Dá marlene, que além de fica traindo o marido resolve atravessa sozinha sabendo que corre um risco.
Versão Imprimível
Dá marlene, que além de fica traindo o marido resolve atravessa sozinha sabendo que corre um risco.
O Amante
Ele que desencadeou tudo,se não estivesse com ela,nada teria acontecido..mas se elr não sabia que ela era casada,é 100% inocente
O Marido
Por chegar tarde e não dar atenção à mulher,fazendo el aprocurar outro homem em outro lugar....
O Bandido
Por que matou ela,oras,mas só estava fazendo seu "serviço"...
O Barqueiro
Não tem culpa,ele não levaria alguem de graça por que simplesmente sairia no prejuizo...fez certo tbm....
Marlene...
Por trair o marido,por não ter dinheiro na hora h,por mesmo sabendo do bandido,atravessou a ponte...
Resumindo,na ordem que eu acho....
Marlene,amante dela,marido,bandido,barqueiro..
Dard* :)
Primeiro culpado é o assassino, pq foi ele quem matou, segundo foi a Marlene, pq tinha um amante, pq saiu sem dinheiro, pq num dormiu na casa do amante, pq atravessou a ponte, como vc num disse nd que o Assassino é um dos personagens, creio eu que os outros estejam isentos de culpa, poderiam ter evitado, mas não tinham essa obrigação
1- Marlene
Ela sabia das chances de isso ocorrer caso atravessasse a ponte e mesmo assim o fez.
2- Amante
Ele sabia do risco e não prestou ajuda a ela. Sendo um amante, ele tinha "obrigação" de arcar com os perigos que a moça enfrenta pra estar com ele.
3- Barqueiro
Também se recusou a ajudar Marlene, porém este não possuía nenhum tipo de relação afetiva, o que o isenta de parte da culpa, mas não de toda ela.
4- Bandido
Ele estava na ponte matando a todos. Marlene ou não, seria morto. Ele não tinha por objetivo matar a Marlene, mas teve a infelicidade de ela estar passando por ali naquela hora. Mas mesmo assim, matar pessoas aleatórias não é uma atividade muito sadia e ele merece um pouco de culpa.
5- Marido
O coitado não tem culpa de nada! Ele era corno e nem sabia. Acho que no fim das contas ele sofre mais que a MArlene ^^
bem, postando a resposta, que é considerada a certa pelo criador do teste, por ser um teste psicologico e eu ter embarcado em uma resposta errada tambem.
vamo lá:
de quem é a culpa da morte de marlene?
um só: O BANDIDO!
os outros nao tiveram absolutamente nada a ver com a morte dela.
mas, o ser humano tem a tendencia de maximizar os erros uns dos outros, e no fim, o culpado, sai como bonzinho, e a vitima, pela maioria das respostas ( ja esperada) tem culpa.
interessante pelas respostas, por que alunos de faculdade falaram o mesmo, ou seja, só alguns acertaram quando colocaram a culpa no bandido.
outros colocam a culpa em todos, mas em torno do SE...
SE o Paulo tivesse notado a insatisfação de Marlene, nao a teria deixado sozinha todas as noites.
SE a Marlene nao tivesse ficado insatisfeita com o casamento, nao teria procurado um amante. e nao teria que atravessar todos os dias a ponte para se encontrar com o amante. teria tambem tomado cuidado quando ouviu que por la tinha um bandido enao teria ficado ate tao tarde na casa de Pedro.
SE o Pedro nao fosse tao insensivel, teria ido com ela ate a ponte para que ela atravessasse em segurança.
SE o barqueiro nao fosse tao mao de vaca, teria deixado ela pagar depois e a teria atravessado.
ANALISANDO O TEXTO:
o texto nao da muitas informacoes relevantes sobre os personagens da historinha.
Paulo chegava tarde, mas ninguem sabe o por que disso.
Pedro nao ia para a casa de Marlene e sim o contrario.
Marlene estava acostumada a fazer esse trajeto, visto que o fazia todos os dias.
o barqueiro nao deixou ela ir sem pagar, talvez por que o barco nao fosse dele e o dono fosse cruel e cobrasse as passagens nao pagas do baixo salario dele?
muitas opcoes, e um só culpado: o bandido, que tirou a vida de uma pessoa, que independente dos erros dos outros e dos seus proprios erros continuava levando a sua vida. e foi apenas mais uma vitima.
da pra pensar um tikinho em como podemos ser crueis com pessoas que nao conhecemos quando ficamos sabendo de tragedias assim.
e como julgamos as coisas que acontecem ao nosso redor.
bye!
Isso eh um daqueles testes psicologicos pra saber se vc pensa igual a um assassino?
nossa....q escrotoCitação:
Postado originalmente por Valeria Freitas
nossa...q quote enorme
Eu ainda acho que a culpa é do prof linguiça
Coloquei o bandido como quarta opção,errei feio XD....
Dard* :)
Na verdade, por um lapso momento pensei em imputar a culpa exclusivamente no bandido. Mas, como você mesmo disse, a escassez de informações, dificultaram bastante um julgamento justo. Isso sem falar do vínculo psicológico dos agentes. Dependendo dos detalhes, todos podem ter alguma culpa, alguns ou até mesmo nenhum. Se formos reparar bem, saberiamos que a culpa maior, em quaisquer hipóteses, seria a do bandido.