r-um-six-pack/
It it fits your macros? Eat that shit!
http://exame.abril.com.br/estilo-de-...ds-por-3-meses
Estava com saudades desse forum, espero que quando acabe as ferias continue frequentando. Mas uma coisa me chateou: O movimento diminui muito... Ate o tópico da novela era mais movimentado, não vamos deixar isso acontecer.
Como anda o pensamento da galera sobre nutrição? IFYM parece estar por cima ultimamente. Se bem que nutrição sempre foi minha pior area, sempre tudo MUITO incerto. Vou tentar resumir minha opinião sobre alguns assuntos e gostaria que apontassem pontos de concordância e discordância:
Citação:
Dieta é basicamente controle de macros, tenha um noca do quanto precisa de proteína, carbos e gordura - quando digo noção da quantia não digo unicamente de valores e sim noção do quantia de fato de alimento sem precisar ficar contando - e tente seguir sem noia, ficar fazendo dieta do papel é mt degastante para a maioria e acaba não compensando, sua maior utilidade eh te dar o feeling da alimentacao msm.
Quanto a fonte, valor biologico, IG e essas coisas.. Pouco importa desde que se mantenha o bom senso, nao tem necessidade de ficar comendo massa integral e batata doce (porem eh de agrado incluir na rotina pra permitir fugir em outros casos). Fibras e micros nao parece ter mt segredo, consumir uma boa quantia do primeiro e salada/multi dao conta do segundo. Leite eh uma das melhores coisas do mundo pois serve como um otimo suplemento, quando digo isso digo no quesito completo + conveniência/facilidade.
De primeira vista não parece alguém que segue o IFYM devido facilidade mas não consegue se convencer por completo?
Isso ai eh mais ou menos o que sigo, porem ainda tenho muitas duvidas quanto manipulação hormonal*, alguns fatores como shake pos treino e refeição pre soneca parecem me fugir um pouco do IFYM. Sabe, vejo muita gente falando que 1 kcal eh 1 kcal mas tomando caseina antes de dormir e malto pos treino. Ainda nao formei uma opiniao muita segura sobre isso, eu no geral acabo indo mais pro IFYM por conveniência, exemplo: Me entupo de leite pre sono ou sempre que minha alimentação carece, mas bate algum receio do tpw, to gerando pico de insulina pre sono.. Sera que interfere significativamente no meu sono e por consequente no meu shape?
*Nem sei se existe esse termo, espero que tenha ficado claro o que quis dizer
@Sadeckss: (não vou quotar tudo pra não poluir o fórum :D)
Gostei da sua definição de dieta. É bem por aí mesmo. Acredito que qualquer leigo conseguirá ter uma boa noção ao ler.
Mas, tenho algumas ressalvas a fazer. Índice glicêmico é importante? Sim, apesar de poder passar batido. Alimentos como pão francês, por exemplo, possuem um índice glicêmico alto. O que isso implica? Causa pico de insulina mais cedo, mais glicose é levada pras suas células (inclusive para as de gordura e as musculares). Sua saciedade será menor por conta disso, o que pode fazer com que outra refeição seja feita (muito provavelmente com outro pico de insulina, mesmo que a comida seja apenas carne e frango - proteína também estimula a secreção desta!). Meu ponto de vista é de priorizar alimentos com baixo IG se torna bem válido aos indivíduos que almejam a perda de gordura, famoso "cutting". Para aqueles que estão em "bulking", isso de IG não se torna tão relevante assim.
Valor biológico é importante? Depende. Diria que é mais para "conhecimento próprio" mesmo. Só vai determinar o grau de facilidade que uma proteína é absorvida. Entretanto, um aspecto que não podemos esquecer é que a fonte dela pouco importa - soja, leite, ovo, carne - pois o objetivo de uma forma geral delas é auxiliar a hipertrofia muscular.
Concordo que o leite é um ótimo alimento, em MINHA opinião. O C x B é muito bom. Mas há quem deteste ele. É um assunto bem controverso, na verdade. Alguns estudos dizem que é benéfico, outros o condenam. Para quem quer perder gordura, opte pelo desnatado, pelo motivo óbvio de não conter gorduras.
Multivitamínicos recentemente tem estado em cheque. Não se sabe se para indivíduos saudáveis eles apresentam alguma melhora fisiológica. São úteis em algumas situações especiais e específicas como gestantes, crianças, idosos, desnutridos, etc. Porém, para alguém "normal", talvez não seja o melhor suplemento a se tomar, principalmente pelo preço.
Não é interessante ter carboidratos antes de dormir. Esqueça aquela ideia ultrapassada e fajuta baseada em broscience que "nosso metabolismo fica mais lento". Eu estou me referindo ao fato de que, ao haver pico de insulina de noite, a secreção de GH que ocorre durante o sono pode ser bem afetada. Com isso, temos um menor rendimento anabólico, o que não seria interessante, certo?
Bom, no mais é isso. Abraço.
Certo, certo. Esses pontos que vc falou de índice glicêmico eh fato. Insulina inibi gh, blz, mas em quem nível? a efeitos de meros mortais naturais com condições hormonais e estética naturais, sera que essas mudanças sutis, se forem sutis, surtem efeitos a ponto de serem levadas em consideração?. Os processo quimicos e fisiológicos teóricos no corpo a ciência ja definiu bem, a duvida surgi na pratica.
The biggest question: manipulação hormonal por meio da alimentação, para naturais em condições normais, são relevantes para estética? A medio-longo prazo?
Ps: Falei do leite justamente para mostrar com esse ramo da nutrição eh cercado de duvidas e teorias, o pior que todas mt bem embasadas e contrarias umas as outras.
Edit:
Nao para por ai essa questao hormonal, ja vi por ai algo como o estimulo da produção de hormônios anabólicos seja com exercicios compostos ou por meio de jejum não tem efeito significativo. (Em hipótese e interpreção alguma disse que composto e jejum são ruim, na vdd acho mt bom, só mencionei que algumas vertentes falam que os efeitos hormonais não devem ser levado em conta para nossos fins)