Não tenho certeza.
Caso recebesse a proposta, espero que minha resposta seja não.
Versão Imprimível
Não tenho certeza.
Caso recebesse a proposta, espero que minha resposta seja não.
É ai que nós deveríamos pensar assim, "e se esse mendigo fosse meu irmão?"
Aí as pessoas diriam, "ah, mas daí é algo diferente e bla bla bla."
Mas e outros mendigos não tem família também?
É uma questão complicada.
Por isso acho o ser humano um ser meio despresivel, tem a inteligencia que tem mas continua matando os da propria espécie.
Pensem bem: 1 milhão não é pouca coisa, sabendo investir esse 1 milhão pode se multiplicar molezin. E depois de bem endinheirado a pessoa pode fazer doações, ajudando centenas de pessoas. E tudo a custa de que? De uma mera e unica vida humana.
Partindo da logica utilitarista, se sacrificam poucos para fazer o bem a muitos. Apenas tendo cuidado pra nunca estar entre a minoria, e essa filosofia te leva longe. ;)
E não importa quem seja, qualquer que seja a pessoa, mesmo que seja 100% inocente, 1 morte por 1 milhão de reais é tudo de bom. São poucas as pessoas que eu pensaria bem se eu deveria matar ou não(pessoas proximas/conhecidas). Uma pessoa desconhecida eu mataria a sangue frio, seria um pequeno sacrificio pelo futuro bem de muitos(eu incluso), e se fosse um mendigo, cuja lacuna de importancia social é ZERO(e talvez até de importancia pessoal seja ZERO tambem), eu sequer pensaria, ja matava.
Cara, te odeio mais que tudo(e tu sabe disso). Mas tenho que concordar com o que tu escreveu.
O ser humano ja virou uma praga, tamanha é a superpopulação, 1 vida a mais ou a menos ja não é mais tão relevante quanto na epoca que não havia superpopulação, a lacuna deixada pela morte de uma pessoa pode ser facilmente preenchida por trocentos similares(sei que ninguem sera igual a aquele que morreu e bla bla bla, mas me refiro a importancia quanto a sociedade, e não importancia individual).
Por isso hoje em dia a vida de um ser humano não se distingue mais a de um inseto.
"Ah então eu vou te matar/se suicide, ja que tu pensa assim então tua vida não tem relevância pro mundo" - Frase clichê que sempre leio quando dou uma opinião nesse estilo. Bom, de fato se um dia eu morrer ou não apenas a minha importancia pessoal(parentes e conhecidos) sera notada, a minha importancia quanto a sociedade não o será. Não sou nenhum artista ou coisa do tipo, então a lacuna social deixada com a minha morte seria tão facilmente substituida por trocentos.
Porem nem por causa disso desejo minha morte, estou vivo e pretendo viver, apenas não lamentarei se um dia eu estiver a beira da morte, so isso.
---edit----
Ps: Eu tambem considero a vida de um bichinho superior a de um humano. Bichinhos não tem pensamento racional, por isso são inocentes por natureza, enquanto que um ser humano é dotado de livre arbítrio e mesmo que aparente ser a pessoa mais boa do mundo ela pode, facilmente, se converter numa pessoa totalmente do mau e que prejudique a tudo e todos, incluindo os inocentes animais.
E considerando que o ser humano está longe de ficar ameaçado de extinção por causa de sua superpopulação, as mortes humanas são menos relevantes que a de um bichinho, que com algumas exceções(ratos... :wscared:) uma unica morte pode ser crucial para por a sua espécie na lista de animais ameaçados de extinção.
E considerando que quanto mais humanos=mais areas da natureza devastadas para expansão da cidades, ou mesmo pra sustento(lenhadores, caçadores ilegais e afins...), mostra que quanto mais humanos existirem por culpa de superpopulação, mais os bichinhos inocentes correm risco.
Jamais.
Deus nos deu a vida somente Ele pode nos tirar. ;)
Mataria.
Se fosse aqueles que não valem nada. Pois tem muita gente boa e humilde por ae ainda.
Queria ver se você fosse um mendigo e viesse outro cara, apontasse uma arma pra sua cabeça e falasse: "desculpa ae, mas to fazendo isso por 1 milhão de reais".