Citação:
O Convite a Filosofia que comprei já possui a introdução que aborda Matrix. É uma edição mais nova. Dei sorte (se é que isso existe)
Aqui vão outros detalhes que considero interessantes para debate:
Paralelos entre Neo e Sócrates:
“O paralelo entre Neo e Sócrates não se encontra apenas no fato de que ambos são instigados por “espíritos” que os fazem desconfiar das aparências nem apenas pelo encontro com um oráculo e o “Conhece-te a ti mesmo” e nem apenas porque ambos lidam com matrizes. Podemos encontra-lo também ....em uma das mais célebres e famosas passagens de um escrito de um discípulo de Sócrates, o filósofo Platão (Convite a Filosofia- Marilena Chauí).
Neste trecho, Chauí se refere à alegoria da caverna (famoso trecho que consta na Republica de Platão)
Paralelos entre Neo e Jesus:
- Na primeira cena em que Neo aparece, alguém bate a porta. Neo atende e entrega a encomenda que o individuo veio buscar. Ao receber o software encomendado, o sujeito diz a Neo: “você é meu salvador, meu Jesus”.
- Existe um traidor entre aqueles que cercam Neo. O diferencial é que ele não traiu Neo diretamente, mas Morfeu. De qualquer forma, o ato da traição lembra Judas.
- O oráculo diz a Neo que ele tem o dom, mas parece que está esperando por algo. Quando Neo pergunta o que seria, o Oráculo responde: “Não sei, talvez sua próxima vida”. E isso realmente acontece, pois o agente Smith mata Neo, que posteriormente ressuscita graças a Trinity (que significa Trindade, numa alusão a Santíssima Trindade). Neo ressuscita mais poderoso e com o dom de salvar o mundo.
Em resumo, Neo e Jesus foram traídos, assassinados e ressuscitaram. Também ambos vieram ao mundo predestinados a salva-lo.
O que é Matrix?
“Essa palavra é latina. Deriva de mater, que quer dizer mãe. Em latim, matrix é o órgão das fêmeas dos mamíferos onde o embrião e o feto se desenvolvem; é o útero” (Convite a Filosofia- Marilena Chauí)
Quando o corpo de Neo é localizado por Morfeu, Trinity, e demais tripulantes do Nabucodonosor, Neo é retirado de algo com formato que se assemelha a um útero. Logo em seguida ele escorrega por um canal (que pode simbolizar a vagina) e cai. Isso simboliza o seu nascimento. Mofeu então diz a celebre frase: “bem vindo ao mundo real”.
Neo também rompeu o suposto “útero”, como se estivesse quebrando a casca de um ovo. De qualquer forma (sendo ovo ou útero), aquela cena representa o nascimento de Neo.
Matrix e Marx:
Em determinado momento, Mofeu afirma: “Matrix é controle” – essa afirmação pode ser interpretada de vários modos, inclusive do ponto de vista marxista, se observamos a afirmação por uma perspectiva social.
Morfeu diz que a Matrix está em tudo: quando você vai ao trabalho, quando você vai a igreja, quando paga seus impostos. Isso pode ser uma alusão aos conceitos de superestrutura, ideologia e alienação.
Matrix (filme), O Mundo de Sofia (livro) e O Show de Truman (filme):
Em ambos, a protagonista desconfia da realidade que lhe é apresentada. Em ambos, a protagonista busca uma nova realidade, um outro mundo, uma fuga das trevas para a luz (em alusão ao mito da caverna de Platão)
Porém, a questão mais abordada no filme é a da escolha e da liberdade:
1-Morfeu: "Só tem dois modos de você sair daí. Um é pelo andaime, o outro é ser carregado por eles (os agentes). A escolha é sua"
2-Você quer tomar a pílula azul ou vermelha?
3-Morfeu: "eu só posso mostrar a porta, você é que terá de atravessa-la" (numa alusão típica da filosofia oriental).
4-Oráculo: "em uma mão você terá a vida de Morfeu, e na outra a sua própria vida. Um dos dois morrerá, você escolhe" (Sartriano, talvez)
Será que a questão da liberdade se resume a escolhas dentre possibilidades (dilemas, como os vividos por Neo, por exemplo)Huh?
Os nomes das personagens no filme Matrix não foram escolhidos aleatoriamente. Cada nome tem um sentido muito claro relacionado à mitologia grega, mas isso vou deixar para comentar depois.
Tirei desse site: