Postado originalmente por
Feliipee
Emoções são falhas porque nos fazem tomar decisões que nem sempre seram a mais racional, a decisão certa.
Um ser humano pode ter compaixão, mesmo nas horas erradas. Pense na seguinte situação hipotética: existe um trem, vamos dizer assim, com várias pessoas saudáveis nele, só que uma delas desenvolveu uma mutação de algum vírus, vamos supor, o da varíola, que o torna muito mais fatal, resistente, contagioso, etc., e o risco de uma pandemia é grande, e a melhor opção para impedir isso seria atingir o trem com míssel, esterilizando toda a área, matando qualquer chance de o vírus se espalhar. Como eu havia dito, essa seria a escolha racional, que qualquer máquina ou ser que não fosse movido a emoções tomaria: sacrificaria alguns para salvar muitos. O problema é que a maior parte dos humanos não é assim, somos emocionais, falhos, e poderiamos optar por tentar tirar, digamos, um pobre bebê indefeso do trem, achando que ele está sem o vírus, e no final ele está com o vírus e toda a pandemia acontece, o caos se instala, a sociedade cai, etc., e tudo isso por um bebê que não tinha nem desenvolvido uma consciência ainda.
Entendeu onde eu estou querendo chegar quando digo que ter emoções é falho? Claro que não ter emoções, aliado a uma máquina com raciocínio completamente baseado em lógica, poderia resultar em uma Skynet.