Eu já vejo o contrário, só consigo enxergar a religião ser reprimida.
Versão Imprimível
Eu já vejo o contrário, só consigo enxergar a religião ser reprimida.
Eu também. Os ateus ainda são minoria, mas eles estão em ascensão. Os católicos estão diminuindo, parte está virando evengélica, parte ateia, e parte está indo pra religiões alternativas ou continua acreditando em Deus mas sem religião. Mas se os ateus estão aumentando, isso significa que a religião como um todo está diminuindo. Hoje existem discussões de religião aflorando pela internet, antigamente isso seria impensável mesmo se a internet existisse. As escolas ensinam ciência por padrão, e os estados mais desenvolvidos são laicos.
Mais cedo ou mais tarde, o catoliscismo vai acabar (ou se tornar insignificante), e esse aumento dos evangélicos vai se encontrar com o aumento dos ateus, e aí veremos qual tem força pra continua crescendo.
Internet...
Ainda discorda de mim? :fckthat:
EDIT:
Internet...²
Uma vez falei que era ateu assim numa roda de amigos, o pessoal tudo ficou com uma cara de :desprezo:
O pior é que a hipocrisia reina, os caras defendendo DEUS COM UM COPO DE VODKA NA MAO e o cigarro na outra.
Sim, cara, discordo.
Por que a internet é o pior referencial possível, até por que ela consiste, majoritariamente, de classes mais abastadas, logo com maior escolaridade, logo com maior incidência de ateus.
E algum babaca vai ler isso errado e vai achar que eu estou dizendo que religiosos são burros.
Estou temeroso também, o número de Ateus só cresce.
Tenho medo que o nos tornemos uma união Soviética com outro Stalin no poder.
Ou Uma China comunista e etc;
Afinal estou me baseando na história, Estados Ateus foram canceres para a humanidade tanto como o Nazismo, que foi obre de um louco com boa lábia não de ireja nenhuma ou ideal nenhum ligado a Bíblia.
Enfim vivemos em um equilibrio político e é melhor assim, pois se a balança pender muito para um lado só, aí sim a coisa fica séria e desastrosa.
Mais ou menos. Mesmo no meu segmento social (classe média-alta), o fato de o ateísmo estar crescendo é uma novidade. Na minha faculdade, por exemplo, eu não sei exatamente o número, mas eu creio que tenha pelo menos 1/3 de ateus/sem religião na sala. Isso é muito significativo. Antigamente ricos, classe média ou pobres eram todos cristãos e pronto. O ateísmo sempre foi um segmento marginalizado da sociedade. Hoje, ao menos nesse segmento social, ele está crescendo.
E à medida que as condições sociais aumentam, a população desse segmento social aumenta, e esse fenômeno tende a se propagar para o resto da sociedade. E também tende a se propagar à medida que a internet ficar acessível a todos, e à medida que a educação melhora (mesmo que o aumento dela no Brasil seja lento).
Em qualquer notícia sobre religião, em vídeos do youtube, em fórums como esse, tem discussões religiosas. Os ateus se tornaram onipresentes.
E isso se vê no mundo. As nações mais desenvolvidas do mundo (como os europeus e os japoneses) têm maior porcentagem de ateus. E o Brasil, assim como muitos emergentes, está se desenvolvendo (no nosso caso, a passos largos). Só um desastre global pode reverter essa tendência.
Não é bem assim.
Em 2003:
Sem religião - 5,13%
Católica -73,79%
Pentecostal - 12,49%
Outras evangélicas - 5,39%
Espiritualista - 1,5%
Afro-brasileiras - 0,23%
Orientais ou asiáticas - 0,3%
Em 2009:
Sem religião - 6,72%
Católica -68,43%
Pentecostal - 12,76%
Outras evangélicas - 7,47%
Espiritualista - 1,65%
Afro-brasileiras - 0,35%
Orientais ou asiáticas - 0,31%
Fonte: http://cps.fgv.br/destaque_lancamanto_REN
Aconteceu sim um aumento dos sem religião(não necessariamente ateus).