Aparece mais vezes no off, Magikarp
Versão Imprimível
Se vier para trabalhar na UFSC, existem muitas alternativas em bairros próximos, e eu recomendo que more próximo à universidade mesmo que o aluguel seja um pouco mais caro, pois o trânsito dessa cidade é infernal, a menos que você pretenda ter uma moto e saia costurando tudo por aí.
É possível encontrar kitnets com condomínio + aluguel na faixa de R$ 700-1000 tranquilamente, quanto à alimentação você poderá comer no R.U (acho que o preço para servidor é R$ 3,00), a comida é boa.
Se pretende ficar só pelos três anos e quiser mesmo economizar também vale considerar a hipótese de dividir o apartamento (é muito fácil achar alguém pra dividir apê aqui), se optar por essa alternativa, podes usar o quanto eu gasto por mês como base dividindo o apartamento com mais duas pessoas. Com aluguel + condomínio + internet + luz gasto cerca de R$ 700 e com as demais despesas como alimentação (quase sempre como no R.U), lazer etc. R$ 320,00 são suficientes, portanto acredito que você ganhando R$ 3000 poderia ter uma qualidade de vida bem melhor que a minha (gastando um pouquinho mais) e ainda te sobraria bastante grana pra guardar.
Seria algo a se pensar, mas para o caso de Floripa eu não recomendaria isso jamais, a mobilidade é terrível. Praticamente todo o trânsito da região metropolitana se afunila em duas pontes todos os dias sem que haja qualquer outra alternativa (como barco por ex.), a ponte fica engarrafada praticamente todos os dias úteis das 7h00min às 9h00min e das 17h00min às 20h00min (ás vezes até mais tarde). Isso gera um estresse fudido. Falo isso por experiência própria, morei por seis meses em um bairro mais distante em São José e apesar de pagar metade do que pago hoje morando perto da universidade, não me arrependo nada de ter me mudado.