.
Versão Imprimível
.
Eu era uma das pessoas que, no final do ensino médio, acreditava que uma universidade pública era infinitamente melhor do que uma particular em todos os aspectos. Contudo, o tempo foi passando e minha opinião se modificou. Hoje, acredito que há muitas particulares com uma melhor infra-estrutura em diversos cursos, além de bons professores. Portanto, caso seus pais tenham condições financeiras de te bancar, não vejo mal algum em se formar numa universidade privada. O importante é continuar estudando e ter um curso superior, seja na USP ou na PUC.
A maioria dos cursos tops são de pública, claro que tem equivalentes, mas pública continua sendo melhor na maioria dos casos.Fazer particular não é demérito nenhum,a não ser que seja uma unilixo.
O ruim de pública é que tudo demora, exemplo, na Unicamp vão inaugurar dois prédios (geografia e um de midialogia) provavelmente antes do fim do mandato do atual reitor (2013) o prédio vai chegar sem nada, só com a estrutura pronta, para "rechear" o negócio demora mto tempo, pede 10 Mac e se chegar é 6,7, fora o tempo gasto para fazer seguro e catalogar tudo.Outro exemplo é a doação de 250 mil livros do Delfim Netto s(ex-ministro)para o FEA, a construção da biblioteca que iria abrigar os livros está(va) parada pq faltou recurso.
Já estudei na UTFPR e hoje faço PUC e digo o seguinte: depende do que quer cursar.
Aqui no Paraná a PUC em muitas áreas tem uma estrutura equivalente à UTFPR (nos cursos de engenharia, sem citar a UFPR pois embora tenham excelentes docentes, a organização deles é polêmica). A UTFPR na minha opinião tem uma logística melhor, visto que quando as Federais entram em greve ou ela se mantém fora disto ou entra na greve depois, além de ter os melhores cursos de engenharia da região e talvez do país. Quando cursava Letras na UTFPR, nosso setor era bastante "avulso" dos demais (principalmente dos de matemática e laboratórios de engenharia) por ser novo, todavia isto não afetava na qualidade do curso.
A PUC tem um corpo docente muito bom, sendo que grande parte são de professores que dão/deram aulas nas Federais ou nas universidades pelo mundo. O porém é que há um reajuste de 10% ao ano e você simplesmente não nota quaisquer diferenças entre os professores ou até na estrutura. No curso de Direito somos obrigados a escolher aulas modulares ou optativas para compor as horas cumpridas de atividades complementares. As vagas são totalmente reduzidas (algo como 25 vagas para 300 estudantes) e no dia da inscrição sempre alguém cai ou capota no chão porque foi empurrado. Ainda sim é uma universidade boa.
Como eu disse vai depender do que quer cursar. A desorganização vai encontrar em qualquer lugar que for ver.