Infelizmente sim.
Nas últimas décadas , quando o pai começou a dar mais 'liberdade' para o filho , este não soube usá-la para conciliar o seu 'bem intelectual' e a sua 'vida social' e sim apenas para o 'prazer social'.
A questão que voce colocou dos 15 estudantes em passeatas , creio eu que que o jovem perdeu o poder de ter argumentos e o mais importante , de querer usá-los.
Meu prof de história mesmo quando falou de revolução paradigmática mostrou algumas respostas de provas idênticas que ele cobrou 20 anos atrás e as de hoje , pra gente comparar o conhecimento de mundo e o poder de argumentação do jovem antes e depois , e nós ( a classe ) percebemos o quanto que o adolescente de hoje não só deixou de lado os estudos mas também a VONTADE de mudar algo.
Eu vejo uma 'revolução';'passeata';'manifestação' como um movimento para mudar VÁRIOS padrões vigentes. Um movimento por exemplo contra a violência contra a mulher não tem a intenção de mudar APENAS o que se refere a violência , mas também como a SOCIEDADE em si age naquele determinado momento histórico.
O jovem de hoje não tem interesse nenhum em defender manifestações contra o Código Florestal ou outras 'revoluções' porque não quer uma mudança no jeito que sua vida está.
Vou pegar outro exemplo : os estudantes da Baixada. Não sei como é em outra cidade mas , realizou-se uma pesquisa aqui q mostrou em % a quantidade de alunos no passado que queria estudar em uma universidade de São Paulo em relação ao total e a quantidade de alunos atualmente. E o resultado foi que a cada ano essa % diminui muito.
É claro que por um lado isso signfiica que as universidades aqui estão se desenvolvendo , porém não tem como comparar as faculdades da Baixada ( com raras exceções em alguns cursos específicos ) com uma USP da vida. Acontece que o jovem está preferindo 'manter-se seguro, com uma vida 'programada' ' ao invés de arriscar-se a ter uma vida diferente e pensar em mudanças.
Nisso eu volto naquela parte que eu me referi aos '15 estudantes em uma passeata' -->> a maioria dos jovens de hoje não querem uma mudança da situação que se encontram , o que resulta em uma alienação e falta de vontade de argumentar contra as situações , que ficam restritas a tweets e mensagens instantâneas e 1 dia depois são esquecidas.
Temos hoje um mundo muito mais FÁCIL e isso acaba gerando dois lados : os que USUFRUEM dessa facilidade para se 'desenvolver' seja intelectualmente , culturalmente etc e os que usam essa facilidade para apenas si mesmo , o que acaba resultando numa certa 'conformidade'
Mudanças só ocorrem quando a situação está ruim para grande parte da população , e , principalmente , quando não foi feito nada para resolver isso num passado recente , o que não é o caso do Brasil hoje. A vida da classe média/alta melhorou MUITO , e ai voces devem ta pensando e a parcela pobre do Nordeste e tals? Além dos recentes programas sociais que melhoraram a renda da camada mais pobre ,tenho uma amiga que mora lá e ela diz que é mó festa quando passa o caminhão dos políticos oferecendo cesta básica e tals..Infelizmente o brasileiro se contenta com muito pouco.
Obs: É claro que , felizmente , há algumas exceções..Coloquei o meu ponto de vista no que considero a grande maioria da classe média/alta.