-
Eu estudo pra nao ser caixa de mercado.
Pense bem, a infancia e a adolescencia sao as fases menores de sua vida. Brinque agora e ficará debaixo da ponte na fase adulta/idosa, que é a maior parte da vida. e tenha um direito á uma morte horrivel e desonrada, com quase ninguem pra chorar no seu tumulo, sofrendo o resto de sua pacata vida.
Pelo contrário, se você estudar muito agora, será um engenheiro,cirurgiao, alta patente exercito, enfim. Terá de tudo o melhor.
Então, eu estudo pra poder realizar todos os meus sonhos quando crescer, e orgulhar também meus pais, que se matam pra pagar minha escola (principalmente porque meu pai dá muito duro e os filhos dele de outros casamentos só deu desgosto pra ele)
-
Acho que estudar só para o seu trabalho algo muito "vago".
Eu estudo para ser esclarecido, entender tudo ao meu redor, ter conversas que possam melhorar meu jeito de vida, oportunidades e etc.
-
1. Em certas áreas faculdade é supervalorizada. Muitos empreendedores de sucesso, hoje ricos ou até mesmo milionários, nunca tiveram faculdade. Tenho um amigo programador que ganha bem e também nunca cursou nada. Além de que, se você olhar só pelo diploma, não vai poder diferenciar um cara que passou com 5/10 numa particular merreca e outro que, apesar de não ter faculdade, passou com uma boa nota em um ótima curso, ou que seja mais promissor. É claro que em áreas como medicina, uma (boa) faculdade é essencial, não me entendam mal.
2. O sistema de ensino (também a educação, mas não é disso que falo) no Brasil é uma merda. Pense bem, você se mata estudando todo tipo de conteúdo no ensino médio e até mesmo no início de um curso para depois se aprofundar em algo totalmente diferente. Além de que, você pode zerar tudo no ensino médio e passar numa pague-e-passe. O ideal é como nos EUA, onde as notas do ensino médio (lá o ensino médio começa 1 ano mais tarde, isto é, tem 1 ano a mais de fundamental, como está sendo implantado aqui) vão para o seu "currículo", e o ensino médio - isso é o mais importante - é especializado. Ou seja, você escolhe se quer aprender humanas ou exatas, ou seja lá qual é a divisão da escola.
OBS: O problema nos EUA é que o ensino pago é o mais bem qualificado (tanto no e. médio como no superior). Ou seja, uma ascensão social é bem difícil na base do estudo. O ideal seria todo o ensino ser público e bem qualificado, ou ter os dois e ambos serem igualmente bem qualificados (mas aí quem tá no particular paga imposto pra algo que não vai usar...).