Desculpa o flood... mas eu ri... kkkkk
Tibia agora com scroll de teletransporte pra cidade a lá diablo ? :D:D:D
Versão Imprimível
Desculpa o flood... mas eu ri... kkkkkCitação:
Tibia agora com scroll de teletransporte pra cidade a lá diablo ? :D:D:D
Sobre os kicks de ontem | Sobre o problema dos vouchers
Citação:
Postado originalmente por Craban
- Sobre os kicks de ontem
Então, os servidores americanos não sofreram kicks desde a mudança. Isso é um bom sinal, parece que a instalação temporária, de fato, foi boa e nosso parceiro está realizando um ótimo trabalho, nada menos do que o esperado.
Os servidores europeus sofreram vários kicks. Infelizmente, ainda temos algumas etapas não concluídas, descobriram uma maneira de contornar a nova configuração, por isso, ainda há algum trabalho a fazer do nosso lado. Estamos trabalhando nisso.
- Sobre os problemas com os vouchers
Podemos ver que muitos jogadores tiveram problemas com a configuração e não escolheram os vouchers como queriam definitivamente. Muitos de vocês escolheram a opção que não queriam. Eu estou sinceramente arrependido pela confusão. Já estou trabalhando em várias idéias para por um lado melhorar o sistema para o futuro e, por outro lado ajudar aqueles que já escolheram e atualmente não podem mudar. Eu não posso dar mais detalhes ou promessas porque ainda preciso confirmar o que podemos fazer, estou decidindo isso com os nossos programadores. Por favor, seja um pouco paciente com a gente, eu darei mais detalhes sobre isso amanhã.
Saudações
Crab
Compensação pelas mortes / Sobre a situação atual
Citação:
- Compensação pelas mortes
Então, como muitos de vocês devem ter percebido ou lido, a compensação da experiência, skill e perda de blessing já foram processadas. Tudo que você precisa fazer é o login no jogo e imediatamente receberá a compensação e as respectivas mensagens.
- Sobre a situação atual
Ontem foi novamente um ótimo dia olhando para nossos dados. Os jogadores online durante o dia se mantiveram estáveis sem drásticos altos e baixos. Houve uma pequena baixa, mas ao mesmo tempo não houve aumento significante de mortes.
Apenas para esclarecer: Nós rastreamos toda hora, tanto as mudanças nos jogadores online quanto a quantidade de mortes por minuto. Dessa forma, nós podemos claramente ver os efeitos dos problemas e mass kicks.
Ainda houveram ataques, mas nosso parceiro já cuidou disso rapidamente e antes deles puderem ter grandes efeitos na conexão dos jogadores.
Agora sobre a qualidade da conexão: Eu expliquei antes que isso é uma solução temporária similar àquela que implementamos antes com nossos proxies. Isso significa que agora sua conexão ao nosso servidor vai por uma rota diferente pela internet. Para alguns jogadores, isso irá mudar a latência que você terá durante o jogo alguns para melhor, alguns para pior e outros dificilmente ocorrerá mudança. Agora, nós sabemos que isso é uma situação triste para aqueles que agora têm uma latência maior e consequentemente uma conexão mais lenta. Se você previamente utilizou algum outro proxy para conectar, você pode ter que tentar sem ele ou mudar as configurações do seu proxy para perto do servidor que o seu cliente quer se conectar. Se você nunca usou proxy e ainda assim têm uma má conexão agora, eu sinto muito em dizer, mas isso não vai mudar até termos a instalação final.
Eu sei que essa não é uma resposta satisfatória para aqueles que sofrem dessa instalação, mas nós realmente precisamos dessa solução temporária até que a solução final esteja pronta, então essa instalação vai ficar por mais um tempo. Por favor entendam que nós não podemos mudar isso, eu posso apenas pedir para continuarem com nós até que a solução final esteja pronta. Aí sim as coisas devem realmente voltar ao normal.
Saudações
Crab
BOA!
