Postado originalmente por
Boots of Haste
Bom, já que estão nesse assunto, talvez algum de vocês possa me esclarecer algumas dúvidas. Já faço faculdade, mas estou pensando em trocar de curso pra CC.
Alguns dos meus amigos aprenderam um monte de programação e coisas mais avançadas da informática já no ensino médio, só mexendo aqui e fuçando ali, levados pela curiosidade. Já eu acabei nunca tive tanto essa curiosidade de querer mexer e descobrir truques com o computador que poucos sabem fazer, e sou nada mais do que um simples usuário passivo das tecnologias. No entanto, sempre sonhei em poder criar meus próprios programas, ou então melhorar os já existentes, do meu próprio jeito. Acham que, ainda assim, o curso pode ser adequado pra mim?
Tenho meus receios de que o curso seja tão difícil quanto ouvi falar... Não estou falando da parte matemática, mas das partes de lógica de programação, bancos de dados, redes etc. Sei lá, rolando pelo tópico e olhando os códigos que postaram, me parece algo monstruosamente complexo. Tenho um amigo que cursa SI e passa praticamente o dia inteiro estudando essas coisas, e ainda assim ele me diz que não vai muito bem. É um daqueles cursos que tem que sacrificar quase tudo pra conseguir seguir?
Sempre tive a ideia de que a profissão de ti seria uma onde poderia ter um ambiente de trabalho mais light, horários flexíveis, e estaria longe de stress, jornadas abusivas, etc. O que vocês tem a dizer sobre isso? Isso é uma realidade ou estou redondamente enganado?