ATENÇÃO: POST QUILOMÉTRICO!
Bom, sou um usuário antigo, e como tem gente querendo saber a "história do Mundo Fake", apesar de eu achar que não há esse romantismo e filosofia toda nisso tudo, vou contar minha história e como foram acontecendo as coisas na seção. Como faz tempo, posso esquecer algumas coisas então quem lembrar de mais alguma coisa aí pode colaborar...
Cheguei aqui em 2005. Meu nick foi mudado para Bend recentemente, mas esse usuário se chamava Goldstorm, como muitos sabem. Antes de criar esse usuário eu tive outros dois, com um deles eu só visitava a seção, e com o outro eu aprendi a fazer fakes e foi com ele que fiz a minha primeira. Não fui banido nem nada, mas na época não sabia que dava pra trocar de nick e criei outros usuários só pra usar outro nick <newbie>.
Quando cheguei aqui minhas habilidades artísticas no computador se resumiam em desenhos no Paint e tirar espinhas no Photoshop. Naquela época, a seção Mundo Fake não existia. Se chamava Screenshots Fake e era uma sub-seção da Screenshots. O sub-moderador era o Lerguino Fierro, que se não me engano era sub-mod de toda a Screenshots, e os usuários mais ativos que eu me lembro eram Suteba Dark Hell, Alca Vicius e BoGaS. Quem chegava até lá é porque era tibiano curioso e fuçador.
Aprendi a fazer minhas fakes com dois tutoriais, o do Suteba e o do Alca Vicius. Ficava impressionado com aquela simples fake que o Alca usou no tutorial, lol. Era muito difícil fazer uma fake simples de um quadro naquela época. Usava-se o SPR Editor para extrair os sprites do Tibia, então dentro de uma pasta com milhares de sprites procurávamos o chão desejado e íamos colando um do lado do outro no Paint. O mesmo para o resto do cenário. Com o cenário pronto, criaturas e itens eram copiados da biblioteca do TibiaBR ou montados também com sprites. Fazer nicks e as falas era uma complicação. Era tudo escrito com a fonte Tahoma e contornado a mão no Paint, ou com um programinha, Movies 12 eu acho, que não era muito simples.
Talvez por este motivo qualquer fake mais complexa era idolatrada. Até as de um quadro eram valorizadas. Quando surgiram as HQs e GIFs então... rs. Todo mundo curtia o avatar animado do BoGaS com os Dwarfs "Hail Durin!".... O tempo foi passando e novos usuários foram chegando, as assinaturas e avatares dos fakers chamavam atenção para a seção. Não lembro em que época cada um chegou, alguns talvez até antes de mim, mas alguns dos old-school que eu lembro: Gaia Warrior, Dark Matter ||, Elbriga, Wolf of Nigth, Harry Potter o bruxo, Marcynhow, Kioske, Kiaku, Ptudia, Anakin Kenobi, Tiher, Mistyc Bird, MyLL, Akuro Kun, ChileE¬¬, Soul'sekk, esponjudo, Lord_the_Harmonia, Kronos Kal'deras, Dark Ed, Legend Spider, Thorus Fyos, Lucas S.A., Abili, Ruly, Dookie, Mr. Crowley, Makeen Fire, Marcotonio, Nipples, Tibiano Rlz, Kamatami Hitemi, Zepphird, Nevon Dhas... e outros, não vou lembrar de todos.
Com a chegada de tanta gente a seção foi ficando mais movimentada e as fakes evoluindo. Como uma réplica da Arena Fun Artes, eu criei a Arena de Fakes, que pelo menos na época era um sucesso, e com isso o número de fakes foi aumentando, até que em houve uma pequena revolução no Mundo Fake. A seção estava abandonada pela moderação e estava uma bagunça. Organizamos pedidos e sugestões a administração e fomos atendidos. Screenshots Fake passou a ser uma seção dentro da área de Design, sub-dividida nas seções atuais, e eu fui nomeado sub-moderador, devido as minhas constantes tentativas de tentar organizar tudo e ajudar a moderação. Acho que fiz meu trabalho direitinho, hehe.
Criei o Fakerlab, um site onde eu pretendia colocar tutoriais, download, sprites, coletâneas e etc. Acabou não dando muito certo, o site foi ao ar com bastante coisa mas muito conteúdo ficou como "em breve" e não passou disso. Depois de um tempo conheci o Gooden, português programador. Junto com ele desenvolvi programas que levaram a etiqueta do Fakerlab, o Desk e o Wardrobe, que eu acredito que tenham sido muito úteis e sejam usados até hoje. (Aliás, recentemente estávamos desenvolvendo uma nova versão dos dois mas o Gooden sumiu. Pra quem tá esperando, se ele voltar a gente continua, não depende de mim...).
Em 2007, depois de mais de um ano no cargo, por problemas pessoais, parei de fazer fakes e abandonei a seção, indicando para novo sub-moderador um usuário já conhecido meu na época, Dark Matter ||. Este, acredito que soube cuidar bem da seção, e como vocês sabem, deixou seu cargo para o atual sub-moderador Jack Foxy, por ter sido nomeado moderador geral. O resto é atual e vocês já sabem. Hoje em dia eu só frequento a seção Esportes, mudei de nick, não conheço metade dos usuários daqui, e os que eu ainda mantenho contato dá pra contar nos dedos.
Algumas das minhas fakes velhas (que eu tenho vergonha de tão ruins), sem ordem:
Piratas do Caribe
Olimpíadas Tibianas
A Revolta dos Deers
Evolução dos Beholder
Conta de Luz
Golden Set Quest
Solo Demon & DL
Pagando pelos pecados
Qual a coisa mais rápida do mundo?
Quest do Great Axe
Por que Jogar Tibia?
Nazismo
Humanos vs. Orcs
Hero e sua esposa priestess
Álcool... Hicks!
ImageShack
Povo do Fun-Artes
Bosses
Origem das Hydras
Ano Novo
Morgaroth e Novos Gráficos
Arena de Fakes
Casa dos Sonhos
Casa dos Sonhos (piso +1)
Casa dos Sonhos (subsolo)
É isso. Parabéns pra quem leu até aqui. Você tem paciência.
Abraço pros meus velhos conhecidos que aparecerem por aqui e pros novos também, rs.