Postado originalmente por
Bob Joe
Que consenso? Ninguém aqui é doido em achar que o Júlio César não falhou em 2010 e não foi tão bem agora (apesar de ter colocado o Brasil nas quartas). A discordância é quanto ao fato de você querer que o cara se culpe para sempre, como aconteceu com o Barbosa, apenas para você ficar satisfeito (por algum sadismo qualquer), como se todo trabalho feito por um jogador na carreira se resumisse à Copa do Mundo. Ele já se culpou sozinho por 2010, onde a falha foi realmente relevante (e dividida com o Felipe Melo), a carreira do cara foi ladeira abaixo, de principal goleiro do mundo, foi jogar no grande Q.P.R. Não faz sentido agora que o Brasil foi humilhado e teve as falhas da CBF e do futebol brasileiro como um todo expostas, o cara ficar se culpando de novo. É tanta gente merdando junto que as culpas individuais não são relevantes.
Só que o problema aqui é que você acha que todo mundo que discordar de você só o faz porque é flamenguista e não admite que o Júlio errou. E essa é uma dicotomia boba e infantil. Apesar de eu ser flamenguista, nem acho que as maiores conquistas do Júlio foram feitas no Flamengo mas sim na seleção e, principalmente, na Internazionale. E nem de longe ele é ídolo como o Zico foi, essa nem seria um justificativa para flamenguista defendê-lo. Esse lugar tem caras muito mais importantes como o Leônidas, Júnior, Domingos da Guia, Rodinelli, Adílio, Andrade e outros (até o Pet foi mais importante do que o Júlio, na minha opinião).
O foda é que provavelmente Barbosa foi crucificado por gente como você, que queria que o cara se sentisse culpado pelo resto da vida, ignorando o resto da carreira dele. Pra mim, o pior dessa Seleção chama-se Felipão. E o cara deu entrevista falando que a campanha se resumiu em uma fatalidade. Mas eu que não vou ficar pegando no pé do cara, ele nos deu uma copa, chegou em final de Interclubes, treinou grandes times e, certamente, não falhou sozinho agora.