Postado originalmente por Alca Vicius
Eu não só quero, mas EXIJO que me mostre onde você viu essa infâmia, que homens e mulheres possuem mesma capacidade em qualquer trabalho.
Se vc fizer um esforço extra até que poderá chegar perto. Vamos considerar por exemplo: Usar um machado pedreira, mijar em pé, ser capaz de carregar uns 120 quilos... uma mulher poderá tentar isso, mas obviamente sua aparência irá fugir muito da aparência agradável, digamos (Bombadona).
Esse é o erro das civilizações, ou são extremamente machistas (a maioria), ou extremamente feministas (feministas e amazonas), ou tentam argumentar que todos são iguais (Pacifistas greenpeace? /o/). As pessoas tem que tentar LIDAR com as diferenças, numa boa.
O livro "Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor" dá uma excelente explicação disso tudo e é entendível até mesmo ao mais grosso que seja capaz de ler.
Comecemos pela visão: Os homens enxergam ao longe muito bem, mas seu raio de visão é curto. Já as mulheres tem um amplo raio de visão (quase 180º!) porém tem menos alcance. Mulheres tem menos força física que o homem. Mas nada impede que ela tente se equiparar, só que deve-se levar em conta que ela NÂO foi feita pra isso. Mulheres tem a pele dez vezes mais delicada que a dos homens, mas suportam mais dor que eles. Os homens por sua vez suportam menos dor, mas é necessária uma força 40 vezes maior pra provocar uma mesma dor sentida em mulher.
Resumindo... a mulher pode até tentar, mas realmente não será qualquer trabalho que a mulher pode substituir o homem a altura.
O maior exemplo disso é AERONÁUTICA. São raras as mulheres que trabalham neste setor, já que seu senso espacial é horrível. No entanto as poucas que conseguem tal proeza são muito procuradas, especialmente por forças armadas em trabalhos delicados, como abastecimento de aviões de combate, tarefa onde os homens se estressam muito mas as mulheres fazem como se estivessem jogando pac-man.
Sei lá se fugiu ao topic, mas resumindo... a mulher pode ser igual ou semelhante ao homem em muitos trabalhos, mas tem muitos outros trabalhos ou tarefas que são mais indicadas - ou apenas competem aos homens, devido a sua grande resistência e coordenação, ou apenas as mulheres, devido a sua delicadeza, atenção, calma, e senso de alerta.
E o trabalho é carregar um machado... se a mulher treinar com uns halteres de quinze a vinte quilos em cada mão e não ficar com um corpo bombadão, apenas um corpinho bom mas com um muque forte o suficiente pra dar aqueles socos de "sair aguinha", pode usar um machado pedreira sim senhor. Vai parecer bizarro, mas podem.
E repetindo, é um erro dizer que homens e mulheres são igualmente capacitados. Em direitos civis sim, merecem direitos iguais, mas fisicamente? Se fosse pra ser igual seríamos hermafroditas como as minhocas.
(Aaah o que eu não dava - em dinheiro ¬¬ - para ter a visão e senso de alerta das mulheres... visão 180º deve ser rox, mas enxergar a placa dum caminhão a 100 mts tbm eh).