hahaha, bobo!Citação:
Postado originalmente por Sports
Mas a grana é necessária para haver melhorias
--------------------------------------------------------------------------
20/06/2004 - Economia Geral
Economia e Preços
Artigo por Dokein
Traduzido por Gold Dust Woman - www.tibiabr.com
"Jogadores de todas as partes têm tentado achar soluções acerca dos preços de runas e equipamentos, mas parece que precisamos de mais pensamentos sobre isso.
Eu estou ciente que "altas autoridades" sentem que o preço é uma coisa que a comunidade por si mesma tem que lidar com, mas eu sinto que ainda há visões diferentes que talvez não tenham sido comentadas antes.
Eu concordo que, em Antica, se um jogador tenta estabelecer preços é algo que o mundo deve lidar - mas eu não sinto que é assim com novos mundos. Eu sinto que, em novos mundos, em casos de jogabilidade livre interferir nos preços, intervenção de Game Masters é justificada.
Em Antica existem vários grupos de poder (como as poderosas guildas: mercenaries etc) e, portanto, confere e balanceia para prevenir um único grupo de caminhar muito fora da linha. Isso previne um grupo de ganhar muito controle sobre o mundo e, conseqüentemente, abuso de poder (nesse caso, monopólio de preços). Essencialmente as diferentes facções regulam eles mesmos.
Em novos mundos, entretanto, esse não é o caso. Normalmente um grupo de jogadores experientes, como os Del’toros em Isara, Shining Force em Rubera, e Foul Souls em Trimera, agrupam-se e abuso de poder é de tal modo, que impede novos jogadores de agirem juntos para ajudar a controlar as ações de experientes. O poder é extremamente centralizado e, portanto, nós temos mais uma espécie de ditadura. Eles são capazes, em alguns casos, de monopolizar os preços de Uhs e equipamentos de tal forma, que reprime a sociedade e causa incômodo.
Essencialmente o que temos aqui é um monopólio de poder - um grupo central que não é regularizado de maneira alguma - porque eles não estão dispostos a se regularizarem e porque a comunidade não pode regular o monopólio.
"Eles podem mudar os preços sem medo das runas se esgotarem"
Nesse caso, o monopólio é destrutivo. Por exemplo, na Europa e nos Estados Unidos um monopólio é, atualmente, proibido, por cause do efeito negativo sobre a comunidade. Monopólios são capazes de ditar preços muito acima, e cortar custos muito abaixo (leia: ditar preços das runas muito acima, vender equipamentos muito abaixo), por causa da elasticidade das runas/equipamentos (leia: todos ainda precisam de runas e equipamentos, então eles podem mudar os preços sem medo de as runas acabarem).
Onde monopólios fazem saída, como PGE, nos Estados Unidos, eles são regularizados pelo governo. Eu sinto como, já que não podemos forçar uma guilda poderosa entrar em diferentes facções, nós devemos, portanto, regular suas ações se aquelas ações forem muito prejudiciais à toda comunidade. Regulamentar preço das runas, como oposto à usual chantagem, afeta cada pessoa em uma comunidade.
Quais são as conseqüências de fixação de preços por um monopólio de poder?
Primeiramente, é destrutivo para novos jogadores que precisam de extra 200 - 500gp como forma de sobreviver à um mundo ríspido. A maioria dos sorcerers e duidas nos novos mundos são novos jogadores e, conseqüentemente, eles não são eficientes em abuso de poder e fazer dinheiro, sendo os primeiros a serem atingidos. Fixação de preço por jogadores para um preço que é opressivamente acima para novos jogadores (preços altos de equipamentos afetam paladinos e knights, preços baixos das runas afetam sorcerers e druidas), cria um sentimento negativo em uma comunidade que se sente constantemente reprimida.
Secundariamente, isso permite os já monopolizadores de poder se tornarem mais poderosos, e força aqueles que não estão no poder se tornarem menos poderosos. Com o baixo preço das runas e o alto dos equipamentos, os que estão no poder são capazes de impor uma fixação de preços matando os jogadores que não cooperam, são capazes de abusar do poder como nunca, enquanto aqueles que não têm poder não podem subir de level tão efetivamente - e são, portanto, reprimidos porque, não somente eles não têm level, como não podem tentar ganhar level.
Finalmente, mas tão importante quanto, nós devemos olhar para a atmosfera que isso gera. Quando aqueles que vendem uma bp de UH por, por exemplo, 2,1k, são mortos publicamente, isso gera uma paranóia entre os levels baixos. Eles vão sentir que eles não estão sendo tratados justamente mesmo se eles próprios não são mortos e, portanto, os novatos no game vão ter uma menor tendência à jogar. Eu me lembro que saí do templo de Thais e morri, em alguns minutos, para PKs - mas, pelo menos, aqueles eram PKs e eles foram mortos depois! Imagine o que acontece com um mundo quando um novato vem para fora do depot e é dito que ele é caçado por levels altos - contra quem eles não têm a mínima chance de lutar.
Como isso afeta o jogo e, conseqüentemente, dinheiro premium que vem?
Primeiramente, como a CIP pode dizer, existem muitos novos mundos. Esses mundos são controlados pelo número de jogadores premiums que, por sua vez, são afetados pelo número de novos jogadores que pretendem pagar uma contra premium.
Portanto, em ordem de maximizar o proveito e o número de mundos que podem ser criados no futuro, precisa, primeiro, criar uma comunidade - não um ambiente de abuso de poder - para os novos jogadores. Eu percebo que o ambiente só pode ser controlado para uma certa extensão - e alguns abusos de poder por levels altos, especialmente nos novos mundos onde o poder é monopolizado, é inevitável.
.:CONTINUA:.