-----
E quando eu disse que não funcionavam? Suplementos são alimentos. Alimentos são fonte de músculo. Suplementos são fontes de músculo.
O problema é que nem todos suplementos fazem o que a embalagem promete - embora funcionem muito bem dentro das suas limitações -, como é o caso do Animal Pak.
Citação:
Postado originalmente por
Telles
Galera surgiu uma duvida na minha mente. Meu pre-treino como todos os outros possui cafeina na sua composicao, ate ai tudo bem, mas agora eu fiquei me perguntando, ja que a cafeina eh conhecida como termogênico e ajuda a emagrecer eu gostaria de saber como eh q funciona isso, ela aumenta o metabolismo? E se for isso eu teria entao q aumentar as calorias diarias? D:
A cafeína é termogênica. Ela atua em três etapas distintas. A primeira é a fase da
lipólise (1ª fase), onde a cafeína quebra as moléculas de gordura, transformando as grandes em várias pequenas (aumentando a superfície de contato). Aulinha de termodinâmica básica: Se você colocar uma barra de ferro condensado, de 1m no fogo, ela demorará X-tempo para derreter. Se você pegar essa mesma barra de ferro de 1m e dividi-la em 10 pedaços, então o tempo de derretimento da barra, será algo como X/3 (não vou aplicar fórmulas e calcular), porque a superfície de contato aumenta, potencializando a capacidade do reator (fogo/cafeína) de reagir com o reagente (ferro/gordura).
Quebrando as moléculas de gordura, ela otimiza a queima, que é a segunda fase de ação da cafeína: a
oxidação (2ª fase). A oxidação é, em simples palavras, a otimização da queima de gordura como fonte de produção energética.
Antes de usar a cafeína, você queimava em primazia açúcares e carboidratos, como fontes energéticas. Nesse momento, o seu corpo passa a queimar, além das fontes primárias, a terciária: gordura.
Voltando às aulas de termodinâmica, é sabido que toda produção de energia gera, ou calor, ou frio. No caso da cafeína, estimulando a queima de gordura, que por consequência aumenta a produção energética, seu corpo passa a liberar mais calorias (efeito - e origem do nome - termogênico). Por consequência, você adquire mais força e também mais resistência aeróbica. Aplicando mais força nos exercícios anaeróbicos ou ficando mais tempo em cima da esteira, você
aumenta a queima calórica (3ª fase) diária (TMB/metabolismo).
Respondendo diretamente sua pergunta: depende do seu objetivo. Se sua intenção na academia for crescer, com boa retenção de líquidos e acumulo de gordura (preconizando o aumento de força e volume), então sim, você precisará ingerir mais calorias. De contrário modo, se o seu objetivo for crescer, controlando o seu percentual de gordura (popularmente conhecido como "crescer seco"), então não. Não é necessário aumentar o consumo de calorias, porque a cafeína age diretamente no metabolismo energético das gorduras e não das proteínas, não comprometendo o ganho de massa muscular.