Mais sobre a compensação das mortes
Citação:
- Mais sobre a compensação das mortes
Uma vez que houve diversas opiniões diferentes sobre o que fizemos hoje, eu gostaria de explicar um pouco mais o raciocínio por trás disso:
- Primeiramente, nós queriamos compensar todos que sofreram nesses tempos difíceis. Com a compensação, nós também queriamos especialmente mostrar valor àqueles jogadores que nos mostraram lealdade e confiança e continuaram tentando jogar mesmo com a situação instável. É dessa lealdade que nós dependemos. Essas pessoas que continuaram tentando jogar durante as semanas anteriores também pensaram que nós seriamos capazes de consertar os problemas rapidamente ou confiando a nós a compensação. Essa confiança tem muito valor para nós.
- Em segundo lugar, especialmente aqueles que jogaram e morreram durante esse período ficaram certamente mais irritados sobre os problemas do que aqueles que não sofreram com isso.
- Desde o dia 21 de agosto nós temos exatamente as perdas de cada morte, mas antes disso, não temos, então tivemos que adotar uma regra geral para a compensação.
- Agora, uma vez que estamos falando sobre centenas de milhares de characters, compensar todos é impossível justamente porque nós não podemos fazer de um por um olhando pra cada um individualmente. Portanto, nós generalizamos a regra de compensação de modo que praticamente ninguém receba menos do que perdeu.
- Sim, nós sabemos que isso pode compensar em excesso muitos jogadores.
- Não, esse sistema não permite abusos porque a primeira vez que eu mencionei essa compensação foi no dia 26 de agosto e o abuso só seria possível morrendo antes do dia 21. Então, quem ganhou em excesso nessa compensação não esperava que isso aconteceria.
- Sim nós estamos cientes que era possível a troca de vocação, mas uma vez que isso também só poderia ser feito intencionalmente depois do dia 26 de agosto, o resultado seria uma vocação diferente com o mesmo valor do anterior, então também não há abuso.
Em termos gerais: Sim, essa compensação não foi igual para todos porque foi baseada em perdas individuais. Quando fazemos algo dessa proporção, é bem difícil que o resultado seja dessa forma a não ser que vocês esperassem até o natal por essa compensação.
O que é mais importante para nós é que vocês, os jogadores, se divirtam jogando o jogo. Sim, é um jogo rigoroso, nós também queremos que você fique irritado, agitado, emocionado etc de vez em quando, mas não por causa de coisas que você não é capaz de controlar. No entanto, nós não queremos que você defina sua diversão pelo sucesso ou falha de outros. Portanto, nós esperamos que a maioria dos jogadores fiquem felizes com essa compensação junto com os vouchers no lugar de ficarem bravos por que algum outro cara aleatório ganhou um pouco mais.
O exemplo que deu origem à essa discussão foi do Descendente Estrella. Esse character na verdade foi um caso único na compensação por morte. Aqui, diversos fatores se juntaram e fizeram que o cálculo saísse acima do esperado, por exemplo o número de mortes, a data que elas ocorreram, o fato de quanto esse character ganhou leveis entre as mortes e a compensação etc. Eu chequei tudo isso e também se eu poderia encontrar outros casos extremos e não, eu não achei nenhum caso similar à esse. Eu agora ajustei os skills desse character para aqueles que ele tinha antes das mortes.
Todos os outros characteres estão inalterados com a compensação por morte. Mais uma vez: sim, muitos estão em um level maior que antes, mas eles também jogaram durante esse tempo.
Como uma nota adicional: A generalização de que todos os characters que caçaram durante esse tempo são botters está fora de questão. Adicionalmente, botters são um problema diferente, sim, talvez alguns deles são realmente botters, mas nós iremos pegá-los cedo ou tarde, e uma vez que nós os deletamos, não importa quantos leveis eles pegaram.
Nós estamos observando um caso absolutamente único e excepcional de algumas semanas atrás. Portanto, nós decidimos que ele merece um único e excepcional tratamento. Um excesso de compensação como esse não será nunca mais necessário porque agora possuímos as perdas exatas. Adicionalmente, nós agora temos uma compensação por morte automática e refinada que irá permanecer no jogo. Finalmente, uma vez que estamos agora com um parceiro muito competente, nós não esperamos que isso aconteça novamente, então isso vai permanecer como uma situação única.
Então, mesmo que alguns de vocês sintam que foram injustiçados, nós queremos olhar para o Tibia como um jogo de diversão para todos. Nós precisamos aceitar que fizemos o melhor que podíamos, vocês talvez precisam aceitar que independente do que nós fizemos, alguém vai se sentir em desvantagem, mas é a intenção que conta. Nós queremos que o Tibia seja um bom jogo, assim como vocês.
