Postado originalmente por
chuchubeleza
Por padronização que eu digo não é quais conteúdos serem estudados, mas sim um currículo padronizado feito pelo estado para que haja um planejamento continuado, pois até onde eu sei não se diz quais conteúdos serão estudados em tal série no maximo há uma indicação, pois não existe uma obrigatoriedade de um planejamento integrado entre os professores da mesma matéria para uma mesma escola, o que causa uma salada mista, onde cada professor faz seu planejamento, por exemplo aonde eu dou aula são alguns professores de física na escola, cada um faz seu planejamento, um diferente do outro, e isso para mesmas séries, eu mesmo assumi turmas no meio do ano e peguei um planejamento para dois primeiros anos e um diferente para outro primeiro.
Com um currículo mais firme feito pelo estado dando uma indicação mais direta e obrigatória do que deve se estudar em certas séries já acabaria em parte com esse problema, porque o fato de "imbecis que nunca entraram em sala de aula", mas que tenham conhecimento específico da área a que aquele currículo deva ser aplicado, é melhor do que professores não formados na área fazendo planejamentos medíocres do tipo, volume 1 ano 1, volume 2 ano 2 e por ai vai.