Acho que é exatamente o que eu disse com ser plausível, não duvido nem um pouco da omissão, lá atrás nos dias posteriores ao evento
postei exatamente questionamentos nesse sentido.
O que vejo como improvável é a hipótese simplória, que rola em grupinho de Telegram, de que o PT pagou por pessoas para se vestirem de verde-amarelo e fingirem ser bolsonaristas, ao mesmo tempo que cooptou o Ibanes, o Anderson Torres, o vice do Anderson Torres, a polícia distrital e os outros militares do QG envolvidos, para serem negligentes nas atribuições que lhes cabiam. Afinal, nada disso teria acontecido se o DF tivesse mobilizado um efetivo maior no dia 8, já que eles também foram informados das movimentações dos manifestantes pelo SISBIN.
Ou seja, a narrativa de "false flag" e de que "pessoas que foram pacíficas por 4 anos e do nada viraram black blocs" não cola pra mim. Aquelas pessoas que estavam lá eram sim bolsonaristas e foram para fazer exatamente o que fizeram. Chegaram nesse ponto de agressividade e loucura única e exclusivamente por responsabilidade total de pessoas que, de longe, alimentaram a loucura pós-eleições por mais de 2 meses, com acampamentos, promessas e movimentações pró-golpe (a maioria, apenas por engajamento nas redes sociais). Não duvido que o Lula tenha se aproveitado totalmente disso para sobreviver tranquilo ao primeiro mês de governo mas acho muito improvável que tenham elaborado um plano para que isso acontecesse. É superestimar muito a capacidade dele e ir contra os fatos postos.
Mas enfim, vamos ver os desdobramentos disso. O Brasil é o país do "vai dar nada", não acho improvável que essa situação toda vá para esse lado em "um grande acordo nacional com o STF e com tudo".