Saudações
Crab
Sobre casos de compensação extrema / Sobre a questão da conversão dos vouchers
Citação:
- Sobre casos de compensação extrema
Apenas para mantê-los informados: Eu chequei e consertei 3 reports, Descendente Estrella, Lady Furia e Royall Toth. Todos eles agora possuem os skills que tiveram no último backup antes de começarem a se rookar.
Nós continuaremos de olho em qualquer caso de "rookamento" como esses, eu irei checar e consertar caso necessário.
- Sobre a questão da conversão dos vouchers
Nós lançamos agora a mudança que permite aqueles que ativaram os vouchers de double exp/skill, mas não os de premium time de reajustar os valores, desde que eles não estejam expirados(o que não vai acontecer porque todos aqueles que trocaram possuem pelo menos 17 dias)
Também estamos trabalhando em uma mudança final que pode ajudar aqueles que já ativaram o voucher de premium time, mas eu não posso prometer nada nem dar uma data certa para isso.
Saudações
Crab
Sobre compensação de mortes pós 6 de setembro
Citação:
- Sobre compensação de mortes pós 6 de setembro
Já que muitos jogadores têm perguntado pela compensação por morte todo dia desde que a solução temporária ficou online onde nós fechamos o período das compensações, eu irei comentar o porquê de não planejarmos fazer essa compensação após esse período:
1)Em termos gerais, Tibia é um jogo online. É jogado pela internet e a internet é geralmente um espaço onde todo o tipo de coisa que pode influenciar a qualidade, velocidade e estabilidade da conexão com nossos servidores acontece toda hora. Isso também significa que sempre tem uma chance de algo dar errado e qualquer número entre um e centenas de characteres podem perder a conexão.
2)Sim, de fato, nós compensamos todas as mortes no período determinado antes de ficarmos protegidos pela Prolexic. Isso no entanto não significa que de agora em diante iremos compensar todas as mortes, mesmo se aconteceu por algum problema na internet. Nós não iremos fazer isso toda vez que houver um ataque ou algo do tipo no nosso lado ou no nosso ISP ou até mesmo na Prolexic. Por favor entenda que esse tipo de compensação foi uma medida totalmente excepcional, e que não irá acontecer a cada situação parecida.
3)Na verdade, os problemas que nós e vocês presenciaram antes de contratarmos a Prolexic foram claramente globais e constantes. Os problemas que reportam atualmente são de lags específicos. Para essas pessoas, nós já explicamos que isso se deve à uma instalação temporária e você deve verificar como está a situação e se adaptar a essa situação temporária. Por outro lado, houveram e podem haver ainda situações que podem realmente envolver um kick. Para isso, veja o próximo ponto...
4)O fato de estarmos trabalhando com a Prolexic não significa necessariamente que todos os ataques tiveram uma queda bruta, isso provavelmente nunca acontecerá. Na verdade, os ataques continuam os mesmos desde sexta feira, mas a Prolexic mitigou eles rapidamente e eficientemente. Eles estão fazendo um bom trabalho. Se nós nao estivessemos com eles, alguns dos ataques dos últimos dias causariam muitos mass kicks e também prejudicaria os jogadores de fazerem o login por várias horas. Com a Prolexic, o pior que nós tivemos foi um kick limitado para um grupo de jogadores na última noite. Isso é um grande avanço. Nós estamos em contato próximo com eles para ver se ambas as partes podemos trabalhar para deixar isso mais eficiente.
5)Aliás, com essa instalação temporária, o sistema de processamento das mortes e compensação funcionou melhor que com nossa solução anterior, com nossos proxies. Isso significa que de fato, quando um grupo grande de jogadores tomava kick resultando em morte, muitos deles não eram compensados posteriormente. Esse sistema automático veio para ficar. Isso também significa que utilizaremos esse sistema junto com a Prolexic e esperamos que isso solucione o problema dos ataques DDoS a longo prazo. Como eu disse, nós estamos melhorando ambos, mas pro futuro nós precisamos aceitar alguma hora que esses sistemas são reativos e nunca terão 100% de precisão. No final, nós temos apenas uma escolha que é aceitar que essa situação onde ambos os sistemas não funcionaram faz parte do Tibia. Portanto, nós não iremos compensar manualmente esses casos.
