Alguns devem achar chato eu sempre pegando no pé desse tema de replay e assistir jogos, mas para quem já jogou dota como eu sabe que é dificil de desacostumar.
Muitas vezes eu dou spectate em pessoas que tem elo maior que eu e naquelas partidas que estão em highlight na entrada do client (e também vejo algumas poucas streams), mas ainda não acho suficiente.
Vamos supor que eu seja um cara mediano no dota e queira evoluir com certo hero, eu poderia procurar algum tutorial e spammar esse hero em normal game ( que é o que faria no LoL também) mas isso torna o aprendizado MUITO lento.
O que eu posso fazer é o seguinte, vejo algum jogador profissional que tenha um bom desempenho com tal champion, por exemplo eu quero aprender a jogar de Ember Spirit, tem um jogador chinês chamado Maybe da LGD Gaming que tem esse com um dos heróis assinatura dele.
O que eu posso fazer é até o
perfil do jogador e verificar as partidas que ele jogou com um hero especifico, nesse caso
Ember Spirit. Nesse ponto eu terei dezenas e dezenas de jogos que eu posso simplesmente pegar a MATCH ID e baixar um replay.
E o melhor de tudo: O replay tem possibilidade de perspectiva de qualquer jogador, qualquer movimento com o mouse e câmera será exatamente igual ao que o jogador fez, ou seja eu acabei buscando esse replay para ver ele jogando com o hero mas acabo aprendendo muita coisa junto sobre o jogo em si como decision making, map awareness e etc
Eu queria MUITO isso no LoL, poder pegar qualquer partida, de qualquer jogador, de qualquer servidor e dar um watch na perspectiva do cara, vendo todos os movimentos que ele faz, isso é muito show.