Postado originalmente por
Bob Joe
Mas pera aí. Não ser religioso não quer dizer ser ateu.
O negócio é que religião virou sinônimo de fé em um deus. Só que a Religião é uma grande rede em que pessoas com teoricamente os mesmos dogmas se encontram para reafirmar esses mesmos dogmas, através de rituais.
Só que os dogmas seguidos são de um livro escrito por várias pessoas, de diferentes tempos e culturas. E é aí que o bicho pega. Anacronismos ficam evidentes, valores que mudaram ainda estão lá, concretados. Na visão da Bíblia, quem mudou é a sociedade, a sociedade está errada.
"Mas como negar o livro que minha religião prega?", pergunta o religioso. Aí surgem interpretações diversas, valores maiores para certos salmos e passagens, fazendo com que surjam outras religiões, seitas e etc. Hipocrisia? Talvez, mas acho que no fundo é o bom senso prevalecendo. Uma sociedade não vive sem valores sacros, mas também não necessita deles em cada aspecto da vida, simplesmente pela diversidade de opiniões.
Como eu disse atrás, não tenho críticas a visão de Deus cosmológica. Acho que é uma premissa válida. O problema é transformar esse Deus em pessoal, em um deus que se importa com o que você faz e que te julga por valores escritos em um livro.