Saudações
Crab
Sobre reports de mortes não compensadas
Citação:
- Sobre reports de mortes não compensadas
Já que há jogadores reportando isso, eu vou escolher alguns exemplos para explicar porque vocês acham que houve alguma morte não compensada quando isso não ocorreu.
Exemplo de Scarfos: Você mencionou 6 mortes em agosto. Eu chequei isso e você foi compensado também. Uma vez que sua lista foi longa, talvez você deixou passar essas mensagens, elas foram as primeiras que foram compensadas quando você fez o login.
Exemplo do level 429 de Keiry Cute: Primeiro, normalmente quando você reporta algo, seria de grande ajuda dar todos os detalhes. No seu caso, foi fácil para mim ver qual character você estava falando, mas nem sempre isso acontece. De qualquer modo, eu chequei e confirmei que você possui 3 mortes e que apenas uma foi compensada. A razão é que nas outras duas mortes você não perdeu nada pois a mitigação automatica preveniu isso de ocorrer. Você pode ter perdido a mensagem no server log quando você morreu, mas uma vez que não houve perdas nessas 2 mortes, não há o que compensar.
Exemplo de Chubakya: Bem, seu report é o melhor exemplo de o que "incompleto"significa. Uma vez que você não deu nenhum detalhe, não sei qual character você está se referindo, quantas mortes, quando e porque você acha que houve falta de compensação. Nesse character, você teve 4 mortes compensadas. Provavelmente se você teve mais, aconteceu a mesma coisa do caso de Keiry Cute. Se você deixou de perceber as compensações, talvez pode ter ocorrido o mesmo que Scarfos.
Para concluir: Eu chequei esses e outros reports sobre coisas aparentemente não certas. Em todos eles, eu descobri que o sistema e a compensação funcionaram corretamente como planejado.
Então, se você morreu e não foi compensado, muito possivelmente você não perdeu nada ou foi uma morte PvP.
Saudações
Crab
Sobre o mass kick de 2 horas atrás
Citação:
- Sobre o mass kick de 2 horas atrás
Certo, no momento, nós não sabemos exatamente o que aconteceu. O que nós sabemos é que o kick que afetou todos que estavam conectados através de uma localização específica do nosso novo parceiro. Parece que isso não foi um ataque, mas uma falha de hardware ou malfuncionamento em algum lugar nas proximidades daquela localização. Isso também explica o porquê praticamente todos os jogadores em servers europeus foram afetados, uma pequena porcentagem de jogadores nos servidores americanos e nenhum nos test servers.
A investigação ainda está ocorrendo. Deixe me apenas dizer que isso é uma das coisas que acontecem na internet. Sempre é possível em que algum ponto vital na rota entre você e nossos servidores haja um malfuncionamento de algum tipo, por exemplo, se um largo provedor backbone falhe. Isso irá resultar em um kick como esse.
A notícia boa é que nós temos a mitigação de mortes automática a disposição. Especialmente nesse caso onde a queda foi repentina e muito grande, esse sistema vai entrar em ação. A queda é porque sua conexão foi cortada, você certamenta não recebeu a mensagem sobre sua morte sendo suspensa porque obviamente, a conexão foi cortada. Portanto, antes de vocês reclamarem, por favor faça o login e cheque se você perdeu skill, experiência, items ou blessings. Esse pode não ser o caso para aqueles que jogam em servidores americanos pois há uma pequena porcentagem de jogadores que caíram.
Como eu disse, algo desse tipo pode acontecer a qualquer momento quando jogamos um jogo online ou na verdade fazendo qualquer coisa na internet. Nem nós nem a Prolexic podemos prevenir essas coisas de ocorrerem. Ainda assim, claro que isso acontece raramente, nesse caso, o timing de uma fase de ataques pesados é triste para todos os envolvidos.
Nós iremos ficar alertas na investigação do incidente, mas nós estamos confiantes que o problema será resolvido e as coisas voltarão a funcionar bem novamente.
Saudações
Crab
Na moral, dá pena do Craban viu... É muito pepino.