Balela essa história de que o português é o idioma mais difícil do mundo ou o que valha.
Português, espanhol, italiano, francês, romeno e catalão são todas línguas irmãs, oriundas do latim e que compartilham gramática e vocabulário semelhantes. Para quem já fala uma língua derivada do latim, é muito mais fácil aprender uma dessas.
Inglês e alemão são línguas primas às nossas, vindas do antigo indo-europeu. O inglês, em especial, sofreu fortíssima influência do francês graças às invasões francesas à Grã-Bretanha. Mais de 25% das palavras da língua inglesa têm origem francesa. Hoje quem mais influencia o inglês são os hispânicos, principal povo que o tem como segundo idioma. Com tantas contribuições externas e povos falantes, sabe-se que o inglês é o idioma com alfabeto romano com o maior número de vocábulos registrados. O inglês é a mais latina das línguas não-latinas.
A impressão que eu tenho é que, para um falante de uma língua latina ou do inglês, tentar aprender um outro idioma desse grupo tem mais ou menos a mesma dificuldade. Depois vêm o alemão. Em seguida, o resto da galere cuja lingua vem do indo-europeu e usam o alfabeto romano, como sueco, polonês, islandês, grego e essas porras aí. Tem também a turma do alfabeto cirílico que só o keplers consegue aprender e os poucos idiomas europeus sem origem indo-europeia (basco, húngaro e finlandês, vulgo mongol europeu). Por último vem os idiomas ameríndios e do Pacífico que sequer tinham alfabeto, mais árabe, chinês, japonês e coreano com seus 84623863 ideogramas e 65876438 maneiras diferentes de escrever.
Nonsense imaginar que um falante de espanhol ou inglês (ou seja, uns 50% da humanidade) terá mais dificuldade em aprender português, seja escrito ou falado, do que, sei lá, maori ou zulu.
MAS uma coisa específica que procede é que um falante de espanhol tem mais dificuldade para aprender português do que o contrário. Gramaticalmente o português é um pouco mais complexo, e tem mais fonemas vocálicos (sete: a, e, i, o, u, é, ó), ao passo que o espanhol tem cinco.